Processo Seletivo
EDITAL 001/2021 – SELEÇÃO DE VAGAS REMANESCENTES PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES – UNICESUMAR / TURMA 2021 |
Edital (NOVO) |
Inscreva-se |
Processo de Seleção para ingresso no ano de 2021 |
Edital – Resultado Final (NOVO) |
Edital de Entrevistas |
Edital |
Processo Seletivo Interno de Bolsas III 2020 |
Edital resultado III 2020 |
Edital |
Processo Seletivo Interno de Bolsas II 2020 |
Edital resultado II 2020 |
Edital |
Processo Seletivo Interno de Bolsa Prosup/Capes |
Resultado |
Edital |
Processo de Seleção para ingresso no ano de 2020 – Vagas Remanescentes II |
Resultado |
Edital |
Inscrição |
Processo Seletivo Interno de Bolsas 2020 |
Resultado |
Edital |
Processo de Seleção para ingresso no ano de 2020 – Vagas Remanescentes |
Resultado Final |
Edital de Entrevistas |
Edital |
Inscrição |
Processo de Seleção para ingresso no ano de 2020 |
Edital – Resultado Final |
Edital de Entrevista |
Edital |
Inscrição |
Processo Seletivo Interno de Bolsas e Taxas |
Edital Nº 001/2019 |
Edital Nº 002/2019 |
Resultado |
Edital Nº 006/2019 |
Resultado |
Edital Nº 010/2019 |
Edital Nº 011/2019 |
Processo de Seleção para ingresso no ano de 2019 – Vagas Remanescentes |
Edital |
Resultado |
Seleção de Bolsista de Pós-doutorado para o Programa nacional de Pós-doutorado (PNPD) |
Edital Nº 003/2019 |
Edital dos selecionados para entrevista |
Resultado |
Processo de Seleção para ingresso no ano de 2019 | |
Edital | |
Edital dos selecionados para entrevista | Resultado |
Processo Seletivo Interno de Bolsas 2018 – Edital Nº 008/2018 |
Edital |
Resultado |
Processo Seletivo Interno de Bolsas 2018 – Edital Nº 006/2018 |
Edital |
Resultado |
Processo Seletivo Interno de Bolsas 2018 – Edital Nº 03/2018 |
Edital |
Resultado |
Processo de Seleção para ingresso no ano de 2018 – Vagas Remanescentes |
Edital |
Resultado |
Processo de Seleção para ingresso no ano de 2018 | |
Edital | |
Edital dos selecionados para entrevista | Resultado |
Processo Seletivo Interno para Bolsa Remanescente Modalidade Prosup I (bolsa) |
Edital |
Resolução |
Resultado |
Processo Seletivo Interno para Bolsa Remanescente Modalidade Prosup II (taxa) |
Edital |
Resultado |
Seleção de Bolsista para o Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) 2017 |
Edital |
Anexo I – Formulário Inscrição – 2017 |
Anexo II – Modelo de Currículo – Candidatos Estrangeiros 2017 |
Resultado |
Processo Seletivo Interno de Bolsas e Taxas 2017 |
Edital |
Resultado |
Processo Seletivo Mestrado 2017 – Vagas Remanescentes |
Edital |
Edital de Entrevistas |
Resultado |
Processo Seletivo Mestrado 2017 |
Resultado |
Edital dos selecionados para entrevista |
Edital |
Processo Seletivo Interno de Bolsas e Taxas 2016 |
Edital |
Retificação do Edital |
Resultado Final |
Processo Seletivo para ingresso em 2016 – Vagas Remanescentes |
Edital |
Edital de Entrevista |
Resultado |
Processo Seletivo Mestrado 2016 |
Edital Nº 014/2015 (Edital de retificação) |
Edital de Entrevistas |
Edital Resultado Final PPGGCO 2016 |
Seleção de Bolsista para o Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) |
Edital |
Processo Seletivo de Concessão de Taxas PROSUP/CAPES – 2015 |
Resultado |
PROCESSO SELETIVO 2015 |
Edital de Aprovados – Resultado Final |
Edital de Entrevistas |
Prorrogação do prazo de inscrição |
Retificação do Edital Seleção 2015 |
Edital Seleção 2015 |
Sobre o Curso
A Gestão do Conhecimento é um processo que envolve um conjunto de técnicas e ferramentas para identificar e utilizar os ativos de informação e de conhecimento, os quais são organizados para melhorar a capacidade da organização de mobilizar conhecimento com vistas ao aumento de seu desempenho. Atualmente, a informação e o conhecimento podem ser um grande diferencial para a competitividade e eficiência nas organizações. Por isso, as organizações públicas e privadas precisam aprimorar processos e mão de obra visando à gestão do conhecimento. O Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações (PPGGCO) do Centro Universitário de Maringá (UniCesumar) é um programa em nível de mestrado credenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Este programa vem reafirmar a preocupação da Instituição na pesquisa e pós-graduação em Gestão do Conhecimento, área interdisciplinar apoiada na Instituição por excelentes cursos de graduação e pós-graduação lato-sensu nas áreas de gestão, educação, tecnologia e outras áreas correlatas, contando com um renomado corpo docente e nova e ampla biblioteca com os mais importantes livros e periódicos da área. O PPGGCO foi concebido e organizado em uma área de concentração denominada Gestão do Conhecimento nas Organizações, respondendo ao contexto contemporâneo que exige de indivíduos e organizações competências voltadas para o trabalho com informação e conhecimento. Tem como objetivo principal buscar soluções científicas e tecnológicas para a implementação de processos de gestão organizacional orientados pelo conhecimento.
Fundamentado em linhas de pesquisa, busca promover, de forma interdisciplinar, o ensino, a pesquisa e a extensão sobre o conhecimento como componente fundamental para garantir a competitividade das empresas dentro do contexto da Sociedade do Conhecimento.
Banca de Mestrado
Apresentação
Atualmente, vivenciamos a Era do Conhecimento. O avanço das tecnologias da informação e da comunicação possibilitou a existência de uma sociedade composta por pessoas e organizações que se conectam ao redor do mundo. Nesse contexto, emerge a importância do conhecimento. Se na era da sociedade industrial, a produção de riqueza sustentava-se nos fatores tradicionais de produção, trabalho, terra e capital, no presente, o conhecimento passou a se constituir o fator estratégico para a sustentabilidade das organizações.
Nessa realidade e na perspectiva das economias baseadas no conhecimento, evidencia-se a Gestão do Conhecimento. O conhecimento possui natureza complexa, pois uma parte pode ser explicitada, codificada, mas outra, está nas pessoas, nas suas experiências, nas suas histórias de vida e suas percepções. Por meio de métodos, técnicas, práticas e ferramentas para a identificação, mobilização e utilização dos ativos da informação e de conhecimento, a Gestão do Conhecimento, estruturado no tripé pessoas, processos e tecnologia, instrumentaliza-se para se atingir os objetivos das organizações,
Tendo em vista essa evolução e demanda das organizações locais e regionais, de natureza pública ou privada, o Programa de Gestão do Conhecimento nas Organizações (PPGGCO) foi constituído e aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), iniciando suas atividades em 2014.
A proposição do PPGGCO visa as necessidades de sua área de influência econômica, social, ambiental e suas especificidades sem, no entanto, estar circunscritas a esses espaços. Os problemas dessas ordens justificam a criação de um programa interdisciplinar no escopo proposto. Entende-se que a interdisciplinaridade coloca o desafio de fundir campos de pesquisa, transferir métodos, produzir novos conhecimentos e formar profissionais diferenciados, aptos a lidar com a complexidade dos problemas da atualidade.
Ano Letivo
Ano Letivo 2021
Horário do 1º semestre |
Ano Letivo 2020
Horários do 2º semestre |
Horários do 1º semestre |
Calendário das aulas 2020 |
Ano Letivo 2019
Horários do 2º semestre |
Horário 1º Semestre 2019 |
Calendário das aulas 2019 |
Ano Letivo 2018
Disciplinas 2º semestre 2018 |
Calendário das aulas 2018 |
Matriz Curricular
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS | CH | CR | Professor (a) Dr. (a) | Ementa |
Teoria do Conhecimento | 45 | 3 | José Aparecido Pereira e Reginaldo Alicandro Bordin | Ementa |
Gestão do Conhecimento | 60 | 4 | Rejane Sartori, Nelson Nunes Tenório Junior e Reginaldo Alicandro Bordin | Ementa |
Metodologia da Pesquisa Interdisciplinar | 45 | 3 | Hilka Pelizza Vier Machado, José Aparecido Pereira e Flávio Bortolozzi | Ementa |
DISCIPLINAS ELETIVAS | CH | CR | ||
ELETIVAS DA LINHA EDUCAÇÃO E CONHECIMENTO | ||||
Aprendizagem em Ambientes Virtuais | 45 | 3 | Iara Carnevale de Almeida e Tania Regina Corredato Periotto | Ementa |
Mídia e Conhecimento | 45 | 3 | Regiane da Silva Macuch, Iara Carnevale de Almeida e Flávio Bortolozzi | Ementa |
Aprendizagem e Gestão do Conhecimento | 45 | 3 | Leticia Fleig Dal Forno e Regiane da Silva Macuch, | Ementa |
ELETIVAS DA LINHA DE ORGANIZAÇÃO E CONHECIMENTO | ||||
Conhecimento e Inovação nas Organizações | 45 | 3 | Hilka Pelizza Vier Machado, Leticia Fleig Dal Forno e Rejane Sartori | Ementa |
Teorias das Organizações | 45 | 3 | Cláudia Herrero Martins Menegassi, Luiz Tatto e José Aparecido Pereira | Ementa |
Economia do Conhecimento | 45 | 3 | Ely Mitie Massuda e Arthur Gualberto Bacelar da Cruz Urpia | Ementa |
ELETIVAS GERAIS | ||||
Estatística | 30 | 2 | Arthur Gualberto Bacelar da Cruz Urpia e Flávio Bortolozzi | Ementa |
Novas Tecnologias na Gestão do Conhecimento | 30 | 2 | Iara Carnevale de Almeida e Nelson Nunes Tenório Junior | Ementa |
Tópicos Avançados em Gestão do Conhecimento | 30 | 2 | Cláudia Herrero Martins Menegassi, Nelson Nunes Tenório Junior | Ementa |
Gestão do Conhecimento em Políticas Públicas | 30 | 2 | Ely Mitie Massuda e Leticia Fleig Dal Forno | Ementa |
Inteligência Organizacional | 30 | 2 | Cláudia Herrero Martins Menegassi, Luiz Tatto e Nelson Nunes Tenório Junior | Ementa |
Docência no Ensino Superior (obrigatória para os bolsistas PROSUP/CAPES) | 45 | 3 | Tania Regina Corredato Periotto | Ementa |
ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES | CH | CR | ||
Atividades Interdisciplinares I (1º semestre de atividades) | 30 | 2 | Arthur Gualberto Bacelar da Cruz Urpia, Ely Mitie Massuda e José Aparecido Pereira | Ementa |
Atividades Interdisciplinares II (2º semestre de atividades) | 30 | 2 | Arthur Gualberto Bacelar da Cruz Urpia, Cláudia Herrero Martins Menegassi, Luiz Tatto e Nelson Nunes Tenório Junior | Ementa |
ATIVIDADES DE ORIENTAÇÃO DA DISSERTAÇÃO | CH | CR | ||
Elaboração e Defesa da Dissertação | 90 | 3 |
Área de Concentração
Área De Concentração: Gestão do Conhecimento nas Organizações
O contexto contemporâneo exige, de indivíduos e organizações, competências voltadas para o trabalho com informação e conhecimento e tem como objetivo principal buscar soluções científicas e tecnológicas para a implementação de processos de gestão organizacional orientados pelo conhecimento. Dessa forma, é promovido, de forma interdisciplinar, o ensino, a pesquisa e a extensão sobre o conhecimento como componente fundamental para garantir a competitividade das empresas dentro do contexto da Sociedade do Conhecimento.
Linhas de Pesquisa
LINHA DE PESQUISA:
1 ORGANIZAÇÕES E CONHECIMENTO
Essa linha de pesquisa tem como objetivo investigar, estudar e desenvolver pesquisas para o desenvolvimento e a implantação de metodologias, políticas e soluções que auxiliem na identificação, organização, compartilhamento, difusão e aplicação do conhecimento nas organizações.
Projetos Integradores Vinculados:
P1 – CONHECIMENTO E INOVAÇÃO EM ORGANIZAÇÕES
P3 – PROGRAMA DE EXCELÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA – PEEB
Docentes Vinculados:
Docente responsável: Arthur G. Bacelar da Cruz Urpia
Participantes:
Cláudia Herrero Menegassi
Ely Mitie Massuda
Flávio Botolozzi
Hilka P. V. Machado
Iara Carnevale de Almeida
Luiz Tatto
Nelson Nunes Tenório Júnior
Rejane Sartori
LINHA DE PESQUISA:
2 EDUCAÇÃO E CONHECIMENTO
Essa linha tem pesquisa como objetivo investigar os pressupostos teóricos do conhecimento e da educação, assim como analisar e compreender os processos de formação e investigar a interface entre a ciência, a tecnologia e a inovação a serviço da educação.
Projetos Integradores Vinculados:
P2 – EDUCAÇÃO E CONHECIMENTO
P3 – PROGRAMA DE EXCELÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA – PEEB
Docentes Vinculados:
Docente responsável: Letícia Fleig Dal Forno
Participantes:
Arthur Gualberto Bacelar da Cruz Urpia
Ely Mitie Massuda
Iara Carnevale de Almeida
José Aparecido Pereira
Regiane da Silva Macuch
Reginaldo Alicandro Bordin
Tânia Regina Corredato Periotto
DESCRIÇÃO DOS PROJETOS INTEGRADORES:
P1 – CONHECIMENTO E INOVAÇÃO EM ORGANIZAÇÕES
As organizações de todos os tipos, sejam elas públicas, privadas, não governamentais, educacionais ou cooperativas, são afetadas em maior ou menor grau por questões relacionadas ao conhecimento e à inovação. Nesse sentido, a Gestão do Conhecimento (GC) pode ser entendida como uma prática social e de gestão para a utilização do conhecimento e dos ativos de informação nas organizações de diversos tipos e diferentes escopos. Com o tempo, a GC passou a ser entendida como elemento chave e variável interveniente em processos de mudança e adaptação organizacional e como variável independente nos processos de inovação organizacional, operando de forma associada com conceitos correlatos, tais como a gestão da informação, a gestão por competências, o empreendedorismo, entre outros. A literatura acadêmica sobre o assunto tem sido capaz de produzir material teórico, metodológico e empírico sobre as relações conceituais acima descritas principalmente em organizações privadas, de intenso uso de tecnologia e situadas no centro do desenvolvimento do capitalismo mundial. Contudo, é preciso entender que o conhecimento, a inovação e a GC afetam de forma não homogênea organizações (i) em diferentes contextos socioculturais e históricos, (ii) em diferentes estágios de desenvolvimento, escala e ciclos-de-vida e (iii) com estruturas, arranjos e naturezas jurídicas diversas. Nesse sentido, o presente projeto apresenta, de forma não exaustiva, algumas questões norteadoras cujos propósitos são os de fazer avançar as teorias e os modelos de GC bem como permitir reflexões e produtos acadêmicos diversos, como dissertações e projetos de iniciação científica, além de permitir projetos de menor escopo: como o conhecimento, a inovação e as demais variáveis relacionadas a esses conceitos afetam as organizações? Como afetam as organizações públicas? Como afetam as micro, pequenas e médias empresas? Como afetam as relações em organizações cujo conhecimento é o insumo principal, tais como organizações educacionais em seus diversos níveis?
P2 – EDUCAÇÃO E CONHECIMENTO
A complexidade que envolve as contemporâneas relações sociais exigem novas maneiras de se elaborar o conhecimento e a pesquisa. A estreita relação entre as mudanças e avanços ocasionados pela tecnologia originam novas necessidades, possibilidades e desafios. A tecnologia afeta a maneira como ocorre o processo ensino-aprendizagem, oferecendo aos educadores formas dinâmicas para atingir diferentes tipos de alunos e a estes, obter, analisar, sintetizar, avaliar e compreender informações por intermédio de vários meios, de modo a construir novos conhecimentos, tendo em vista a potencialidade inerente das tecnologias para armazenamento, recuperação e acesso à informação. A educação deve se preocupar em promover condições que conduzam a compreensão do indivíduo em relação ao mundo que o cerca, despertando sua curiosidade intelectual e estimulando seu senso crítico para que possa interferir no meio em que vive, sentindo-se parte dele, assim, educar na era da informação propõe que a escola contemporânea se volte mais para a sensibilidade humana que para uma racionalidade abstrata e distante. A sociedade contemporânea exige uma educação comprometida com a transformação dos sujeitos, favorecendo a autonomia, a busca pela organização das experiências vividas e a construção de um conhecimento que propicie a interação com o mundo e com o outro. Este projeto tem como objetivo estudar e compreender os processos de formação de acadêmicos de iniciação científica, pesquisadores e docentes nas diversas áreas do saber, além de analisar a interface entre a ciência, a tecnologia e a inovação a serviço da educação. Para isso, privilegia uma metodologia interdisciplinar por meio do qual a educação e o conhecimento são pensados articuladamente. As pesquisas realizadas pelo grupo estão relacionadas à Gestão do Conhecimento, cujas bases teóricas, práticas, ferramentas e tecnologia são estudadas em suas diferentes composições e setores sociais, tanto atuais quanto pregressos. Prioriza, especialmente, a educação básica, o ensino médio e superior, em suas diferentes modalidades. No que se propõe, oportuniza meios para integrar acadêmicos na pesquisa, em diálogo com as diversas fontes do conhecimento, tanto quanto inseri-los na aplicação das práticas de Gestão do Conhecimento com a finalidade de melhorar o ensino e as organizações.
P3: PROGRAMA DE EXCELÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA – PEEB
A Gestão do Conhecimento (GC) possui íntima relação com organizações de uso intenso de conhecimento. Nesse sentido, existe razoável literatura acadêmica sobre GC e universidades, tratando de temas tais como gerenciamento do conhecimento em instituições de ensino superior, transferências de tecnologia e conhecimento entre universidades e organizações tradicionais, entre outros. Por outro lado, as relações entre a GC e organizações educacionais voltadas à Educação Básica permanecem pouco claras. É certo que a Educação Básica é tema estratégico no desenvolvimento educacional do país. Nesse sentido, a Capes passa a abrigar um órgão finalístico denominado Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica, o DEB. A Diretoria assume, como atribuição, induzir e fomentar a formação inicial e continuada de profissionais da educação básica e estimular a valorização do magistério em todos os níveis e modalidades de ensino (CAPES, 2009). Em harmonia com essas preocupações estratégicas, mas operando de forma sinérgica, este projeto vinculado ao Programa de Excelência na Educação Básica (PEEB) busca identificar, compreender e refletir sobre os processos de gestão das organizações voltadas à Educação Básica, além de investigar como as gestões da escola, do professor, da família e da sociedade civil organizada podem impactar no desenvolvimento da educação de qualidade da rede pública municipal. Abrange municípios distribuídos nas regiões da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar) e da Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (Amunpar). Considerando que a escola é um espaço privilegiado para a aprendizagem e aperfeiçoamento das habilidades dos alunos, as pesquisas abarcam as responsabilidades de todas as pessoas que compõem a equipe de profissionais que atuam na escola, o diretor, pedagogo, professor, equipe de apoio, além da família e da sociedade, que têm papel fundamental no sucesso da educação básica. O PEEB orienta a escola na perspectiva da gestão, o professor na condução do processo de ensino e aprendizagem, a família como núcleo de referência emancipatória de cada indivíduo, a sociedade civil organizada fomentadora do capital intelectual desenvolvido na escola que, em sua essência, remete à gestão do conhecimento.
PROJETOS DOCENTES DO PPGGCO
-ANTERIORES:
Arthur G. Bacelar da Cruz Urpia: Gestão do conhecimento no ensino público: um estudo de caso para as escolas da região AMUSEP.
Cláudia Herrero Martins Menegassi: A Gestão do Conhecimento e a Engenharia do Conhecimento e suas Aplicações nas Organizações.
Ely Mitie Massuda: Gestão do Conhecimento: estudos de casos em organizações paranaenses
Flavio Bortolozzi: A gestão do conhecimento e a Engenharia do conhecimento e suas aplicações nas organizações
Hilka P. V. Machado: Geração de conhecimento em processos de expatriação e repatriação em pequenas e médias empresas
Iara Carnevale de Almeida: O conhecimento e sua gestão em contextos diversos de setores e organizações.
José Aparecido Pereira: Componentes antropológicos, epistemológicos e educacionais da Gestão do Conhecimento nas Organizações
Letícia Fleig Dal Forno: Gestão do Conhecimento e Comunidade de Prática na Educação
Luiz Tatto: Instrumento de Diagnóstico em Gestão do Conhecimento
Nelson Nunes Tenório Júnior: O papel da gestão do conhecimento na indústria de software: uma investigação sobre o uso de modelos, processos, práticas e ferramentas.
Regiane da Silva Macuch: Gestão do Conhecimento no Ensino Público.
Reginaldo Alicandro Bordin: Estudos Críticos sobre a ressignificação da educação e do conhecimento na pós-modernidade.
Rejane Sartori: Gestão do Conhecimento nas Organizações: Um Estudo dos Processos, Práticas, Ferramentas e Indicadores
Tânia Regina Corredato Periotto: As dimensões da educação de qualidade sob a perspectiva da gestão do conhecimento.
FINANCIAMENTO: Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI)
ATUAIS (2020):
Arthur G. Bacelar da Cruz Urpia: O compartilhamento do conhecimento em organizações da região da AMUSEP.
Cláudia Herrero Martins Menegassi: Educação empreendedora para estudantes da área de tecnologia da informação por meio do fomento ao desenvolvimento de produtos e serviços
Ely Mitie Massuda: Gestão do Conhecimento nas Organizações Paranaenses
Flávio Bortolozzi: A Gestão e Engenharia do Conhecimento nas Organizações.
Hilka P. V. Machado: Conhecimento e Comunicação Digital intra ou inter organizacional: impactos em organizações e indivíduos
Iara Carnevale de Almeida: Laboratório Experimental de Pesquisa Científica aplicado à Sistemas de Gestão do Conhecimento
Letícia Fleig Dal Forno: Socialização e Compartilhamento do Conhecimento nos processos educativos
Luiz Tatto: Instrumento de Diagnóstico em Gestão do Conhecimento
Nelson Nunes Tenório Júnior: Um estudo do uso de modelos, processos, práticas, ferramentas e fatores humanos da gestão do conhecimento na área tecnológica
Regiane da Silva Macuch: Gestão do Conhecimento no Ensino Público
Reginaldo Alicandro Bordin: Educação e Gestão do Conhecimento: conceitos, organizações e desafios
Rejane Sartori: Relações e implicações da Gestão do Conhecimento e Capital Intelectual nas Organizações
Tânia Regina Corredato Periotto: Práticas colaborativas e a construção do conhecimento em organizações escolares
FINANCIAMENTO: Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI
Projeto de Pesquisa: Conhecimento, Competências e Inovação em Organizações na região da AMUSEP
Grupos de Pesquisa
GRUPOS DE PESQUISA | LÍDER | PARTICIPANTES DOCENTES |
---|---|---|
Organizações e Conhecimento – CESUMAR | Prof.ª Dr.ª Cláudia Herrero Martins Menegassi Prof.ª Dr.ª Rejane Sartori | Prof. Dr. Flávio Bortolozzi Prof. Dr. Luiz Tatto Prof. Dr. Nelson Nunes Tenório Junior Prof.ª Dr.ª Rejane Sartori Prof.ª Dr.ª Cláudia Herrero Martins Menegassi |
Educação e Conhecimento | Prof.ª Dr.ª Leticia Fleig Dal Forno Prof. Dr. Reginaldo Aliçandro Bordin | Prof. Dr. Arthur Gualberto Bacelar da Cruz Urpia Prof. Dr. Flávio Bortolozzi Prof.ª Dr.ª Iara Carnevale de Almeida Prof. Dr. José Aparecido Pereira Prof.ª Dr.ª Leticia Fleig Dal Forno Prof. Dr. Luiz Tatto Prof.ª Dr.ª Regiane da Silva Macuch Prof. Dr. Reginaldo Aliçandro Bordin |
Ciência, Tecnologia e Sociabilidade – CESUMAR | Profª. Dr.ª Leticia Fleig Dal Forno Prof. Dr. Flávio Bortolozzi | Prof. Dr. Arthur Gualberto Bacelar da Cruz Urpia Prof. Dr. Flávio Bortolozzi Prof.a Dr.ª Iara Carnevale de Almeida Prof.a Dr.ª Leticia Fleig Dal Forno Prof. Dr. Luiz Tatto Prof.a Dr.ª Regiane da Silva Macuch Prof. Dr. Nelson Nunes Tenório Junior |
Conhecimento e Inovação – CESUMAR | Prof.a Dr.ª Hilka Pelizza Vier Machado Prof.a Dr.ª Rejane Sartori | Prof. Dr. Arthur Gualberto Bacelar da Cruz Urpia Prof.ª Dr.ª Ely Mitie Massuda Prof.ª Dr.ª Hilka Pelizza Vier Machado Prof.ª Dr.ª Rejane Sartori |
GEEB – Gestão e Excelência na Educação Básica – CESUMAR | Prof.ª Dr.ª Tania Regina Corredato Prof. Dr. Arthur Gualberto Bacelar da Cruz Urpia | Prof.ª Dr.ª Ely Mitie Massuda Prof. Dr. Flávio Bortolozzi Prof.ª Dr.ª Tania Regina Corredato Prof. Dr. Arthur Gualberto Bacelar da Cruz Urpia |
Corpo Docente
Coordenador do Programa | |
![]() |
|
Ely Mitie Massuda | |
---|---|
ely.massuda@unicesumar.edu.br ![]() |
|
Doutora em História Econômica pela Universidade de São Paulo. |
Vice-coordenador do Programa | |
![]() |
|
Arthur Gualberto Bacelar da Cruz Urpia | |
---|---|
arthur.urpia@unicesumar.edu.br ![]() |
|
Doutor em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. |
![]() |
|
Arthur Gualberto Bacelar da Cruz Urpia | |
---|---|
arthur.urpia@unicesumar.edu.br ![]() |
|
Doutor em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. |
![]() |
|
Cláudia Herrero Martins Menegassi | |
---|---|
claudia.menegassi@unicesumar.edu.br ![]() |
|
Doutora em Administração pela Universidade Positivo. |
![]() |
|
Ely Mitie Massuda (Coordenador) | |
---|---|
ely.massuda@unicesumar.edu.br ![]() |
|
Doutora em História Econômica pela Universidade de São Paulo. |
![]() |
|
Flávio Bortolozzi | |
---|---|
flavio.bortolozzi@unicesumar.edu.br ![]() |
|
Doutor em Engenharia de Sistemas Informática. Universitè de Technologie de Compiègne, UTC, França(1991). |
![]() |
|
Hilka Pelizza Vier Machado | |
---|---|
hilka.machado@unicesumar.edu.br ![]() |
|
Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. |
![]() |
|
Iara Carnevale de Almeida | |
---|---|
iara.almeida@unicesumar.edu.br ![]() |
|
Doutora em Informática pela Universidade Federal pelo Rio Grande do Sul. |
![]() |
|
José Aparecido Pereira | |
---|---|
jose.aparecido@unicesumar.edu.br ![]() |
|
Doutorado em Filosofia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil. |
![]() |
|
Leticia Fleig Dal Forno | |
---|---|
leticia.forno@unicesumar.edu.br ![]() |
|
Doutora em Educação pela Universidade de Lisboa, UL, Portugal |
![]() |
|
Luiz Tatto | |
---|---|
Luiz.tatto@unicesumar.edu.br ![]() |
|
Pós-doutorado em Ciências Sociais Aplicadas pela Università Ca’ Foscari Venezia – Itália Doutor em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. |
![]() |
|
Nelson Nunes Tenório Junior | |
---|---|
Nelson.tenorio@unicesumar.edu.br ![]() |
|
Doutor em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. |
![]() |
|
Regiane da Silva Macuch | |
---|---|
regiane.macuch@unicesumar.edu.br ![]() |
|
Pós-doutorado em Psicologia e de Ciências da Educação pela Universidade do Porto – Portugal Doutora em Psicologia e de Ciências da Educação pela Universidade do Porto – Portugal. |
![]() |
|
Reginaldo Alicandro Bordin | |
---|---|
reginaldo.bordin@unicesumar.edu.br ![]() |
|
Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. |
![]() |
|
Rejane Sartori | |
---|---|
Rejane.sartori@unicesumar.edu.br ![]() |
|
Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina. |
![]() |
|
Tania Regina Corredato Periotto | |
---|---|
tania.periotto@unicesumar.edu.br ![]() |
|
Doutora em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais pela Universidade Estadual de Maringá. |
Corpo Discente
Discentes 2020 | |
---|---|
Nome | Curriculo Lattes |
ADRIANA LUVIZOTTO VIEIRA | ![]() |
AMANDA CAROLINA TEIXEIRA | ![]() |
ANA PAULA REVELINI | ![]() |
ANDREINE EWALD BUSNELLO | ![]() |
BRUNO ECKERT BERTUOL | ![]() |
CRISTIANE APARECIDA DE SOUZA SABBAG | ![]() |
DIOGO RIBEIRO GARCIA | ![]() |
ÉRICA CRISTINA LIMA DE MIRANDA | ![]() |
FABIANO DA SILVA YOITI KANADANI | ![]() |
FABRICIO RICARDO TOMAZ BERNARDELLI | ![]() |
JANETE APARECIDA FERREIRA | ![]() |
JÉSSICA DA SILVA AGOSTINHO BERTUOL | ![]() |
JONAS DE MELLO CARNEIRO | ![]() |
JULIANA PATRÍCIA DE SOUZA SANTOS | ![]() |
LARISSA MAIARA BARBOSA GOMES | ![]() |
LÉIA DE SOUZA MORAES SILVA | ![]() |
MARIA CECILIA DE SOUZA LEME | ![]() |
RAYANNE APARECIDA MACHADO | ![]() |
REINALDO REPINASI DOS SANTOS | ![]() |
TIAGO CARVALHO SABATINO | ![]() |
VÂNIA LUZIA TIEDT TORRES | ![]() |
Discentes 2019 | |
---|---|
Nome | Curriculo Lattes |
ANA PAULA BORGES CASTARDO | ![]() |
BIANCA GARCIA DE GRAZIA BACHA ESTEVAM | ![]() |
BRUNA HERNANDES SCARABELLI | ![]() |
CÁTIA SIRLENE LUNKES MARCON | ![]() |
DEIVISON AUGUSTO DOS SANTOS DOMINGUES | ![]() |
DÊNIS MARTINS DE OLIVEIRA | ![]() |
ELIDIA MARTA MACHADO DAL PIZZOL | ![]() |
EVANDRO FRANCO DA CONCEIÇÃO | ![]() |
FABIANA NOVAIS DA SILVA | ![]() |
FABRICIO RICARDO TOMAZ BERNARDELLI | ![]() |
FELIPE PEREIRA DE MELO | ![]() |
FERNANDA CROCETTA SCHRAIBER | ![]() |
FLÁVIA DANTAS DE AZEVEDO TEIXEIRA | ![]() |
GABRIEL LUÍS PAULINO STROZZI | ![]() |
GRACIELE RODRIGUES | ![]() |
KÁSSIA RAYANE FURTADO PEREIRA | ![]() |
LETÍCIA GRAZIELE ROQUE | ![]() |
LUIS AUGUSTO SAUTCHUK MARCHI | ![]() |
LUIZ FERNANDES DA SILVA | ![]() |
LUIZ WALTER PACOLA | ![]() |
MARCIA DAYANA FERNANDES | ![]() |
RICARDO DEIBLER ZAMBRANO JÚNIOR | ![]() |
TIAGO PAVAN REQUI | ![]() |
Discentes 2018 | |
---|---|
Nome | Curriculo Lattes |
ADRIANA SAO JOAO | ![]() |
ALDENISIA BENTO DE FREITAS GIOVANNI | ![]() |
ANA PAULA FRANCISCA DOS SANTOS | ![]() |
ANA PAULA REVELINI | ![]() |
ANDREA CRISTINA SHIMA DA MOTTA | ![]() |
ANDRÉIA DE CÁSSIA GONÇALVES COSTA | ![]() |
AZINETE BENTO DE FREITAS | ![]() |
CELIO EGIDIO FERRAZ | ![]() |
CRISTIANE RESQUITI PAULINO STROZZI | ![]() |
ELIDIA MARTA MACHADO DAL PIZZOL | |
ELIZABETE DE CARVALHO AMORIM | ![]() |
FERNANDO RICHTER DE ARAUJO | ![]() |
GABRIEL COUTINHO CALVI | ![]() |
GISELE CAROLINE URBANO LOURENÇO | ![]() |
LUCIANA BOVO ANDRETTO | ![]() |
MARCIA HIROKO KAWAMOTO | ![]() |
MARCIA LOPES DE MORAES SELLA | ![]() |
MARIANA SANTOS DE OLIVEIRA | ![]() |
NOIRIEL IGNÁCIO SANTOS LEAL | ![]() |
OSNY ANTONIO SCARAMAL FASCIO | ![]() |
RAFAEL AUGUSTO MARTINS DELGADO | ![]() |
SANDRA APARECIDA ORTIZ LARROSA | ![]() |
STEFFI ALINE STARK BECKER | ![]() |
SULAMITA MEIRELLES DE ANDRADE RIGO | ![]() |
TAÍLA GRAZIELA SATURNINO DA ROCHA | ![]() |
TELMA BERTOLAZO | ![]() |
TELMA CRISTINA RODRIGUES | ![]() |
THIAGO ZANONI BRANCO | ![]() |
VILMA APARECIDA MEROTTI | ![]() |
Discentes 2017 | |
---|---|
Nome | Curriculo Lattes |
ANA CLAUDIA CHIARATO | ![]() |
DANIELA BISSOLI FIORINI | ![]() |
DAYANE MIKIKO MANTHAY KURODA | ![]() |
EUDA MARCIA DIAS PAIVA | ![]() |
EVELYN DAMASCENO SILVA | ![]() |
HERTHA ALMEIDA LEITÃO | ![]() |
IVAN VIEIRA DA SILVA | ![]() |
JANACILDA LEITE WESSELLENNS | ![]() |
JOSÉ CAMPOS DE ARAÚJO RIBEIRO NETO | ![]() |
LAÍS BUENO TONIN | ![]() |
LIDIANE GOMES BANDEIRA | ![]() |
LUANA ALVES COLOSIO | ![]() |
LUTERO SIMONATO DE PAULA | ![]() |
MICHELLE CARDOSO MACHADO DOS SANTOS | ![]() |
REGINÉA DE SOUZA MACHADO | ![]() |
ROSÂNGELA CARRILHO MARTINS | ![]() |
SERGIO LEANDRO VICENTINI MENEZES | ![]() |
SIMONE LUIZ DE SOUZA SCHELIVE | |
WAINER CRISTIANO CANCIAN | ![]() |
Discentes 2016 | |
---|---|
Nome | Curriculo Lattes |
ALEXANDRE GIMENNES DA CRUZ | ![]() |
AMANDA FERREREZI VIDOTTI | ![]() |
AMANDA LOUISE BRUZAMOLIN | ![]() |
AMAURY ANTONIO MELLER FILHO | ![]() |
CAIO PISCONTI MACHADO | ![]() |
DANIELI PINTO | ![]() |
FERNANDA GOZZI | ![]() |
FLORIZA TAIRA OTTO | ![]() |
FRANCINE NAVAS NASCIMENTO | ![]() |
GISELLI DE FÁTIMA CANHETE | ![]() |
KESIA PRISCILA GOMES GENTIL | ![]() |
LEANDRO DE ALMEIDA | ![]() |
LIDIANA ANTONIOLI DAL BEM PERES | ![]() |
LILIAN GONÇALVES | ![]() |
MARCELO ANTONIO STRIK | ![]() |
MARCELO HENRIQUE CURBETE | ![]() |
MARCIO JOSÉ SILVA | ![]() |
MARCOS ARLI CORTEZ | ![]() |
MARIVALDO DA SILVA OLIVEIRA | ![]() |
MARIA HELENA RIBEIRO DE CARVALHO | ![]() |
MIGUEL ANGELO DE MARCHI DOS SANTOS | ![]() |
SIMONE OLIVEIRA DOS SANTOS CARDOSO | ![]() |
SÔNIA VIEIRA LIMA WAKITA | ![]() |
TATIANA CARLA FACCIN | ![]() |
THALITA BEATRIZ LEVORATO TAMURA | ![]() |
WILLIAN FERNANDO PORTO DA ROCHA | ![]() |
Discentes 2015 | |
---|---|
Nome | Curriculo Lattes |
ALESSANDRA HERRANZ GAZQUES DE SOUZA | ![]() |
AMANDA CEZAR DE CASTRO CHAVES | ![]() |
ANA CAROLINA BARBOSA CAPELETO | ![]() |
ANDRÉ LUIZ DELGADO CORRADINI | ![]() |
ANDRÉIA DOS SANTOS GALLO | ![]() |
ANGELA FERREIRA DE LIMA PIZZAIA | ![]() |
ANTONELI DA SILVA RAMOS | ![]() |
BRUNO GUILHERME DE CASTRO OLIVEIRA | ![]() |
CAMILA CHIRNEV CAOBIANCO | ![]() |
CARLOS CEZAR CANATO | ![]() |
CIBELLE AKEMI VALLIM FERNANDES | ![]() |
CONCEIÇÃO SOUZA DANTAS | ![]() |
DAYANE MIKIKO MANTHAY KURODA | ![]() |
DOUGLAS RÓS DA SILVA | ![]() |
GUILHERME CASSAROTTI FERIGATO | ![]() |
HELOISA ORLANDINI JORDÃO | ![]() |
HENRIQUE LACERDA NIEDDERMEYER | ![]() |
JANE PAULA JANUÁRIO GRANZOTTI | ![]() |
LIDIANA ANTONIOLI | ![]() |
LUIZ CLAUDIO BUZETI | ![]() |
MARA MICHELA DA SILVA | |
MARCIO PEDRO CABRAL | ![]() |
MARIA LUISA GARCIA CANATO | |
RAFAEL ALVES FLORINDO | ![]() |
SIBELE DE OLIVEIRA PIRASOL | ![]() |
SILVIO RENATO MORETTO ESTEVES | ![]() |
SULAMITA MEIRELLES DE ANDRADE RIGO | ![]() |
VALDELICE DOS A. RASIMAVIKO REJANI | ![]() |
VALÉRIA LETÍCIA ALVES | ![]() |
Discentes 2014 | |
---|---|
Nome | Curriculo Lattes |
ALVARO MARTINS FERNANDES JÚNIOR | ![]() |
ANDREIA MILESKI ZULIANI SANTOS | ![]() |
ANGELA APARECIDA RODRIGUES ROSSINI | ![]() |
ANTONIO CARLOS AROCA | ![]() |
ANTONIO JOSE SAVIANI DA SILVA | ![]() |
CRISTIANE GONÇALVES DE AGUIAR | ![]() |
ELESSANDRA NATALINA SANTANA BASSOLI | ![]() |
ELIZABETH CANAVER MARQUES | ![]() |
FATIMA APARECIDA DE AZEVEDO SABES | ![]() |
GIANE SHIRLEY DA SILVA | ![]() |
JULIANA DE CASSIA BENTO | ![]() |
KELLY CRISTINE COSTA CABRAL | ![]() |
LEANDRO DE ALMEIDA | ![]() |
MARCIA REGINA CAVALCANTE BONADIO | ![]() |
MARIA ALBERTINA FERREIRA NASCIMENTO | ![]() |
MARIA DO CARMO TELES FEREIRA STRINGHETTA | ![]() |
MARTA RIBEIRO GIBIN | ![]() |
RICARDO SARDINHA | ![]() |
RODRIGO PERES DE ALMEIDA | ![]() |
ROSANGELA APARECIDA GRANDE | ![]() |
SILVIA MARIA RODRIGUES | ![]() |
SONIA MARIA DE CAMPOS SILVA | ![]() |
SUSANA CECILIA MARONEZE BONFANTE | ![]() |
TATIANE GARCIA DA SILVA SANTOS | ![]() |
VALÉRIA DO PRADO GUISSO | ![]() |
VILSON DAVI CORREA DA CRUZ | ![]() |
Documentos
Produção Científica do Programa
Revista do Programa
A Revista Cesumar publicada desde 1997, consiste em um meio de divulgação de artigos inéditos e originais, com o objetivo de divulgar e debater a produção científica dos docentes e discentes vinculados às áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Interdisciplinar. Abrange ainda temas relacionados à gestão, educação, inovação e tecnologia. Publicada pela Universidade Cesumar -UniCesumar.
A partir de 2015, a Revista Cesumar passa a abrigar uma sessão temática denominada “Gestão do Conhecimento”, vinculada ao PPGGCO – Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações da UniCesumar.
A linha Organizações e Conhecimento dedica-se à investigar, estudar e desenvolver pesquisas para o desenvolvimento a e implantação de metodologias, políticas e soluções que auxiliem na identificação, organização, compartilhamento, difusão e aplicação do conhecimento nas organizações.
A linha Educação e Conhecimento dedica-se à investigar os pressupostos teóricos do conhecimento e da educação, além de investigar a interface entre a ciência, a gestão, as políticas públicas, a tecnologia e a inovação a serviço da educação.
Por sua natureza interdisciplinar, essa área temática incentiva trabalhos de diferentes matizes epistemológicas e metodológicas, tanto de natureza teórica quanto empírica, incluindo (e incentivando) abordagens inovadoras e não convencionais.
https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revcesumar/about
Livros do Programa
Dissertações
RDU – Repositório Digital UniCesumar
Resumos das Dissertações
Resumos das Dissertações 2017 |
Resumos das Dissertações 2016 |
Resumos das Dissertações 2015 |
Dissertações 2016
Dissertações 2015
ALVARO MARTINS FERNANDES JÚNIOR |
ANTONIO CARLOS AROCA |
ANTONIO JOSE SAVIANI DA SILVA |
ELESSANDRA NATALINA SANTANA BASSOLI |
KELLY CRISTINE COSTA CABRAL |
SILVIA MARIA RODRIGUES |
Alunos Não-regulares
Segundo o Regimento da Pós-Graduação Stricto Sensu da UniCesumar, a aceitação de alunos não-regulares será condicionada ao parecer do(a) coordenador(a) do PPG, que deverá enviá-lo ao colegiado do PPG para homologação. Os alunos não regulares poderão cursar até 1/3 (um terço) dos créditos em disciplinas referentes ao PPG. Os créditos cursados como alunos não regulares terão validades de dois anos a partir da sua conclusão.
Investimento
Mensalidade: 30 parcelas de R$ 1.989,00(*)
(*) Reajustadas a cada doze meses. Valor com desconto para pagamento até a data de vencimento do boleto. Após o vencimento, será cobrado o valor integral, sem descontos. Valor da mensalidade após vencimento R$ 2.210,00.
Bolsas
CAPES/PROSUP Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares. Tem por objetivo apoiar a pós-graduação stricto sensu – mestrado e doutorado – das Instituições de Ensino Superior Particulares, com cursos avaliados pela CAPES, com notas iguais ou superiores a 3, contribuindo para a manutenção de padrões de excelência adequados à formação dos recursos humanos de alto nível imprescindíveis ao desenvolvimento do país. O PROSUP apoia as Instituições Particulares com recursos financeiros destinados ao custeio de bolsas de estudo, nas seguintes modalidades:
- Modalidade I: bolsa manutenção + taxa escolar (mensalidade do curso).
- Modalidade II: taxa escolar (mensalidade do curso)
Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (PROSUP)
Cooperação Internacional
Parcerias Internacionais e Convênios da UniCesumar:
Faz-se importante destacar que o PPGGCO conta com a larga experiência da UniCesumar, instituição a qual está vinculada, e do ICETI para ampliar suas ações de internacionalização. A Diretoria de Relações Internacionais, órgão vinculado à Reitoria da Unicesumar, localizada no 5º pavimento do Bloco 11, criada em 2014, é responsável por intercâmbios de curta e longa duração. Estas instituições citadas contam uma ampla gama de parcerias internacionais com vários países diferentes, tal como segue abaixo:
PARCERIAS INTERNACIONAIS | |
Alemanha | Deggendorf Instituto de tecnologia |
Alemanha | Universidade de Münster – Faculdade de Direito |
Alemanha | BDZ Training and Demonstration for Descentralized Sewage Treatment |
Alemanha | Steinbeis |
Angola | FESA |
Austrália | Students advisor operating as study anywhere |
Brasil | Faubai – Associação Brasileira de Educação Internacionais |
Brasil | JOCUM – Jovens Com Uma Missão |
Brasil | Santander Universidades |
Brasil | AIESEC |
Chile | Universidade Mayor |
Chile | Universidade Andrés Bello |
China | Lanzhou Jiaotong University |
Colômbia | Universidade de La Costa – CUC |
Espanha | Universidade de Cantábria |
França | Université de Technologie de Toyes International Center |
França | Clínica Cour-Cheverny |
Inglaterra | Coventry University |
Irlanda | Galway-Mayo Instituto de Tecnologia |
Itália | FAVEP – Federação das Associações Vênetas do Estado do Paraná |
Itália | Instituto Universitário Sophia |
Japão | Shinshu University |
México | Universidade de Guadalahara |
Portugal | Escola Suoerior de Enfermagem de Coimbra |
Portugal | Instituto Politécnico da Guarda – IPG |
Portugal | Escola Superior de Enfermagem do Porto – ESEP |
Portugal | Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa |
Portugal | FADEUP – Faculdade de Desporto da Universidade do Porto |
Portugal | Universidade do Porto |
Portugal | Instituto Politécnico de Bragança – IPB |
USA | Harvard Business School – Institute for Strategy e competitiveness |
USA | Mizzou – Universidade do Missouri |
USA | South Florida Bible College |
USA | Missouri State University |
Fonte: https://www.unicesumar.edu.br/internacional/parcerias-internacionais-e-convenios/
Acordo de Cooperação Internacional entre o PPGGCO e a Universidade Tecnológica de Troyes (UTT)
O acordo de cooperação entre o PPGGCO e a UTT, que é uma das maiores escolas de engenharia na França, foi estabelecido para os anos de 2019-2023 e visa fomentar a colaboração entre os membros do corpo docente em educação e pesquisa e proporcionar oportunidades para que os alunos adquiram experiência global. Entre os termos destacados no documento de convênio, a cooperação entre as duas instituições inclui: mobilidade de estudantes de nível de pós-graduação para pesquisa em laboratórios; mobilidade de funcionários e docentes, incluindo convites para conferências conjuntas e simpósios sobre temas de interesse mútuo; atividades de pesquisa e publicações conjuntas; Tese cosupervisionada; trocas de estudantes de tese; intercâmbio de informações nas áreas técnicas de interesse de ambas as instituições; propostas de financiamento conjunto para projetos de pesquisa ou educacionais de interesse mútuo; outras atividades que possam ser mutuamente acordadas.
Este acordo de cooperação se originou da participação do professor Nelson Tenório como pesquisador visitante na Universidade Tecnológica de Troyes (UTT) em 2018, onde realizou pesquisa com os professores PhD. Atifi Hassan e Nada Matta.
Dessa parceria com a profª Nada Matta da UTT, os professores Nelson Tenório e Flávio Bortolozzi e também as mestres pelo PPGGCO Danieli Pinto e Mariana Oliveira tiveram um artigo apresentado em um dos mais importantes eventos científicos internacionais de Gestão do Conhecimento, o Internacional Conference on Knowledge Management and Information Sharing, tal como segue: PINTO, Danieli; OLIVEIRA, MARIANA ; BORTOLOZZI, Flávio ; MATTA, NADA ; TENÓRIO, Nelson . Investigating Knowledge Management in the Software Industry: The Proof of Concept? Findings of a Questionnaire Addressed to Small and Medium-sized Companies. In: 10th International Conference on Knowledge Management and Information Sharing, 2018, Seville. Proceedings of the 10th International Joint Conference on Knowledge Discovery, Knowledge Engineering and Knowledge Management. Setúbal, Portugal: SCITEPRESS – Science and Technology Publications, 2018. v. 1. p. 73-82.
Este acordo de convênio também possibilitou que Mestrandas do PPGGCO apresentassem um projeto na França:
Na sequência, durante o ano de 2019, o avanço nos contatos estabelecidos com a referida universidade possibilitou que a mestre pelo PPGGCO Gisele Caroline Urbano Lourenço concorresse a uma bolsa pelo governo francês para realizar o doutorado naquela instituição, o que foi efetivado. A egressa do PPGGCO iniciará o doutorado na UTT, sob orientação da professora Dra. Nada Matta, em setembro de 2020.
Uma outra importante evidência da concretização do acordo de cooperação entre o PPGGCO e a UTT foi a realização de uma conferência no PPGGCO apresentada pela professora Dra. Nada Matta no ano de 2019.
Atividades de Intercâmbio Internacional
- O professor Nelson Tenório foi liberado para estágio pós-doutoral na University of Copenhagen, na Dinamarca, em 2016/2017.
Em decorrência, em 2017, a mestranda do PPGGCO, Danieli Pinto, realizou intercâmbio na mesma universidade, no Computer Science Departament, resultando na publicação dos artigos:
TENÓRIO, Nelson; PINTO, Danieli; BJØRN, Pernille. Accountability in Brazilian Governmental Software Project: How Chat Technology Enables Social Translucence in Bug Report Activities. Computer Supported Cooperative Work-The Journal of Collaborative Computing, v. 27, p. 1-26, 2018.
TENÓRIO, Nelson; BJØRN, P. How a Geographically Distributed Software Team Managed to Negotiate Successfully using Chat Technology. REVISTA TECNOLOGIA E SOCIEDADE (ONLINE), v. 15, p. 183-206, 2019.
TENÓRIO, Nelson; BJØRN, P. Online Harassment in the Workplace: the Role of Technology in Labour Law Disputes. Computer Supported Cooperative Work-The Journal of Collaborative Computing, v. 1, p. 1-23, 2019.
- O professor Nelson Tenório participou como pesquisador visitante na Universidade Tecnológica de Troyes (UTT) em 2018, onde realizou pesquisa com os professores PhD. Atifi Hassan e Nada Matta.
- Realização de estágio de pós-doutorado, em 2019, da profª Cláudia Herrero Martins Menegassi no Istituto Universitario Sophia, localizado na cidade de Incisa e Figline Valdarno, província de Florença, Itália como Bolsista daquela instituição. No mesmo ano, a professora Cláudia apresentou uma palestra sobre Gestão do Conhecimento no III PhD week do Istituto Universitario Sophia.
- O professor Dr. Nelson Tenório participou de uma conferência na Áustria, intitulada European Conferece on Computer-Supported Cooperative Work, que reuniu pesquisadores de mais de 150 países:
- A professora Dra. Tânia Regina Corredato Periotto participou, em 2019, da 13º Conferência anual da Rede Internacional de Campus Sustentável (International Sustainable Campus Network – ISCN), que é voltada para a discussão dos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), apresentando as ações desenvolvidas pela UniCesumar com o Programa de Excelência na Educação Básica(PEEB)
- O PPGGCO tem viabilizado a vinda de pesquisadores internacionais para participar de eventos ligados ao Programa ou bancas de defesa de dissertação. No ano de 2019, na ocasião da Semana Acadêmica do Programa de Pós-graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações, o PPGGCO recebeu dois palestrantes vindos de países europeus, que são referência em suas áreas de atuação. Uma dessas palestrantes, a professora Dra. Florinda Maria Carreira Neto Matos, participou como membro externo na banca de dissertação de duas discentes do PPGGCO: Cristiane Resquiti Paulino Strozzi e Andréia de Cássia Gonçalves Costa.
Infraestrutura e acessibilidade
O Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações está localizado no 1º pavimento do Bloco 7, do Campus da UniCesumar. A Secretaria atende no horário das 8h00 às 12h00 e das 14h00 às 22h50. O Programa dispõe:
- Secretaria;
- Gabinete da direção;
- Gabinetes de professores;
- Sala de reuniões;
- Biblioteca Setorial;
- Auditório Dona Etelvina, com capacidade para 420 pessoas, equipado, localizado no último piso do Bloco 7;
- Salas de aula, com capacidade para até 25 alunos;
- Laboratório de informática.
Além das instalações exclusivas do Programa, está disponível aos alunos e professores toda a infraestrutura da UniCesumar, como equipamentos, laboratórios de informática, com aproximadamente 450 máquinas, serviço de reprografia, cantina e estacionamento. Adicionalmente, a UniCesumar possui uma biblioteca no 2º e 3º pavimentos do Bloco 8, com 4.000 m² e tem por missão promover o acesso, a recuperação e a transferência da informação atualizada para toda a comunidade acadêmica. O acervo é constituído por livros, periódicos, dissertações, teses, folhetos, multimeios e outros documentos em diversos formatos (suportes físicos). O atendimento da biblioteca é de 2ª a 6ª, das 7h30 às 22h30 e aos sábados, das 8h00 às 16h30, permanecendo fechada aos domingos e feridos. O PPGGCO conta ainda com o apoio da UniCesumar empresarial, um espaço de fomento e interação com a comunidade com estrutura adequada para a elaboração e execução de projetos e pesquisas usando Tecnologias da Informação e Comunicação, bem como o apoio do Núcleo de Educação a Distância (NEaD). A estrutura do Núcleo de Educação a distância ocupa uma área de 3.000 m² com espaços destinados à coordenadoria pedagógica, coordenadoria de gestão e planejamento, coordenadoria tecnológica, coordenadoria de polos, coordenações de cursos, produção de materiais, secretaria do NEaD e Acadêmica, salas de mediação e estúdios de TV, que contemplam equipamentos de edição de audiovisuais e equipamentos para disponibilização de conteúdo pela Internet e por canal satélite exclusivo. Este espaço já vem sendo usado para a produção de mídias e para o desenvolvimento de pesquisas com objetos de aprendizagem, ensino, aprendizagem, gestão pedagógica, gestão acadêmico-administrativa e outras ligadas às Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC no ambiente virtual de aprendizagem.
Eventos
I Semana de Gestão do Conhecimento nas Organizações
Realizado em 9, 10 e 11 novembro de 2016, o Seminário em Gestão do Conhecimento em Diferentes Contextos teve por objetivo promover debates em torno dessa temática, propiciando a compreensão de conceitos, métodos e ferramentas de gestão do conhecimento que possam assegurar resultados e geração de valor para as organizações, além de disseminar o conhecimento técnico-científico por meio da troca de experiências e informações científicas entre docentes, pesquisadores e acadêmicos de pós-graduação.
Participaram do evento os professores doutores Giuliana dos Santos Veronese, Diretora de Aplicação e Estratégia Digital da Stefanini, empresa de inovação e transformação digital presente em 41 países no mundo, apresentou o tema “Gestão de projetos e interdisciplinaridade” e Roberto Carlos dos Santos Pacheco que proferiu a palestra “Interdisciplinaridade e o sistema nacional de pós graduação”.
II Semana de Gestão do Conhecimento nas Organizações
O evento que foi realizado nos dias 22, 23 e 24 de março de 2017, permitiu potencializar o debate acadêmico-científico em torno da Gestão do Conhecimento, bem como viabilizar a troca de experiências e a aquisição de informações, além de estimular a produção de trabalhos científicos e processos inovadores com propulsionam a pesquisa e o desenvolvimento intelectual.
Nessa 2° edição contou-se com o apoio dos cursos presenciais de Graduação em Engenharia de Software, Sistemas de Informação, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Redes de Computadores e Tecnologia em Sistemas para Internet, através da figura de seu coordenador, o professor Marcello Bonfim, além da coordenação dos cursos EAD, através da figura de seu coordenador, o professor Danillo Xavier Saes.
A primeira palestra “Computer Support Cooperative Work – CSCW” foi proferida pela professora Pernille Bjørn, titular no Department of Computer Science, da Universidade de Copenhague, na Dinamarca. Contou ainda com a participação do Professor Dr. Paulo Selig que ministrou palestra “Pesquisa Interdisciplinar”; Professor Dr. Marcirio Silveira Chaves que apresentou o tema “A transdiciplinaridade entre sistema da informação e administração”; Professor Dr. Fábio Batista que palestrou sobre “O observatório de Gestão do Conhecimento – IPEA”; Professor Dr. Igor Affonso que abordou o tema “Produção de dissertação no contexto interdisciplinar”.
Além das palestras foram realizadas oficinas: Oficina Interdisciplinaridade pelas professoras Dra. Ely Mitie Massuda e Da Regiane da Silva Macuch; Gestão da Informação e Biblioteca – palavras chave e pesquisa.
III Semana de Gestão do Conhecimento nas Organizações
Nos dias 14,15 e 16 de março de 2018, realizou-se a III Semana de Gestão do Conhecimento nas organizações. O professor Dr. Neri dos Santos da Universidade Federal de Santa Catarina, proferiu a palestra intitulada “A 4ª Revolução Industrial: Desafios para a Gestão do Conhecimento”. O professor Dr. Eduardo Giugliani abordou a importância da inovação nas organizações e a Professora Dra. Maria Amélia Zainko apresentou a palestra “A Gestão do Conhecimento como Requisito da Gestão Educacional Eficiente”. “Práticas de Gestão do Conhecimento” foi o tema abordado pelo prof. Dr. Carlos Quandt da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
IV Semana de Gestão do Conhecimento nas Organizações
No ano de 2019, o PPGGCO realizou a IV° Semana Acadêmica de Gestão do Conhecimento nas Organizações, tendo a participação de uma palestrante nacional, a professora Dra. Helena Nunes Silva da Universidade Federal do Paraná, e de dois palestrantes internacionais: a professora Dra. Florinda Maria Carreira Neto Matos do Instituto Universitário de Lisboa, Portugal, e Fabrício Chavarro, que é co-fundador e sócio da Otravista LLP – Consultoria especializada em Programas de Financiamento da União Europeia, Londres, Reino Unido. Este seminário foi realizado para os docentes e discentes do PPGGCO, porém foi aberto aos alunos da graduação da UniCesumar e de Universidades e Faculdades da região, recebendo alunos de diversos cursos ao longo das palestras.
V Semana de Gestão do Conhecimento nas Organizações
Nos dias 3 e 4 de setembro de 2020 foi realizada a V Semana Acadêmica do Programa de Pós-Graduação de Gestão do Conhecimento nas Organizações. Dada a pandemia causada pelo Covid-19, o evento deste ano foi ofertado 100% online e com ampla divulgação nas redes sociais.
O evento deste ano foi organizado tanto para os discentes do mestrado quanto para discentes e professores de graduação de Pedagogia, Administração, Informática e outras áreas afins, como também profissionais relacionados com a área de Gestão do Conhecimento. Foram apresentadas temáticas relacionadas às duas linhas de pesquisa do mestrado: “Educação e Conhecimento” e “Organizações e Conhecimento”.
Participaram do evento os professores profª Dra Gláucia da Silva Brito da Universidade Federal do Paraná; Profª Dra Rosa Maria Vicari da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Prof. Dr Neri Santos da Universidade Federal de Santa Catarina; Prof. MsC. Jorge Horácio Audy da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Após cada palestra, houve um momento de discussão no Café do Conhecimento, organizado para os alunos e docentes do mestrado. Conforme depoimento dos mestrandos, esses momentos foram muito importantes: “As provocações científicas dos desafios propostos e às reflexões com os grupos foram muito enriquecedoras”; “Riqueza na construção, Compartilhar conhecimentos e experiências, Oportunidade de Reflexões e aprendizagens significativas”; “Possibilidade de compartilhamento do conhecimento com pessoas não conhecemos”.
Projetos de Extensão
Projeto Selo de Excelência em Gestão do Conhecimento
As organizações do segmento de Tecnologia de Informação são intensivas em conhecimento e necessitam de práticas que promovam a incorporação do conhecimento individual na organização para a promoção da inovação e sua manutenção no mercado. Sendo assim, este projeto tem como objetivo propor a criação de um selo de excelência em Gestão do Conhecimento, denominado Selo UniCesumar de excelência em Gestão do Conhecimento Segmento TI, a fim de estimular a Gestão do Conhecimento e os benefícios dela oriundos entre as organizações da indústria de software afiliadas à Software by Maringá (SbM).
O Selo é chancelado pela UniCesumar por meio do ICETI (Instituto Cesumar de Ciência Tecnologia e Inovação) e significa que a UniCesumar reconhece a excelência das práticas, processos e ferramentas para o gerenciamento do conhecimento organizacional por parte das empresas associadas à SbM no ano vigente. O projeto nasceu de uma pesquisa científica acerca da indústria de software desenvolvida por discentes e docentes do PPGGCO. A pesquisa foi consolidada por meio de publicações científicas qualificadas.
Este projeto teve os seguintes participantes: Nelson Tenório (Docente permanente do PPGGCO UniCesumar e pesquisador do ICETI); Rafaela Campos Benatti (Presidente da Software by Maringá – SbM); Danieli Pinto (Mestre em Gestão do Conhecimento pela UniCesumar); Marcello Bonfim (Coordenador dos cursos presenciais de TI – UniCesumar); Flávio Bortolozzi (Docente permanente do PPGGCO – UniCesumar e pesquisador do ICETI), e Arthur Gualberto Bacelar da Cruz Urpia (Docente permanente do PPGGCO – UniCesumar e pesquisador do ICETI).
Este projeto vem sendo desenvolvida desde o ano de 2018, gerando as seguintes premiações:
No ano de 2018:
Após a verificação do critério de qualificação – que estabelece que cada empresa só será considerada qualificada para participar do projeto para a obtenção do selo se tiverem, no mínimo, 4 colaboradores participando da pesquisa – as seguintes empresas foram consideradas aptas para a obtenção do selo: ACCELLOG, ALAC, DYGRANSOFT, EMPARI, RG4KIT, SISTERRA. Em seguida, a partir da metodologia adotada, foi realizada a análise do nível de Gestão do Conhecimento de cada empresa considerada apta, que resultou no seguinte ranking:
1° Lugar: Empresa RG4KIT; 2° Lugar: SISTERRA; 3° Lugar: EMPARI.
A premiação ocorreu no dia 07 de dezembro de 2018 na festa de encerramento das atividades do ano da SbM.
No ano de 2019:
Após a verificação do critério de qualificação – que estabelece que cada empresa só será considerada qualificada para participar do projeto para a obtenção do selo se tiverem, no mínimo, 4 colaboradores participando da pesquisa – as seguintes empresas foram consideradas aptas para a obtenção do selo: ELOTECH, EMPARI, RG4KIT, SISTERRA. Em seguida, a partir da metodologia adotada, foi realizada a análise do nível de Gestão do Conhecimento de cada empresa considerada apta, que resultou no seguinte ranking: 1° Lugar: Empresa RG4KIT; 2° Lugar: EMPARI; 3° Lugar: ELOTECH.
A premiação ocorreu no dia 13 de dezembro de 2019 na festa de encerramento das atividades do ano da SbM.
Projeto Ações interdisciplinares para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável nas Cooperativas de Reciclagem de Resíduos Sólidos de Maringá/ PR
Este projeto visa avaliar as fragilidades econômicas e sociais das cooperativas de reciclagem de resíduos de Maringá/PR, e as fragilidades relacionadas à saúde, qualidade de vida e ao comportamento pró-ambiental dos seus cooperados e promover ações interdisciplinares de emancipação e capacitação administrativa, econômica, social, física e ambiental, objetivando o alcance dos ODS. O projeto tem como proponentes: Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações, Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde, Curso de Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Limpas e Sustentabilidade, Coordenadoria de Extensão.
Uma dissertação de Mestrado do PPGGCO, que foi desenvolvida pelo Fernando Richter de Araújo e intitulada de ‘Gestão do conhecimento, administração estratégica e governança cooperativa: um estudo em cooperativas de reciclagem na região de Maringá – PR’, está vinculada a este projeto.
Localização
Av. Guedner, 1610, Jardim Aclimação, Maringá-PR
Contato
Contato com a Diretoria e Pós-Graduação Stricto Sensu– Mestrados e Doutorados
A Diretoria e Pós-Graduação Stricto Sensu- Mestrados e Doutorados comunica que em decorrência da pandemia causada pelo COVID-19, aderimos ao sistema de trabalho home office. Enquanto estivermos neste período, disponibilizamos o telefone (44) 99161-0941 para contato.
SECRETARIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES
Térreo do Bloco 07 – Av. Guedner, n. 1610 – Jardim Aclimação – CEP 87.050-390 – Maringá – Paraná
Endereço Eletrônico:
ppggco@unicesumar.edu.br
Telefone:
(44) 3309-2629
Horário de atendimento:
07h30 às 19h00 de segunda a sexta-feira.
PROFª. MSC. LUDHIANA ETHEL DE MATOS GARBUGIO
Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação
PROF.ª DR.ª SONIA MARIA MARQUES GOMES BERTOLINI
Diretora da Pós-Graduação Stricto Sensu
PROF.ª DR.ª ELY MITIE MASSUDA
Coordenador do Programa
PROF. DR. ARTHUR GUALBERTO BACELAR DA CRUZ URPIA
Vice coordenador do Programa
MARIA SUELI DE SOUZA RUFINE
Secretária Acadêmica dos Mestrados
MARCIA CRISTINA DAVID SBRANA
Secretária do Programa