Sobre o Curso
A Gestão do Conhecimento é um processo que envolve um conjunto de técnicas e ferramentas para identificar e utilizar os ativos de informação e de conhecimento, os quais são organizados para melhorar a capacidade da organização de mobilizar conhecimento com vistas ao aumento de seu desempenho. Atualmente, a informação e o conhecimento podem ser um grande diferencial para a competitividade e eficiência nas organizações. Por isso, as organizações públicas e privadas precisam aprimorar processos e mão de obra visando à gestão do conhecimento. O Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações (PPGGCO) do UNICESUMAR – Universidade Cesumar é um programa em nível de mestrado credenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Este programa vem reafirmar a preocupação da Instituição na pesquisa e pós-graduação em Gestão do Conhecimento, área interdisciplinar apoiada na Instituição por excelentes cursos de graduação e pós-graduação lato-sensu nas áreas de gestão, educação, tecnologia e outras áreas correlatas, contando com um renomado corpo docente e nova e ampla biblioteca com os mais importantes livros e periódicos da área. O PPGGCO foi concebido e organizado em uma área de concentração denominada Gestão do Conhecimento nas Organizações, respondendo ao contexto contemporâneo que exige de indivíduos e organizações competências voltadas para o trabalho com informação e conhecimento. Tem como objetivo principal buscar soluções científicas e tecnológicas para a implementação de processos de gestão organizacional orientados pelo conhecimento.
Fundamentado em linhas de pesquisa, busca promover, de forma interdisciplinar, o ensino, a pesquisa e a extensão sobre o conhecimento como componente fundamental para garantir a competitividade das empresas dentro do contexto da Sociedade do Conhecimento.
Ingresso e Processo Seletivo
Processo de Seleção para Ingresso – Turma 4/2024 |
EDITAL Nº 016/2024 – PPGGCO – Inscrições até 15/09/2024 |
Processo de Seleção para Ingresso – Turma 3/2024 |
EDITAL Nº 011/2024 |
EDITAL Homologação e entrevista – Edital 14/2024 turma 03-2024 |
Resultado Final |
Processo de Seleção para Ingresso – Turma 2/2024 |
EDITAL Nº 06/2024 – Inscrições até 21/04/2024 |
Homologação e entrevista – Edital 08/2024 turma 02-2024 |
Resultado Final |
Processo de Seleção para Ingresso – Turma 1/2024 |
EDITAL Nº 01/2024 – Inscrições até 04/02/2024 |
Homologacao e entrevista – Edital 01 2024 turma 01-2024 |
Resultado Final |
Chamada Geral |
Calendário para Processos Seletivos de ingresso em 2023 |
Processo de Seleção para Ingresso – Turma 4-2023 |
Resultado final |
Homologação e Entrevistas |
Chamada 04/2023 |
Chamada 03/2023 |
Resultado final do Processo |
Processo de Seleção para Ingresso – Turma 3-2023 |
Resultado Final |
Homologação e Entrevistas |
Chamada 02/2023 |
Processo de Seleção para Ingresso – Turma 2-2023 |
Homologação e Entrevistas |
Chamada – Inscrições até 16/04/2023 |
Resultado Final |
Processo de Seleção para Ingresso – Turma 1-2023 |
Resultado Final |
Homologação e Entrevistas |
Chamada – Inscrições até 22/01/2023 |
EDITAL NO 009/2022 – RESULTADO FINAL DO PROCESSO SELETIVO DE VAGAS REMANESCENTE PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓSGRADUAÇÃO EM GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES |
Edital |
EDITAL Nº 008/2022 – HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES |
Edital (NOVO) |
EDITAL Nº 007/2022 – SELEÇÃO PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓSGRADUAÇÃO EM GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES
UNICESUMAR – TURMA 2/2022. |
Edital (NOVO) |
EDITAL Nº 006/2022 – RESULTADO FINAL DO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES
UNICESUMAR – TURMA 2/2022. |
Edital (NOVO) |
EDITAL Nº 005/2022 – SELEÇÃO PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES – UNICESUMAR – TURMA 2/2022. |
Edital (NOVO) |
EDITAL Nº 004/2022 – SELEÇÃO PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES – UNICESUMAR – TURMA 2/2022. |
Edital |
EDITAL Nº 003/2022 – SELEÇÃO PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES |
Edital |
EDITAL Nº 002/2022 – SELEÇÃO PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES |
Edital |
EDITAL N° 001/2022 – HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES. |
Edital |
EDITAL Nº 024/2021 – SELEÇÃO DE VAGAS REMANESCENTES PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES. |
Edital |
EDITAL Nº 023/2021 – RESULTADO FINAL DO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES. |
Edital |
EDITAL Nº 022/2021 – SELEÇÃO PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES |
Edital |
EDITAL N° 021/2021 – HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES |
Edital |
EDITAL Nº 020/2021 – SELEÇÃO PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES – TURMA 1/2022 |
Edital |
EDITAL Nº 019/2021 – RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO INTERNO DE BOLSAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES. |
Edital |
EDITAL Nº 018/2021 – PROCESSO SELETIVO INTERNO DE BOLSA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES. |
Edital |
EDITAL NO 017/2021 – RESULTADO FINAL DO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES. |
Edital |
EDITAL Nº 016/2020 – SELEÇÃO PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES. |
Edital |
EDITAL N° 015/2021 – HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES. |
Edital |
EDITAL 014/2021 – SELEÇÃO PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES. |
Edital |
EDITAL Nº 013/2021 – RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO INTERNO DE BOLSAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES. |
Edital |
EDITAL Nº 012/2021 – PROCESSO SELETIVO INTERNO DE BOLSA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES. |
Edital |
EDITAL Nº 011/2021 – RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO INTERNO DE BOLSAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES. |
Edital |
EDITAL Nº 010/2021 – PROCESSO SELETIVO INTERNO DE BOLSAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES. |
Edital |
EDITAL N° 009/2021 – RESULTADO FINAL DO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES. |
Edital |
EDITAL N° 008/2021 – HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES. |
Edital |
EDITAL 007/2021 – SELEÇÃO PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES. |
Edital |
EDITAL NO 006/2021 – RESULTADO FINAL DO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES |
Edital |
EDITAL N° 005/2021 – HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES |
Edital |
EDITAL 004/2021 – SELEÇÃO PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES – UNICESUMAR / TURMA 2021. |
Edital |
Processo Seletivo Interno de Bolsas 2021 |
Resultado Final |
Edital |
Programa Institucional de Bolsas de Mestrado e Doutorado – PIBMD |
CHAMADA PÚBLICA 15/2020 – ICETI (NOVO) |
EDITAL 001/2021 – SELEÇÃO DE VAGAS REMANESCENTES PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES – UNICESUMAR / TURMA 2021 |
Edital (NOVO) |
Inscreva-se |
Processo de Seleção para ingresso no ano de 2021 |
Edital – Resultado Final (NOVO) |
Edital de Entrevistas |
Edital |
Processo Seletivo Interno de Bolsas III 2020 |
Edital resultado III 2020 |
Edital |
Processo Seletivo Interno de Bolsas II 2020 |
Edital resultado II 2020 |
Edital |
Processo Seletivo Interno de Bolsa Prosup/Capes |
Resultado |
Edital |
Processo de Seleção para ingresso no ano de 2020 – Vagas Remanescentes II |
Resultado |
Edital |
Inscrição |
Processo Seletivo Interno de Bolsas 2020 |
Resultado |
Edital |
Processo de Seleção para ingresso no ano de 2020 – Vagas Remanescentes |
Resultado Final |
Edital de Entrevistas |
Edital |
Inscrição |
Processo de Seleção para ingresso no ano de 2020 |
Edital – Resultado Final |
Edital de Entrevista |
Edital |
Inscrição |
Processo Seletivo Interno de Bolsas e Taxas |
Edital Nº 001/2019 |
Edital Nº 002/2019 |
Resultado |
Edital Nº 006/2019 |
Resultado |
Edital Nº 010/2019 |
Edital Nº 011/2019 |
Processo de Seleção para ingresso no ano de 2019 – Vagas Remanescentes |
Edital |
Resultado |
Seleção de Bolsista de Pós-doutorado para o Programa nacional de Pós-doutorado (PNPD) |
Edital Nº 003/2019 |
Edital dos selecionados para entrevista |
Resultado |
Processo de Seleção para ingresso no ano de 2019 | |
Edital | |
Edital dos selecionados para entrevista | Resultado |
Processo Seletivo Interno de Bolsas 2018 – Edital Nº 008/2018 |
Edital |
Resultado |
Processo Seletivo Interno de Bolsas 2018 – Edital Nº 006/2018 |
Edital |
Resultado |
Processo Seletivo Interno de Bolsas 2018 – Edital Nº 03/2018 |
Edital |
Resultado |
Processo de Seleção para ingresso no ano de 2018 – Vagas Remanescentes |
Edital |
Resultado |
Processo de Seleção para ingresso no ano de 2018 | |
Edital | |
Edital dos selecionados para entrevista | Resultado |
Processo Seletivo Interno para Bolsa Remanescente Modalidade Prosup I (bolsa) |
Edital |
Resolução |
Resultado |
Processo Seletivo Interno para Bolsa Remanescente Modalidade Prosup II (taxa) |
Edital |
Resultado |
Seleção de Bolsista para o Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) 2017 |
Edital |
Anexo I – Formulário Inscrição – 2017 |
Anexo II – Modelo de Currículo – Candidatos Estrangeiros 2017 |
Resultado |
Processo Seletivo Interno de Bolsas e Taxas 2017 |
Edital |
Resultado |
Processo Seletivo Mestrado 2017 – Vagas Remanescentes |
Edital |
Edital de Entrevistas |
Resultado |
Processo Seletivo Mestrado 2017 |
Resultado |
Edital dos selecionados para entrevista |
Edital |
Processo Seletivo Interno de Bolsas e Taxas 2016 |
Edital |
Retificação do Edital |
Resultado Final |
Processo Seletivo para ingresso em 2016 – Vagas Remanescentes |
Edital |
Edital de Entrevista |
Resultado |
Processo Seletivo Mestrado 2016 |
Edital Nº 014/2015 (Edital de retificação) |
Edital de Entrevistas |
Edital Resultado Final PPGGCO 2016 |
Seleção de Bolsista para o Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) |
Edital |
Processo Seletivo de Concessão de Taxas PROSUP/CAPES – 2015 |
Resultado |
PROCESSO SELETIVO 2015 |
Edital de Aprovados – Resultado Final |
Edital de Entrevistas |
Prorrogação do prazo de inscrição |
Retificação do Edital Seleção 2015 |
Edital Seleção 2015 |
Mestrado PCI – UNIASSELVI Indaial |
Resultado final |
Edital de Homologação e entrevista – Turma PCI 01-2024 |
EDITAL Mestrado PCI – UNIASSELVI Indaial |
Investimento
Mensalidade: 30 parcelas de R$ 2.147,00(*)
(*) Reajustadas a cada doze meses. Valor com desconto para pagamento até a data de vencimento do boleto. Após o vencimento, será cobrado o valor integral, sem descontos. Valor da mensalidade após vencimento R$ 2.386,00.
Bolsas
CAPES/PROSUP
Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares. Tem por objetivo apoiar a pós-graduação stricto sensu – mestrado e doutorado – das Instituições de Ensino Superior Particulares, com cursos avaliados pela CAPES, com notas iguais ou superiores a 3, contribuindo para a manutenção de padrões de excelência adequados à formação dos recursos humanos de alto nível imprescindíveis ao desenvolvimento do país. O PROSUP apoia as Instituições Particulares com recursos financeiros destinados ao custeio de bolsas de estudo, nas seguintes modalidades:
- Modalidade I: bolsa manutenção + taxa escolar (mensalidade do curso).
- Modalidade II: taxa escolar (mensalidade do curso)
Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (PROSUP)
INSTITUCIONAL
O Programa de Contrapartida de Preparação para Docência Superior concede bolsa de estudo para os cursos de mestrado e doutorado no âmbito do Programa, mantida pela Universidade Cesumar (UNICESUMAR) em parceria com o Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI).
A bolsa de estudo é ofertada na modalidade “Bolsa Taxa ICETI” e consiste na isenção parcial da mensalidade com contrapartida.
REGULAMENTO: Programa de Contrapartida de Preparação para Docência Superior
REGULAMENTO: Programa de Bolsas para a Pós-Graduação Stricto Sensu da Unicesumar
RESOLUÇÃO: Requisitos para concessão de bolsa
EDITAL Nº 12/2024 – RESULTADO Processo Seletivo de Bolsas 02-2024
EDITAL Nº 07/2024 – RESULTADO Processo Seletivo de Bolsas 01-2024
EDITAL Nº 03/2023 – PROCESSO SELETIVO INTERNO DE BOLSAS DE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES
EDITAL Nº 02/2023 – RESULTADO PROCESSO SELETIVO INTERNO DE BOLSAS (CAPES) MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES
Edital Nº 004/2022 – PPGGCO Processo Seletivo Interno de Bolsas
Edital Nº 005/2022 – Resultado do Processo Seletivo Interno de Bolsas
Edital Nº 006/2022 – PPGGCO Processo Seletivo Interno de Bolsas
Apresentação
No ápice da Era do Conhecimento, somos testemunhas do notável avanço das tecnologias de informação e comunicação, elementos-chave que catalisam a formação de uma sociedade globalmente conectada. Essa formação enfatiza a relevância do conhecimento como alicerce fundamental do cenário contemporâneo.
A Gestão do Conhecimento surge como um farol nas economias centradas no saber, reconhecendo a complexidade intrínseca do conhecimento — parte deste sendo tangível e codificável, enquanto sua essência reside na experiência humana, nas narrativas pessoais e percepções. Operando sobre o tripé de pessoas, processos e tecnologia a Gestão do Conhecimento adota e conduz métodos, técnicas e ferramentas avançadas para capturar, disseminar e aplicar o capital intelectual, otimizando os objetivos e o desempenho das organizações.
Respondendo a essa transformação e atendendo às necessidades das organizações, tanto locais quanto globais, públicas ou privadas, a UniCesumar criou o Programa de Gestão do Conhecimento nas Organizações (PPGGCO), um programa interdisciplinar aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e iniciado em 2014. O PPGGCO é um reflexo da nova era do conhecimento, sem se limitar geograficamente, mas considerando as singularidades econômicas, sociais, e ambientais de sua esfera de influência.
A interdisciplinaridade do programa vem ao encontro em unir campos do saber para gerar novos conhecimentos, preparando profissionais para navegarem na complexidade dos dilemas atuais por meio de pesquisas científicas.
O PPGGCO conta com um laboratório de Learning Analytics (LeAL) com enfoque em pesquisas científicas multidisciplinares para sondar, analisar e interpretar dados, fornecendo insights valiosos para o aprendizado das pessoas e organizações. As ferramentas de IA como o aprendizado de máquina, combinadas com análises estatísticas e big data, são empregadas para decifrar padrões e tendências, visando a melhoria contínua de produtos e processos educacionais e organizacionais. O LeAL torna-se, assim, um dos motores para a inovação e a excelência de pesquisas dentro do PPGGCO, propiciando um ambiente onde o conhecimento é constantemente estimulado, refinado e utilizado em prol do desenvolvimento sustentável e inclusivo.
Espanhol |
Inglês |
Notícias
-
Atividade do projeto de extensão e pesquisa: mUlheres e conhecimento: construindo Caminhos
-
Mestrandos do PPGGCO realizam visita à aceleradora de startps evoa
-
Egressos do Programa de Gestão do Conhecimento nas Organizações da UniCesumar em destaque
-
UniCesumar é sede do Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação
-
UniCesumar organiza Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação
-
Mestranda do PPGGCO/UNICESUMAR recebe o prêmio de melhor artigo na principal conferência Europeia de Gestão do Conhecimento
Matriz Curricular
Área de Concentração
Área De Concentração: Gestão do Conhecimento nas Organizações
O contexto contemporâneo exige, de indivíduos e organizações, competências voltadas para o trabalho com informação e conhecimento e tem como objetivo principal buscar soluções científicas e tecnológicas para a implementação de processos de gestão organizacional orientados pelo conhecimento. Dessa forma, é promovido, de forma interdisciplinar, o ensino, a pesquisa e a extensão sobre o conhecimento como componente fundamental para garantir a competitividade das empresas dentro do contexto da Sociedade do Conhecimento.
Linhas de Pesquisa
LINHA DE PESQUISA:
1 ORGANIZAÇÕES E CONHECIMENTO
Essa linha de pesquisa tem como objetivo investigar, estudar e desenvolver pesquisas para o desenvolvimento e a implantação de metodologias, políticas e soluções que auxiliem na identificação, organização, compartilhamento, difusão e aplicação do conhecimento nas organizações.
Projetos Integradores Vinculados:
P1 – CONHECIMENTO E INOVAÇÃO EM ORGANIZAÇÕES
P3 – IMPACTO DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NAS ORGANIZAÇÕES E NA EDUCAÇÃO
Docentes:
Hilka Pelizza Vier Machado
Marcos Aurélio Brambilla
Nelson Nunes Tenório Júnior
Rejane Sartori
LINHA DE PESQUISA:
2 EDUCAÇÃO E CONHECIMENTO
Essa linha tem pesquisa como objetivo investigar os pressupostos teóricos do conhecimento e da educação, assim como analisar e compreender os processos de formação e investigar a interface entre a ciência, a tecnologia e a inovação a serviço da educação.
Projetos Integradores Vinculados:
P2 – EDUCAÇÃO E CONHECIMENTO
P3 – IMPACTO DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NAS ORGANIZAÇÕES E NA EDUCAÇÃO
Docentes:
Ângela Mara de Barros Lara
Iara Carnevale de Almeida
Letícia Fleig Dal Forno
Maria Lígia Ganacim Granado Rodrigues Elias
Regiane da Silva Macuch
Viviane Sartori
DESCRIÇÃO DOS PROJETOS INTEGRADORES:
P1 – CONHECIMENTO E INOVAÇÃO EM ORGANIZAÇÕES
As organizações de todos os tipos, sejam elas públicas, privadas, não governamentais, educacionais ou cooperativas, são afetadas em maior ou menor grau por questões relacionadas ao conhecimento e à inovação. Nesse sentido, a Gestão do Conhecimento (GC) pode ser entendida como uma prática social e de gestão para a utilização do conhecimento e dos ativos de informação nas organizações de diversos tipos e diferentes escopos. Com o tempo, a GC passou a ser entendida como elemento chave e variável interveniente em processos de mudança e adaptação organizacional e como variável independente nos processos de inovação organizacional, operando de forma associada com conceitos correlatos, tais como a gestão da informação, a gestão por competências, o empreendedorismo, entre outros. A literatura acadêmica sobre o assunto tem sido capaz de produzir material teórico, metodológico e empírico sobre as relações conceituais acima descritas principalmente em organizações privadas, de intenso uso de tecnologia e situadas no centro do desenvolvimento do capitalismo mundial. Contudo, é preciso entender que o conhecimento, a inovação e a GC afetam de forma não homogênea organizações (i) em diferentes contextos socioculturais e históricos, (ii) em diferentes estágios de desenvolvimento, escala e ciclos-de-vida e (iii) com estruturas, arranjos e naturezas jurídicas diversas. Nesse sentido, o presente projeto apresenta, de forma não exaustiva, algumas questões norteadoras cujos propósitos são os de fazer avançar as teorias e os modelos de GC bem como permitir reflexões e produtos acadêmicos diversos, como dissertações e projetos de iniciação científica, além de permitir projetos de menor escopo: como o conhecimento, a inovação e as demais variáveis relacionadas a esses conceitos afetam as organizações? Como afetam as organizações públicas? Como afetam as micro, pequenas e médias empresas? Como afetam as relações em organizações cujo conhecimento é o insumo principal, tais como organizações educacionais em seus diversos níveis?
P2 – EDUCAÇÃO E CONHECIMENTO
A complexidade que envolve as contemporâneas relações sociais exigem novas maneiras de se elaborar o conhecimento e a pesquisa. A estreita relação entre as mudanças e avanços ocasionados pela tecnologia originam novas necessidades, possibilidades e desafios. A tecnologia afeta a maneira como ocorre o processo ensino-aprendizagem, oferecendo aos educadores formas dinâmicas para atingir diferentes tipos de alunos e a estes, obter, analisar, sintetizar, avaliar e compreender informações por intermédio de vários meios, de modo a construir novos conhecimentos, tendo em vista a potencialidade inerente das tecnologias para armazenamento, recuperação e acesso à informação. A educação deve se preocupar em promover condições que
conduzam a compreensão do indivíduo em relação ao mundo que o cerca, despertando sua curiosidade intelectual e estimulando seu senso crítico para que possa interferir no meio em que vive, sentindo-se parte dele, assim, educar na era da informação propõe que a escola contemporânea se volte mais para a sensibilidade humana que para uma racionalidade abstrata e distante. A sociedade contemporânea exige uma educação comprometida com a transformação dos sujeitos, favorecendo a autonomia, a busca pela organização das experiências vividas e a construção de um conhecimento que propicie a interação com o mundo e com o outro. Este projeto tem como objetivo estudar e compreender os processos de formação de acadêmicos de iniciação científica, pesquisadores e docentes nas diversas áreas do saber, além de analisar a interface entre a ciência, a tecnologia e a inovação a serviço da educação. Para isso, privilegia uma metodologia interdisciplinar por meio do qual a educação e o conhecimento são pensados articuladamente. As pesquisas realizadas pelo grupo estão relacionadas à Gestão do Conhecimento, cujas bases teóricas, práticas, ferramentas e tecnologia são estudadas em suas diferentes composições e setores sociais, tanto atuais quanto pregressos. Prioriza, especialmente, a educação básica, educação especial, o ensino médio e superior, em suas diferentes modalidades. No que se propõe, oportuniza meios para integrar acadêmicos na pesquisa, em diálogo com as diversas fontes do conhecimento, tanto quanto inseri-los na aplicação das práticas de Gestão do Conhecimento com a finalidade de melhorar o ensino e as organizações.
P3: IMPACTO DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NAS ORGANIZAÇÕES E NA EDUCAÇÃO
As transformações digitais têm provocado um impacto em diversas áreas científicas, bem como nas organizações em geral. Com a utilização da comunicação digital, novas competências passaram a ser necessárias, provocando transformações nas estruturas organizacionais e educacionais. Desta feita, tem-se como premissa que a transformação digital provoca alterações em processos, serviços, produtos e novos conhecimentos e, como consequência, impacta no campo da gestão do conhecimento.
No âmbito organizacional, a gestão do conhecimento alinha-se às transformações digitais, uma vez que, com seu uso, ampliaram-se as possibilidades de geração, compartilhamento e retenção de conhecimentos. Além disso, o aumento no volume de informações requer que os gestores do conhecimento tenham atenção e competências especiais para lidar neste novo contexto.
No contexto educacional, tanto os processos de ensino e de aprendizagem quanto os processos de gestão, nas diferentes modalidades atuais de ensino, estão submetidos a uma realidade distinta da que existia anteriormente. Os desafios dos gestores escolares são o introduzir transformações efetivas que propiciem melhorias nas questões que envolvem a gestão administrativa e pedagógica. Além disto, capacitar as instituições de ensino e seus indivíduos, para o uso e incorporação de tecnologias emergentes, é condição essencial para a construção de uma educação alinhada à sociedade do conhecimento.
Este projeto tem como objetivo analisar as implicações e os impactos da transformação digital em organizações e na educação, com foco na Gestão do Conhecimento, sendo
desenvolvido em paralelo aos demais projetos do Programa, entrelaçando as duas linhas de pesquisa do PPGGCO: Organizações e Conhecimento e Educação e Conhecimento.
PROJETOS DOCENTES DO PPGGCO
(2022-2024)
Ângela Mara de Barros Lara: gestão do conhecimento, políticas públicas e promoção da saúde: um estudo interdisciplinar sobre a cepal e o trabalho docente na América Latina.
Ely Mitie Massuda: Gestão do conhecimento: organizações públicas e privadas
Hilka Pelizza Vier Machado: Organização do conhecimento, inteligência híbrida e cultura inteligente em organizações
Iara Carnevale de Almeida: Laboratório experimental de pesquisa científica baseado em gestão e engenharia do conhecimento
Letícia Fleig Dal Forno: Compartilhamento do conhecimento nos processos educativos
Marcos Aurélio Brambilla: O avanço social a partir do conhecimento
Maria Lígia Ganacim Granado Rodrigues Elias: Conhecimento, comunicação e democracia
Nelson Nunes Tenório Júnior: Investigação no uso da gestão do conhecimento na área da tecnologia, ensino, indústria e comércio
Regiane da Silva Macuch: Mentoria acadêmica: um projeto piloto no ensino superior
Rejane Sartori: Conhecimento e inovação para o desenvolvimento regional
Viviane Sartori: Gestão do conhecimento e os processos formativos educacionais: estudos interdisciplinares na sociedade da informação e do conhecimento
FINANCIAMENTO: Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI)
(2019-2021)
Arthur G. Bacelar da Cruz Urpia: O compartilhamento do conhecimento em organizações da região da AMUSEP
Cláudia Herrero Martins Menegassi: Educação empreendedora para estudantes da área de tecnologia da informação por meio do fomento ao desenvolvimento de produtos e serviços
Ely Mitie Massuda: Gestão do Conhecimento nas Organizações Paranaenses
Flávio Bortolozzi: A Gestão e Engenharia do Conhecimento nas Organizações.
Hilka Pelizza Vier Machado: Conhecimento e Comunicação Digital intra ou inter organizacional: impactos em organizações e indivíduos
Iara Carnevale de Almeida: Laboratório Experimental de Pesquisa Científica aplicado à Sistemas de Gestão do Conhecimento
José Aparecido Pereira: Componentes antropológicos, epistemológicos e educacionais da Gestão do Conhecimento nas Organizações
Letícia Fleig Dal Forno: Socialização e Compartilhamento do Conhecimento nos processos educativos
Luiz Tatto: Instrumento de Diagnóstico em Gestão do Conhecimento
Nelson Nunes Tenório Júnior: Um estudo do uso de modelos, processos, práticas, ferramentas e fatores humanos da gestão do conhecimento na área tecnológica
Regiane da Silva Macuch: Gestão do Conhecimento no Ensino Público
Reginaldo Alicandro Bordin: Educação e Gestão do Conhecimento: conceitos, organizações e desafios
Rejane Sartori: Relações e implicações da Gestão do Conhecimento e Capital Intelectual nas Organizações
Tânia Regina Corredato Periotto: Práticas colaborativas e a construção do conhecimento em organizações escolares
FINANCIAMENTO: Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI
(2016-2018)
Arthur G. Bacelar da Cruz Urpia: Gestão do conhecimento no ensino público: um estudo de caso para as escolas da região AMUSEP
Cláudia Herrero Martins Menegassi: O conhecimento e sua gestão em contextos diversos de setores e organizações
Ely Mitie Massuda: Gestão do Conhecimento: estudos de casos em organizações paranaenses
Flavio Bortolozzi: A gestão do conhecimento e a Engenharia do conhecimento e suas aplicações nas organizações
Hilka P. Machado: Geração de conhecimento em processos de expatriação e repatriação em pequenas e médias empresas
Iara Carnevale de Almeida: O conhecimento e sua gestão em contextos diversos de setores e organizações
José Aparecido Pereira: Componentes antropológicos, epistemológicos e educacionais da Gestão do Conhecimento nas Organizações
Letícia Fleig Dal Forno: Gestão do Conhecimento e Comunidade de Prática na Educação Luiz Tatto: Instrumento de Diagnóstico em Gestão do Conhecimento
Nelson Nunes Tenório Júnior: O papel da gestão do conhecimento na indústria de software: uma investigação sobre o uso de modelos, processos, práticas e ferramentas
Regiane da Silva Macuch: Gestão do Conhecimento no Ensino Público. Reginaldo Alicandro Bordin: Estudos Críticos sobre a ressignificação da educação e do conhecimento na pós-modernidade
Rejane Sartori: Gestão do Conhecimento nas Organizações: Um Estudo dos Processos, Práticas, Ferramentas e Indicadores
Tânia Regina Corredato Periotto: As dimensões da educação de qualidade sob a perspectiva da gestão do conhecimento
FINANCIAMENTO: Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI
Ano Letivo
Ano Letivo 2024
Calendário de Aulas 2024 |
Horário Letivo 2024 |
Ano Letivo 2023
Turno Mestrado 2023 |
Ano Letivo 2022
Calendário de Aulas 2022 |
Horário do 1º semestre |
Horário do 2º semestre |
Ano Letivo 2021
Calendário |
Horário do 1º semestre |
Horário do 2º semestre |
Ano Letivo 2020
Horários do 2º semestre |
Horários do 1º semestre |
Calendário das aulas 2020 |
Ano Letivo 2019
Horários do 2º semestre |
Horário 1º Semestre 2019 |
Calendário das aulas 2019 |
Ano Letivo 2018
Disciplinas 2º semestre 2018 |
Calendário das aulas 2018 |
Eventos
VII Semana de Gestão do Conhecimento nas Organizações
Temos o prazer de compartilhar os momentos marcantes da VII Semana de Gestão do Conhecimento. O evento aconteceu nos dias 09 e 10 de novembro de 2023 e proporcionou uma plataforma única para explorar as tendências e inovações na área, destacando o Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações (PPGGCO) da Unicesumar.
Principais destaques do evento:
1. Palestras: Contamos com palestras inspiradoras que abordaram tópicos relevantes para a comunidade acadêmica e profissional. Destacamos as palestras sobre “Feiras, processos e inovação”, com os palestrantes Luana Pereira e Junior Vandressen da Millennium Agroviagens & Missões Internacionais, “Gestão do Conhecimento na Cocamar”, com os palestrantes Gustavo Henrique Coelho Dias e Natalia Campos Bernardes Ferraz da Cocamar e “Open Science as a Path to FAIR Reproducible Research” com o palestrante Edson Oliveira Junior, professor Associado do Departamento de Informática (DIN) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Cada uma dessas apresentações contribuiu para a ampliação do conhecimento e promoveu discussões enriquecedoras.
2. Apresentações de Pesquisas e Mesa Redonda: Os alunos do PPGGCO tiveram a oportunidade de apresentar suas pesquisas, demonstrando o impacto positivo de seus estudos na comunidade científica. Além disso, uma mesa redonda com egressos do programa proporcionou uma visão abrangente das trajetórias profissionais bem-sucedidas e experiências após a conclusão do curso.
Agradecemos a todos os palestrantes, participantes, alunos, egressos e apoiadores que contribuíram para o sucesso deste evento. Juntos, continuaremos a promover a excelência em gestão do conhecimento e a impulsionar avanços significativos nesta área.
VI Semana de Gestão do Conhecimento nas Organizações
Nos dias 15 e 16 de setembro realizamos a VI Semana de Gestão do Conhecimento nas Organizações. O evento foi transmitido via Youtube pelo canal na Unicesumar e os links estão disponíveis para todos que queiram conferir as nossas conversas e discussões.
Trata-se de um momento especial tanto para docentes quanto discentes pois é uma oportunidade de dar uma “pausa” na rotina das aulas e dialogar com pesquisadoras e pesquisadores que atuam no Brasil e no exterior.
No dia 15 às 10 horas da manhã contamos com a palestra de duas professoras que atuam na Espanha e que compartilharam suas pesquisas sobre “Aprendizagem em Serviço”. As professoras Dra. Andresa Sartor Harada e Dra. Juliana Azevedo Gomes dividiram a mesa com a professora Dra. Viviane Sartori e falaram um pouco sobre metodologias ativas. YouTube: Link
Já no dia 16 tivemos um momento muito especial pois, contamos com a presença de dois pesquisadores egressos do nosso programa os mestres Felipe Pereira de Melo e Fernanda Crocetta Schraiber dividirem suas experiências como ex-alunos do programa e atualmente doutorandos! A mesa foi mediada pela professora Dra. Angela Lara. YouTube: Link
No dia 16 no período da tarde a professora Dra. Rayza Sarmento, pesquisadora da área de mídias, nos deu uma super aula sobre metodologias de pesquisa em redes sociais digitais, a mesa contou com a coordenação da professora Dra. Maria Ligia Elias. YouTube: Link
Por fim, o evento foi finalizado com uma grande notícia transmitida pelo coordenador Dr. Nelson Tenório: O Programa de Pós-graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações da Unicesumar agora é nota 4! Subimos nossa nota na quadrienal!
É importante ressaltar que esse evento só aconteceu pela colaboração entre corpo docente e discente, com uma especial gratidão aos membros da comissão organizadora: Professoras Maria Ligia, Viviane, Angela e professor Marcos. Além de todo apoio dos discentes, especialmente do nosso aluno e professor João Messias.
UniCesumar é sede do Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação
A UniCesumar foi sede da 11 ª edição do Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação (CIKI), nos dias 18 e 19 de novembro de 2021, cujo tema foi tema escolhido foi “Sociedade Digital para o Desenvolvimento Sustentável”. O Congresso foi inteiramente transmitido pelo site oficial do evento (ciki.ufsc.br).
A abertura contou com a participação do anfitrião Wilson de Matos Silva, reitor da UniCesumar, além de reitores Fábio Hernandes (Unicentro), Julio César Damasceno (Universidade Estadual de Maringá), do pró-reitor Marcis Ventura Faria (Universidade Federal de Santa Catarina), além do coordenador Emérito do CIKI, Paulo Selig. A palestra de abertura foi com Ramiro Wahrhaftig, diretor Presidente da Fundação Araucária.
As entidades envolvidas no Congresso fazem parte de uma rede de Mestrado em Gestão do Conhecimento, conforme ressaltou o reitor da UniCesumar. “É uma rede muito importante. Teremos muitos trabalhos presenciais e online. É uma produção de conhecimento envolvendo várias universidades para criar um bem maior para a humanidade. É o esforço de cada um para um mundo melhor”.
Nesta edição, o evento foi organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações (PPGGCO) da UniCesumar. O objetivo é criar dentro do ambiente virtual um espaço de interação entre pesquisadores, com discussões sobre teorias, metodologias, técnicas, ferramentas e experiências para o desenvolvimento e a aplicação de engenharia, mídias do conhecimento e inovação.
O CIKI é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina. Já passou por Brasil, Espanha, Equador, Colômbia, México e Panamá. Participam pesquisadores de todo o Brasil e da América Latina.
Além de apresentações de artigos científicos em sessões paralelas, em modo virtual, ocorreram as Sessões de Networking & Coprodução. O primeiro tema foi “Iniciativas práticas da Gestão do Conhecimento: oportunidades do setor de software da região de
Maringá”. A coordenação foi do professor da UniCesumar, Nelson Tenório que dividiu a mesa com as professoras Steffi Aline Stark Becker e Danieli Pinto, ambas da mesma instituição. Uma mesa redonda virtual debateu o tema “Educação Digital na Pós-Graduação” com os conferencistas João Alvaro Carvalho (Universidade do Minho), Neri dos Santos (EGC/UFSC e Instituto Stela) e César Sánchez-Olavarría (Universidad Autónoma de Tlaxcala). Moderação de Roberto Pacheco (UFSC). A mesa redonda discutiu a “Cultura empresarial en la era digital” com Raffaelle Trapasso (França); Michel Galván (México) e Eysel Adolfo Chong (Panamá) e Fernando Daniels (moderador). O congresso foi encerrado com lançamentos de livros científicos.
V Semana de Gestão do Conhecimento nas Organizações
Nos dias 3 e 4 de setembro de 2020 foi realizada a V Semana Acadêmica do Programa de Pós-Graduação de Gestão do Conhecimento nas Organizações. Dada a pandemia causada pelo Covid-19, o evento deste ano foi ofertado 100% online e com ampla divulgação nas redes sociais.
O evento deste ano foi organizado tanto para os discentes do mestrado quanto para discentes e professores de graduação de Pedagogia, Administração, Informática e outras áreas afins, como também profissionais relacionados com a área de Gestão do Conhecimento. Foram apresentadas temáticas relacionadas às duas linhas de pesquisa do mestrado: “Educação e Conhecimento” e “Organizações e Conhecimento”.
Participaram do evento os professores profª Dra Gláucia da Silva Brito da Universidade Federal do Paraná; Profª Dra Rosa Maria Vicari da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Prof. Dr Neri Santos da Universidade Federal de Santa Catarina; Prof. MsC. Jorge Horácio Audy da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Após cada palestra, houve um momento de discussão no Café do Conhecimento, organizado para os alunos e docentes do mestrado. Conforme depoimento dos mestrandos, esses momentos foram muito importantes: “As provocações científicas dos desafios propostos e às reflexões com os grupos foram muito enriquecedoras”; “Riqueza na construção, Compartilhar conhecimentos e experiências, Oportunidade de Reflexões e aprendizagens significativas”; “Possibilidade de compartilhamento do conhecimento com pessoas não conhecemos”.
IV Semana de Gestão do Conhecimento nas Organizações
No ano de 2019, o PPGGCO realizou a IV° Semana Acadêmica de Gestão do Conhecimento nas Organizações, tendo a participação de uma palestrante nacional, a professora Dra. Helena Nunes Silva da Universidade Federal do Paraná, e de dois palestrantes internacionais: a professora Dra. Florinda Maria Carreira Neto Matos do Instituto Universitário de Lisboa, Portugal, e Fabrício Chavarro, que é co-fundador e sócio da Otravista LLP – Consultoria especializada em Programas de Financiamento da União Europeia, Londres, Reino Unido. Este seminário foi realizado para os docentes e discentes do PPGGCO, porém foi aberto aos alunos da graduação da UniCesumar e de Universidades e Faculdades da região, recebendo alunos de diversos cursos ao longo das palestras.
III Semana de Gestão do Conhecimento nas Organizações
Nos dias 14,15 e 16 de março de 2018, realizou-se a III Semana de Gestão do Conhecimento nas organizações. O professor Dr. Neri dos Santos da Universidade Federal de Santa Catarina, proferiu a palestra intitulada “A 4ª Revolução Industrial: Desafios para a Gestão do Conhecimento”. O professor Dr. Eduardo Giugliani abordou a importância da inovação nas organizações e a Professora Dra. Maria Amélia Zainko apresentou a palestra “A Gestão do Conhecimento como Requisito da Gestão Educacional Eficiente”. “Práticas de Gestão do Conhecimento” foi o tema abordado pelo prof. Dr. Carlos Quandt da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
II Semana de Gestão do Conhecimento nas Organizações
O evento que foi realizado nos dias 22, 23 e 24 de março de 2017, permitiu potencializar o debate acadêmico-científico em torno da Gestão do Conhecimento, bem como viabilizar a troca de experiências e a aquisição de informações, além de estimular a produção de trabalhos científicos e processos inovadores com propulsionam a pesquisa e o desenvolvimento intelectual.
Nessa 2° edição contou-se com o apoio dos cursos presenciais de Graduação em Engenharia de Software, Sistemas de Informação, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Redes de Computadores e Tecnologia em Sistemas para Internet, através da figura de seu coordenador, o professor Marcello Bonfim, além da coordenação dos cursos EAD, através da figura de seu coordenador, o professor Danillo Xavier Saes.
A primeira palestra “Computer Support Cooperative Work – CSCW” foi proferida pela professora Pernille Bjørn, titular no Department of Computer Science, da Universidade de Copenhague, na Dinamarca. Contou ainda com a participação do Professor Dr. Paulo Selig que ministrou palestra “Pesquisa Interdisciplinar”; Professor Dr. Marcirio Silveira Chaves que apresentou o tema “A transdiciplinaridade entre sistema da informação e administração”; Professor Dr. Fábio Batista que palestrou sobre “O observatório de Gestão do Conhecimento – IPEA”; Professor Dr. Igor Affonso que abordou o tema “Produção de dissertação no contexto interdisciplinar”.
Além das palestras foram realizadas oficinas: Oficina Interdisciplinaridade pelas professoras Dra. Ely Mitie Massuda e Da Regiane da Silva Macuch; Gestão da Informação e Biblioteca – palavras chave e pesquisa.
I Semana de Gestão do Conhecimento nas Organizações
Realizado em 9, 10 e 11 novembro de 2016, o Seminário em Gestão do Conhecimento em Diferentes Contextos teve por objetivo promover debates em torno dessa temática, propiciando a compreensão de conceitos, métodos e ferramentas de gestão do conhecimento que possam assegurar resultados e geração de valor para as organizações, além de disseminar o conhecimento técnico-científico por meio da troca de experiências e informações científicas entre docentes, pesquisadores e acadêmicos de pós-graduação.
Participaram do evento os professores doutores Giuliana dos Santos Veronese, Diretora de Aplicação e Estratégia Digital da Stefanini, empresa de inovação e transformação digital presente em 41 países no mundo, apresentou o tema “Gestão de projetos e interdisciplinaridade” e Roberto Carlos dos Santos Pacheco que proferiu a palestra “Interdisciplinaridade e o sistema nacional de pós graduação”.
Documentos Diversos
Grupos de Pesquisa
GRUPOS DE PESQUISA | LÍDER | PARTICIPANTES DOCENTES |
---|---|---|
Educação e Conhecimento | Prof.ª Dr.ª Leticia Fleig Dal Forno Prof.ª Dr.ª Iara Carnevale de Almeida | Prof.ª Dr.ª Iara Carnevale de Almeida, Prof.ª Dr.ª Leticia Fleig Dal Forno, Prof.ª Dr.ª Regiane da Silva Macuch, Prof.ª Dr.ª Maria Ligia Ganacim Granado Rodrigues Elias, Prof.ª Dr.ª Ângela Mara de Barros Lara, Prof.ª Dr.ª Ely Mitie Massuda e Prof.ª Dr.ª Viviane Satori |
Ciência, Tecnologia e Sociabilidade – CESUMAR | Prof.ª Dr.ª Regiane da Silva Macuch Prof. Dr. Flavio Bortolozzi | Prof.a Dr.ª Leticia Fleig Dal Forno, Prof. Prof.a Dr.ª Regiane da Silva Macuch, Prof. Dr. Flavio Bortolozzi, Prof. Dr. Nelson Nunes Tenório Junior, Prof.ª Dr.ª Ângela Mara de Barros Lara, |
Conhecimento e Inovação – CESUMAR | Prof. Dr. Nelson Nunes Tenório Prof.ª Dr.ª Rejane Sartori | Prof. Dr. Arthur Gualberto Bacelar da Cruz Urpia, Prof.ª Dr.ª Ely Mitie Massuda, Prof.ª Dr.ª Hilka Pelizza Vier Machado, Prof.ª Dr.ª Rejane Sartori, Prof.ª Dr.ª Maria Ligia Ganacim Granado Rodrigues Elias, Prof.ª Dr.ª Viviane Satori, Prof. Dr. Nelson Nunes Tenório Junior e Prof.ª Dr.ª Cláudia Herrero Martins Menegassi |
Produção Científica do Programa
Revista do Programa
A Revista Cesumar publicada desde 1997, consiste em um meio de divulgação de artigos inéditos e originais, com o objetivo de divulgar e debater a produção científica dos docentes e discentes vinculados às áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Interdisciplinar. Abrange ainda temas relacionados à gestão, educação, inovação e tecnologia. Publicada pela Universidade Cesumar -UniCesumar.
A partir de 2015, a Revista Cesumar passa a abrigar uma sessão temática denominada “Gestão do Conhecimento”, vinculada ao PPGGCO – Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações da UniCesumar.
A linha Organizações e Conhecimento dedica-se à investigar, estudar e desenvolver pesquisas para o desenvolvimento a e implantação de metodologias, políticas e soluções que auxiliem na identificação, organização, compartilhamento, difusão e aplicação do conhecimento nas organizações.
A linha Educação e Conhecimento dedica-se à investigar os pressupostos teóricos do conhecimento e da educação, além de investigar a interface entre a ciência, a gestão, as políticas públicas, a tecnologia e a inovação a serviço da educação.
Por sua natureza interdisciplinar, essa área temática incentiva trabalhos de diferentes matizes epistemológicas e metodológicas, tanto de natureza teórica quanto empírica, incluindo (e incentivando) abordagens inovadoras e não convencionais.
https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revcesumar/about
Livros do Programa
Publicações
Corpo Docente
Coordenador do Programa | |
Nelson Nunes Tenório Junior | |
---|---|
Nelson.tenorio@unicesumar.edu.br Curriculo Lattes | |
Doutor em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. |
Ângela Mara de Barros Lara | |
---|---|
angela.lara@unicesumar.edu.br Curriculo Lattes | |
Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho |
Hilka Pelizza Vier Machado | |
---|---|
hilka.machado@unicesumar.edu.br Curriculo Lattes | |
Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. |
Igor da Penha Natal | |
---|---|
igor.natal@unicesumar.edu.b Curriculo Lattes | |
Doutorado em Computação pela Universidade Federal Fluminense do Rio de Janeiro |
Leticia Fleig Dal Forno | |
---|---|
leticia.forno@unicesumar.edu.br Curriculo Lattes | |
Doutora em Educação pela Universidade de Lisboa, UL, Portugal. |
Maria Ligia Ganacim Granado Rodrigues Elias | |
---|---|
maria.el@unicesumar.edu.br Curriculo Lattes | |
Doutora em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. |
Marcos Aurelio Brambilla | |
---|---|
marcos.brambilla@unicesumar.edu.br Curriculo Lattes | |
Doutor em Teoria Econômica pela Universidade Estadual de Maringá. |
Nelson Nunes Tenório Junior | |
---|---|
Nelson.tenorio@unicesumar.edu.br Curriculo Lattes | |
Doutor em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. |
Nikolas Olekszechen | |
---|---|
nikolas.olekszechen@unicesumar.edu.br | |
Doutor em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP) |
Rejane Sartori | |
---|---|
Rejane.sartori@unicesumar.edu.br Curriculo Lattes | |
Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina. |
Thaise Moser Teixeira | |
---|---|
thaise.teixeira@unicesumar.edu.br Curriculo Lattes | |
Doutorado em Ciência e Tecnologia Ambiental pela Universidade do Vale do Itajaí em Santa Catarina. |
Viviane Sartori | |
---|---|
viviane.sartori@unicesumar.edu.br Curriculo Lattes | |
Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina. |
Corpo Discente
Discentes 2024 | |
---|---|
Nome | Curriculo Lattes |
ANDRÉIA CRISTINA DOS SANTOS HONORATO DE ALMEIDA | Curriculo Lattes |
ARIANE SIMARCO SCARCI | Curriculo Lattes |
BRUNA DE SOUZA SANTOS | Curriculo Lattes |
ESAÚ FARIAS DE MEDEIROS | Curriculo Lattes |
LAIRTON CARPES | Curriculo Lattes |
MARIAN ISABELLA TRIGUEIROS | Curriculo Lattes |
GUILHERME GONÇALVES LIMAS | Curriculo Lattes |
RINALDO JOSÉ BARBOSA LIMA | Curriculo Lattes |
ROBERSON VIEIRA MACHADO | Curriculo Lattes |
Discentes 2023 | |
---|---|
Nome | Curriculo Lattes |
AUGUSTO AGOSTINI TONELLI | Curriculo Lattes |
ANGÉLICA SCHIAVÃO BANDEIRA | Curriculo Lattes |
CASSIANO RICARDO FERREIRA BORIM DA SILVA | Curriculo Lattes |
DANIELE CRISTINE CORREIA | Curriculo Lattes |
DANIELLE MOURA DANTAS SCULTORI | Curriculo Lattes |
DIEGO ZANELATO LOURENÇO DE SOUZA | Curriculo Lattes |
FABRÍCIO SIMONELLI JANGUAS | Curriculo Lattes |
GILBERTO LEANDRO DA SILVA | Curriculo Lattes |
HELLYN MARIANI JORGE PERES | Curriculo Lattes |
IGOR DE MARQUI PEDROSO | Curriculo Lattes |
JANE CRISTINA LIMEIRA DA SILVA | |
KARINA MALDONADO LOMBA FAVINE | Curriculo Lattes |
LICIA MARIA ROSINA | Curriculo Lattes |
LÍGIA YURIE TAKAHASHI | Curriculo Lattes |
LILIANE SCHILIVE FACCIN | Curriculo Lattes |
MARCELO HENRIQUE FONSECA | Curriculo Lattes |
PRISCILLA DIVANIL DOS SANTOS | Curriculo Lattes |
ROSENI SOARES DA SILVA | Curriculo Lattes |
TAESSA PENHA SHIRAISHI VIEIRA | Curriculo Lattes |
TALITA MORENO DE MELO | Curriculo Lattes |
TASSIA EDUARDA DE SOUZA | Curriculo Lattes |
THAÍS BARRETO RODRIGUES COCHIA PATRONI | Curriculo Lattes |
THIAGO LEON SILVA MARROCOS DE ANDRADE | Curriculo Lattes |
Discentes 2022 | |
---|---|
Nome | Curriculo Lattes |
ALEXANDRE DOS SANTOS | Curriculo Lattes |
ANGELA LUCI BARBOSA SERRA RODRIGUES | Curriculo Lattes |
DENIS LUIZ SANTANA VICENTIN | Curriculo Lattes |
FERNANDO HENRIQUE HOKAZONO | Curriculo Lattes |
ISAMARA SAMIRA IBRAHIM FELIX | Curriculo Lattes |
JANAINA FAVARETTO MARTELOZO | Curriculo Lattes |
JANI BOLSONELLO PICIN MARTINS | Curriculo Lattes |
JESSICA THERESA VITORINO NADUR MIOTTI | Curriculo Lattes |
JOÃO MESSIAS PEREIRA LENCO | Curriculo Lattes |
KEYLLE RANIELLE DOS SANTOS | Curriculo Lattes |
LUCIANA REGINA DOS SANTOS | Curriculo Lattes |
MARIA GABRIELA COSTA LAZARETTI | Curriculo Lattes |
MARIA TEREZA BARBOSA DA SILVA | Curriculo Lattes |
NATHANIA VANSAN CAMILLO CASAROTTO | Curriculo Lattes |
TEREZA TOMAS RIBEIRO ARANHA | Curriculo Lattes |
Discentes 2021 | |
---|---|
Nome | Curriculo Lattes |
ALEXANDRA PEREIRA SANTOS | Curriculo Lattes |
ALISSON SILVA BARROS | Curriculo Lattes |
AMANDA ZAMPIERI DE SOUZA | Curriculo Lattes |
ANA CAROLINA DA SILVA | Curriculo Lattes |
ANDRÉ MACHADO BRESSAN | Curriculo Lattes |
CACILDA VERONESI JALOTO DOS SANTOS | Curriculo Lattes |
DANILO ANDRE MANIERO JACOMEL | Curriculo Lattes |
GISLAINE COQUEIRO GORRI LEME | Curriculo Lattes |
EUGÊNIA ROSA ANTUNES DE OLIVEIRA LUZ | Curriculo Lattes |
JAQUELINE GANASSIN ROSA | Curriculo Lattes |
JENIFER DA SILVA FERRAZ | Curriculo Lattes |
LILIAN CIBELE VARGAS | Curriculo Lattes |
MIRIAM APARECIDA BECKHAUSER ALVES | Curriculo Lattes |
NATALIE JACINTO BORBA | Curriculo Lattes |
PRISCILA FREIRE MARTINS ROSA | Curriculo Lattes |
RENATA CERVINHANI | Curriculo Lattes |
SILVIO LUÍS STROZZI | Curriculo Lattes |
TAYMARA STEFHANY MEDINA | Curriculo Lattes |
YASMINN TALYTA TAVARES ZAGONEL | Curriculo Lattes |
Discentes 2020 | |
---|---|
Nome | Curriculo Lattes |
ADRIANA LUVIZOTTO VIEIRA | Curriculo Lattes |
AMANDA CAROLINA TEIXEIRA | Curriculo Lattes |
ANA PAULA REVELINI | Curriculo Lattes |
ANDREINE EWALD BUSNELLO | Curriculo Lattes |
BRUNO ECKERT BERTUOL | Curriculo Lattes |
CRISTIANE APARECIDA DE SOUZA SABBAG | Curriculo Lattes |
DIOGO RIBEIRO GARCIA | Curriculo Lattes |
ÉRICA CRISTINA LIMA DE MIRANDA | Curriculo Lattes |
FABIANO DA SILVA YOITI KANADANI | Curriculo Lattes |
FABRICIO RICARDO TOMAZ BERNARDELLI | Curriculo Lattes |
JANETE APARECIDA FERREIRA | Curriculo Lattes |
JÉSSICA DA SILVA AGOSTINHO BERTUOL | Curriculo Lattes |
JONAS DE MELLO CARNEIRO | Curriculo Lattes |
JULIANA PATRÍCIA DE SOUZA SANTOS | Curriculo Lattes |
LARISSA MAIARA BARBOSA GOMES | Curriculo Lattes |
LÉIA DE SOUZA MORAES SILVA | Curriculo Lattes |
RAYANNE APARECIDA MACHADO | Curriculo Lattes |
REINALDO REPINASI DOS SANTOS | Curriculo Lattes |
TIAGO CARVALHO SABATINO | Curriculo Lattes |
VÂNIA LUZIA TIEDT TORRES | Curriculo Lattes |
Discentes 2019 | |
---|---|
Nome | Curriculo Lattes |
ANA PAULA BORGES CASTARDO | Curriculo Lattes |
BIANCA GARCIA DE GRAZIA BACHA ESTEVAM | Curriculo Lattes |
BRUNA HERNANDES SCARABELLI | Curriculo Lattes |
CÁTIA SIRLENE LUNKES MARCON | Curriculo Lattes |
DEIVISON AUGUSTO DOS SANTOS DOMINGUES | Curriculo Lattes |
DÊNIS MARTINS DE OLIVEIRA | Curriculo Lattes |
ELIDIA MARTA MACHADO DAL PIZZOL | Curriculo Lattes |
EVANDRO FRANCO DA CONCEIÇÃO | Curriculo Lattes |
FABIANA NOVAIS DA SILVA | Curriculo Lattes |
FABRICIO RICARDO TOMAZ BERNARDELLI | Curriculo Lattes |
FELIPE PEREIRA DE MELO | Curriculo Lattes |
FERNANDA CROCETTA SCHRAIBER | Curriculo Lattes |
FLÁVIA DANTAS DE AZEVEDO TEIXEIRA | Curriculo Lattes |
GABRIEL LUÍS PAULINO STROZZI | Curriculo Lattes |
GRACIELE RODRIGUES | Curriculo Lattes |
KÁSSIA RAYANE FURTADO PEREIRA | Curriculo Lattes |
LETÍCIA GRAZIELE ROQUE | Curriculo Lattes |
LUIS AUGUSTO SAUTCHUK MARCHI | Curriculo Lattes |
LUIZ FERNANDES DA SILVA | Curriculo Lattes |
LUIZ WALTER PACOLA | Curriculo Lattes |
MARCIA DAYANA FERNANDES | Curriculo Lattes |
RICARDO DEIBLER ZAMBRANO JÚNIOR | Curriculo Lattes |
TIAGO PAVAN REQUI | Curriculo Lattes |
Discentes 2018 | |
---|---|
Nome | Curriculo Lattes |
ADRIANA SAO JOAO | Curriculo Lattes |
ALDENISIA BENTO DE FREITAS GIOVANNI | Curriculo Lattes |
ANA PAULA FRANCISCA DOS SANTOS | Curriculo Lattes |
ANA PAULA REVELINI | Curriculo Lattes |
ANDREA CRISTINA SHIMA DA MOTTA | Curriculo Lattes |
ANDRÉIA DE CÁSSIA GONÇALVES COSTA | Curriculo Lattes |
AZINETE BENTO DE FREITAS | Curriculo Lattes |
CELIO EGIDIO FERRAZ | Curriculo Lattes |
CRISTIANE RESQUITI PAULINO STROZZI | Curriculo Lattes |
ELIDIA MARTA MACHADO DAL PIZZOL | |
ELIZABETE DE CARVALHO AMORIM | Curriculo Lattes |
FERNANDO RICHTER DE ARAUJO | Curriculo Lattes |
GABRIEL COUTINHO CALVI | Curriculo Lattes |
GISELE CAROLINE URBANO LOURENÇO | Curriculo Lattes |
LUCIANA BOVO ANDRETTO | Curriculo Lattes |
MARCIA HIROKO KAWAMOTO | Curriculo Lattes |
MARCIA LOPES DE MORAES SELLA | Curriculo Lattes |
MARIANA SANTOS DE OLIVEIRA | Curriculo Lattes |
NOIRIEL IGNÁCIO SANTOS LEAL | Curriculo Lattes |
OSNY ANTONIO SCARAMAL FASCIO | Curriculo Lattes |
RAFAEL AUGUSTO MARTINS DELGADO | Curriculo Lattes |
SANDRA APARECIDA ORTIZ LARROSA | Curriculo Lattes |
STEFFI ALINE STARK BECKER | Curriculo Lattes |
SULAMITA MEIRELLES DE ANDRADE RIGO | Curriculo Lattes |
TAÍLA GRAZIELA SATURNINO DA ROCHA | Curriculo Lattes |
TELMA BERTOLAZO | Curriculo Lattes |
TELMA CRISTINA RODRIGUES | Curriculo Lattes |
THIAGO ZANONI BRANCO | Curriculo Lattes |
VILMA APARECIDA MEROTTI | Curriculo Lattes |
Discentes 2017 | |
---|---|
Nome | Curriculo Lattes |
ANA CLAUDIA CHIARATO | Curriculo Lattes |
DANIELA BISSOLI FIORINI | Curriculo Lattes |
DAYANE MIKIKO MANTHAY KURODA | Curriculo Lattes |
EUDA MARCIA DIAS PAIVA | Curriculo Lattes |
EVELYN DAMASCENO SILVA | Curriculo Lattes |
HERTHA ALMEIDA LEITÃO | Curriculo Lattes |
IVAN VIEIRA DA SILVA | Curriculo Lattes |
JANACILDA LEITE WESSELLENNS | Curriculo Lattes |
JOSÉ CAMPOS DE ARAÚJO RIBEIRO NETO | Curriculo Lattes |
LAÍS BUENO TONIN | Curriculo Lattes |
LIDIANE GOMES BANDEIRA | Curriculo Lattes |
LUANA ALVES COLOSIO | Curriculo Lattes |
LUTERO SIMONATO DE PAULA | Curriculo Lattes |
MICHELLE CARDOSO MACHADO DOS SANTOS | Curriculo Lattes |
REGINÉA DE SOUZA MACHADO | Curriculo Lattes |
ROSÂNGELA CARRILHO MARTINS | Curriculo Lattes |
SERGIO LEANDRO VICENTINI MENEZES | Curriculo Lattes |
SIMONE LUIZ DE SOUZA SCHELIVE | |
WAINER CRISTIANO CANCIAN | Curriculo Lattes |
Discentes 2016 | |
---|---|
Nome | Curriculo Lattes |
ALEXANDRE GIMENNES DA CRUZ | Curriculo Lattes |
AMANDA FERREREZI VIDOTTI | Curriculo Lattes |
AMANDA LOUISE BRUZAMOLIN | Curriculo Lattes |
AMAURY ANTONIO MELLER FILHO | Curriculo Lattes |
CAIO PISCONTI MACHADO | Curriculo Lattes |
DANIELI PINTO | Curriculo Lattes |
FERNANDA GOZZI | Curriculo Lattes |
FLORIZA TAIRA OTTO | Curriculo Lattes |
FRANCINE NAVAS NASCIMENTO | Curriculo Lattes |
GISELLI DE FÁTIMA CANHETE | Curriculo Lattes |
KESIA PRISCILA GOMES GENTIL | Curriculo Lattes |
LEANDRO DE ALMEIDA | Curriculo Lattes |
LIDIANA ANTONIOLI DAL BEM PERES | Curriculo Lattes |
LILIAN GONÇALVES | Curriculo Lattes |
MARCELO ANTONIO STRIK | Curriculo Lattes |
MARCELO HENRIQUE CURBETE | Curriculo Lattes |
MARCIO JOSÉ SILVA | Curriculo Lattes |
MARCOS ARLI CORTEZ | Curriculo Lattes |
MARIVALDO DA SILVA OLIVEIRA | Curriculo Lattes |
MARIA HELENA RIBEIRO DE CARVALHO | Curriculo Lattes |
MIGUEL ANGELO DE MARCHI DOS SANTOS | Curriculo Lattes |
SIMONE OLIVEIRA DOS SANTOS CARDOSO | Curriculo Lattes |
SÔNIA VIEIRA LIMA WAKITA | Curriculo Lattes |
TATIANA CARLA FACCIN | Curriculo Lattes |
THALITA BEATRIZ LEVORATO TAMURA | Curriculo Lattes |
WILLIAN FERNANDO PORTO DA ROCHA | Curriculo Lattes |
Discentes 2015 | |
---|---|
Nome | Curriculo Lattes |
ALESSANDRA HERRANZ GAZQUES DE SOUZA | Curriculo Lattes |
AMANDA CEZAR DE CASTRO CHAVES | Curriculo Lattes |
ANA CAROLINA BARBOSA CAPELETO | Curriculo Lattes |
ANDRÉ LUIZ DELGADO CORRADINI | Curriculo Lattes |
ANDRÉIA DOS SANTOS GALLO | Curriculo Lattes |
ANGELA FERREIRA DE LIMA PIZZAIA | Curriculo Lattes |
ANTONELI DA SILVA RAMOS | Curriculo Lattes |
BRUNO GUILHERME DE CASTRO OLIVEIRA | Curriculo Lattes |
CAMILA CHIRNEV CAOBIANCO | Curriculo Lattes |
CARLOS CEZAR CANATO | Curriculo Lattes |
CIBELLE AKEMI VALLIM FERNANDES | Curriculo Lattes |
CONCEIÇÃO SOUZA DANTAS | Curriculo Lattes |
DAYANE MIKIKO MANTHAY KURODA | Curriculo Lattes |
DOUGLAS RÓS DA SILVA | Curriculo Lattes |
GUILHERME CASSAROTTI FERIGATO | Curriculo Lattes |
HELOISA ORLANDINI JORDÃO | Curriculo Lattes |
HENRIQUE LACERDA NIEDDERMEYER | Curriculo Lattes |
JANE PAULA JANUÁRIO GRANZOTTI | Curriculo Lattes |
LIDIANA ANTONIOLI | Curriculo Lattes |
LUIZ CLAUDIO BUZETI | Curriculo Lattes |
MARA MICHELA DA SILVA | |
MARCIO PEDRO CABRAL | Curriculo Lattes |
MARIA LUISA GARCIA CANATO | |
RAFAEL ALVES FLORINDO | Curriculo Lattes |
SIBELE DE OLIVEIRA PIRASOL | Curriculo Lattes |
SILVIO RENATO MORETTO ESTEVES | Curriculo Lattes |
SULAMITA MEIRELLES DE ANDRADE RIGO | Curriculo Lattes |
VALDELICE DOS A. RASIMAVIKO REJANI | Curriculo Lattes |
VALÉRIA LETÍCIA ALVES | Curriculo Lattes |
Discentes 2014 | |
---|---|
Nome | Curriculo Lattes |
ALVARO MARTINS FERNANDES JÚNIOR | Curriculo Lattes |
ANDREIA MILESKI ZULIANI SANTOS | Curriculo Lattes |
ANGELA APARECIDA RODRIGUES ROSSINI | Curriculo Lattes |
ANTONIO CARLOS AROCA | Curriculo Lattes |
ANTONIO JOSE SAVIANI DA SILVA | Curriculo Lattes |
CRISTIANE GONÇALVES DE AGUIAR | Curriculo Lattes |
ELESSANDRA NATALINA SANTANA BASSOLI | Curriculo Lattes |
ELIZABETH CANAVER MARQUES | Curriculo Lattes |
FATIMA APARECIDA DE AZEVEDO SABES | Curriculo Lattes |
GIANE SHIRLEY DA SILVA | Curriculo Lattes |
JULIANA DE CASSIA BENTO | Curriculo Lattes |
KELLY CRISTINE COSTA CABRAL | Curriculo Lattes |
LEANDRO DE ALMEIDA | Curriculo Lattes |
MARCIA REGINA CAVALCANTE BONADIO | Curriculo Lattes |
MARIA ALBERTINA FERREIRA NASCIMENTO | Curriculo Lattes |
MARIA DO CARMO TELES FEREIRA STRINGHETTA | Curriculo Lattes |
MARTA RIBEIRO GIBIN | Curriculo Lattes |
RICARDO SARDINHA | Curriculo Lattes |
RODRIGO PERES DE ALMEIDA | Curriculo Lattes |
ROSANGELA APARECIDA GRANDE | Curriculo Lattes |
SILVIA MARIA RODRIGUES | Curriculo Lattes |
SONIA MARIA DE CAMPOS SILVA | Curriculo Lattes |
SUSANA CECILIA MARONEZE BONFANTE | Curriculo Lattes |
TATIANE GARCIA DA SILVA SANTOS | Curriculo Lattes |
VALÉRIA DO PRADO GUISSO | Curriculo Lattes |
VILSON DAVI CORREA DA CRUZ | Curriculo Lattes |
Corpo Discente PCI / MINTER
Discentes 2024 | |
---|---|
Nome | Curriculo Lattes |
ANDRÉ AUGUSTO SUAVE | Currículo Lattes |
ANTONIO PRIM | Currículo Lattes |
EDEGARD MATHIAS TAROUCO | Currículo Lattes |
ELIZENE CASSIA CAPISTRANO SALVADOR | Currículo Lattes |
EMEILSON RIBEIRO DE ARAÚJO | Currículo Lattes |
ESTELA VITORIA DA SILVA FERREIRA | Currículo Lattes |
FÁBIO JOCELI CARARA | Currículo Lattes |
FERNANDA REIF THOMSEN | Currículo Lattes |
MARISTELI MARTINS RODRIGUES | Currículo Lattes |
MARLON RENER SANTOS E SILVA | Currículo Lattes |
RAQUEL GARCIA TIEMANN | Currículo Lattes |
PDI
Regimento
Regulamento
Dissertações
RDU – Repositório Digital UniCesumar
Resumos das Dissertações
Resumos das Dissertações 2020 |
Resumos das Dissertações 2019 |
Resumos das Dissertações 2018 |
Resumos das Dissertações 2017 |
Resumos das Dissertações 2016 |
Resumos das Dissertações 2015 |
FABIANA NOVAIS DA SILVA |
MARCIA DAYANA FERNANDES |
FELIPE PEREIRA DE MELO |
RICARDO DEIBLER ZAMBRANO JUNIOR |
FLAVIA DANTAS DE AZEVEDO TEIXEIRA |
Projetos e Ações de Extensão
Projeto Selo de Excelência em Gestão do Conhecimento
Programa de Rádio e Tv “A Hora do Encontro: Promovendo a saúde, o ambiente e a educação”
Cooperação Internacional
Parcerias Internacionais e Convênios da UniCesumar:
Faz-se importante destacar que o PPGGCO conta com a larga experiência da UniCesumar, instituição a qual está vinculada, e do ICETI para ampliar suas ações de internacionalização. A Diretoria de Relações Internacionais, órgão vinculado à Reitoria da Unicesumar, localizada no 5º pavimento do Bloco 11, criada em 2014, é responsável por intercâmbios de curta e longa duração. Estas instituições citadas contam uma ampla gama de parcerias internacionais com vários países diferentes, tal como segue abaixo:
PARCERIAS INTERNACIONAIS | |
Alemanha | Deggendorf Instituto de tecnologia |
Alemanha | Universidade de Münster – Faculdade de Direito |
Alemanha | BDZ Training and Demonstration for Descentralized Sewage Treatment |
Alemanha | Steinbeis |
Angola | FESA |
Austrália | Students advisor operating as study anywhere |
Brasil | Faubai – Associação Brasileira de Educação Internacionais |
Brasil | JOCUM – Jovens Com Uma Missão |
Brasil | Santander Universidades |
Brasil | AIESEC |
Chile | Universidade Mayor |
Chile | Universidade Andrés Bello |
China | Lanzhou Jiaotong University |
Colômbia | Universidade de La Costa – CUC |
Espanha | Universidade de Cantábria |
França | Université de Technologie de Toyes International Center |
França | Clínica Cour-Cheverny |
Inglaterra | Coventry University |
Irlanda | Galway-Mayo Instituto de Tecnologia |
Itália | FAVEP – Federação das Associações Vênetas do Estado do Paraná |
Itália | Instituto Universitário Sophia |
Japão | Shinshu University |
México | Universidade de Guadalahara |
Portugal | Escola Suoerior de Enfermagem de Coimbra |
Portugal | Instituto Politécnico da Guarda – IPG |
Portugal | Escola Superior de Enfermagem do Porto – ESEP |
Portugal | Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa |
Portugal | FADEUP – Faculdade de Desporto da Universidade do Porto |
Portugal | Universidade do Porto |
Portugal | Instituto Politécnico de Bragança – IPB |
USA | Harvard Business School – Institute for Strategy e competitiveness |
USA | Mizzou – Universidade do Missouri |
USA | South Florida Bible College |
USA | Missouri State University |
Fonte: https://www.unicesumar.edu.br/internacional/parcerias-internacionais-e-convenios/
Acordo de Cooperação Internacional entre o PPGGCO e a Universidade Tecnológica de Troyes (UTT)
O acordo de cooperação entre o PPGGCO e a UTT, que é uma das maiores escolas de engenharia na França, foi estabelecido para os anos de 2019-2023 e visa fomentar a colaboração entre os membros do corpo docente em educação e pesquisa e proporcionar oportunidades para que os alunos adquiram experiência global. Entre os termos destacados no documento de convênio, a cooperação entre as duas instituições inclui: mobilidade de estudantes de nível de pós-graduação para pesquisa em laboratórios; mobilidade de funcionários e docentes, incluindo convites para conferências conjuntas e simpósios sobre temas de interesse mútuo; atividades de pesquisa e publicações conjuntas; Tese cosupervisionada; trocas de estudantes de tese; intercâmbio de informações nas áreas técnicas de interesse de ambas as instituições; propostas de financiamento conjunto para projetos de pesquisa ou educacionais de interesse mútuo; outras atividades que possam ser mutuamente acordadas.
Este acordo de cooperação se originou da participação do professor Nelson Tenório como pesquisador visitante na Universidade Tecnológica de Troyes (UTT) em 2018, onde realizou pesquisa com os professores PhD. Atifi Hassan e Nada Matta.
Dessa parceria com a profª Nada Matta da UTT, os professores Nelson Tenório e Flávio Bortolozzi e também as mestres pelo PPGGCO Danieli Pinto e Mariana Oliveira tiveram um artigo apresentado em um dos mais importantes eventos científicos internacionais de Gestão do Conhecimento, o Internacional Conference on Knowledge Management and Information Sharing, tal como segue: PINTO, Danieli; OLIVEIRA, MARIANA ; BORTOLOZZI, Flávio ; MATTA, NADA ; TENÓRIO, Nelson . Investigating Knowledge Management in the Software Industry: The Proof of Concept? Findings of a Questionnaire Addressed to Small and Medium-sized Companies. In: 10th International Conference on Knowledge Management and Information Sharing, 2018, Seville. Proceedings of the 10th International Joint Conference on Knowledge Discovery, Knowledge Engineering and Knowledge Management. Setúbal, Portugal: SCITEPRESS – Science and Technology Publications, 2018. v. 1. p. 73-82.
Este acordo de convênio também possibilitou que Mestrandas do PPGGCO apresentassem um projeto na França:
Na sequência, durante o ano de 2019, o avanço nos contatos estabelecidos com a referida universidade possibilitou que a mestre pelo PPGGCO Gisele Caroline Urbano Lourenço concorresse a uma bolsa pelo governo francês para realizar o doutorado naquela instituição, o que foi efetivado. A egressa do PPGGCO iniciará o doutorado na UTT, sob orientação da professora Dra. Nada Matta, em setembro de 2020.
Uma outra importante evidência da concretização do acordo de cooperação entre o PPGGCO e a UTT foi a realização de uma conferência no PPGGCO apresentada pela professora Dra. Nada Matta no ano de 2019.
Atividades de Intercâmbio Internacional
- O professor Nelson Tenório foi liberado para estágio pós-doutoral na University of Copenhagen, na Dinamarca, em 2016/2017.
Em decorrência, em 2017, a mestranda do PPGGCO, Danieli Pinto, realizou intercâmbio na mesma universidade, no Computer Science Departament, resultando na publicação dos artigos:
TENÓRIO, Nelson; PINTO, Danieli; BJØRN, Pernille. Accountability in Brazilian Governmental Software Project: How Chat Technology Enables Social Translucence in Bug Report Activities. Computer Supported Cooperative Work-The Journal of Collaborative Computing, v. 27, p. 1-26, 2018.
TENÓRIO, Nelson; BJØRN, P. How a Geographically Distributed Software Team Managed to Negotiate Successfully using Chat Technology. REVISTA TECNOLOGIA E SOCIEDADE (ONLINE), v. 15, p. 183-206, 2019.
TENÓRIO, Nelson; BJØRN, P. Online Harassment in the Workplace: the Role of Technology in Labour Law Disputes. Computer Supported Cooperative Work-The Journal of Collaborative Computing, v. 1, p. 1-23, 2019.
- O professor Nelson Tenório participou como pesquisador visitante na Universidade Tecnológica de Troyes (UTT) em 2018, onde realizou pesquisa com os professores PhD. Atifi Hassan e Nada Matta.
- Realização de estágio de pós-doutorado, em 2019, da profª Cláudia Herrero Martins Menegassi no Istituto Universitario Sophia, localizado na cidade de Incisa e Figline Valdarno, província de Florença, Itália como Bolsista daquela instituição. No mesmo ano, a professora Cláudia apresentou uma palestra sobre Gestão do Conhecimento no III PhD week do Istituto Universitario Sophia.
- O professor Dr. Nelson Tenório participou de uma conferência na Áustria, intitulada European Conferece on Computer-Supported Cooperative Work, que reuniu pesquisadores de mais de 150 países:
- A professora Dra. Tânia Regina Corredato Periotto participou, em 2019, da 13º Conferência anual da Rede Internacional de Campus Sustentável (International Sustainable Campus Network – ISCN), que é voltada para a discussão dos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), apresentando as ações desenvolvidas pela UniCesumar com o Programa de Excelência na Educação Básica(PEEB)
- O PPGGCO tem viabilizado a vinda de pesquisadores internacionais para participar de eventos ligados ao Programa ou bancas de defesa de dissertação. No ano de 2019, na ocasião da Semana Acadêmica do Programa de Pós-graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações, o PPGGCO recebeu dois palestrantes vindos de países europeus, que são referência em suas áreas de atuação. Uma dessas palestrantes, a professora Dra. Florinda Maria Carreira Neto Matos, participou como membro externo na banca de dissertação de duas discentes do PPGGCO: Cristiane Resquiti Paulino Strozzi e Andréia de Cássia Gonçalves Costa.
Infraestrutura e acessibilidade
O Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações está localizado no 1º pavimento do Bloco 7, do Campus da UniCesumar. A Secretaria atende no horário das 8h00 às 12h00 e das 14h00 às 22h50. O Programa dispõe:
- Secretaria;
- Gabinete da direção;
- Gabinetes de professores;
- Sala de reuniões;
- Biblioteca Setorial;
- Auditório Dona Etelvina, com capacidade para 420 pessoas, equipado, localizado no último piso do Bloco 7;
- Salas de aula, com capacidade para até 25 alunos;
- Laboratório de informática.
Além das instalações exclusivas do Programa, está disponível aos alunos e professores toda a infraestrutura da UniCesumar, como equipamentos, laboratórios de informática, com aproximadamente 450 máquinas, serviço de reprografia, cantina e estacionamento. Adicionalmente, a UniCesumar possui uma biblioteca no 2º e 3º pavimentos do Bloco 8, com 4.000 m² e tem por missão promover o acesso, a recuperação e a transferência da informação atualizada para toda a comunidade acadêmica. O acervo é constituído por livros, periódicos, dissertações, teses, folhetos, multimeios e outros documentos em diversos formatos (suportes físicos). O atendimento da biblioteca é de 2ª a 6ª, das 7h30 às 22h30 e aos sábados, das 8h00 às 16h30, permanecendo fechada aos domingos e feridos. O PPGGCO conta ainda com o apoio da UniCesumar empresarial, um espaço de fomento e interação com a comunidade com estrutura adequada para a elaboração e execução de projetos e pesquisas usando Tecnologias da Informação e Comunicação, bem como o apoio do Núcleo de Educação a Distância (NEaD). A estrutura do Núcleo de Educação a distância ocupa uma área de 3.000 m² com espaços destinados à coordenadoria pedagógica, coordenadoria de gestão e planejamento, coordenadoria tecnológica, coordenadoria de polos, coordenações de cursos, produção de materiais, secretaria do NEaD e Acadêmica, salas de mediação e estúdios de TV, que contemplam equipamentos de edição de audiovisuais e equipamentos para disponibilização de conteúdo pela Internet e por canal satélite exclusivo. Este espaço já vem sendo usado para a produção de mídias e para o desenvolvimento de pesquisas com objetos de aprendizagem, ensino, aprendizagem, gestão pedagógica, gestão acadêmico-administrativa e outras ligadas às Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC no ambiente virtual de aprendizagem.
Alunos Não-regulares
Segundo o Regimento da Pós-Graduação Stricto Sensu da UniCesumar, a aceitação de alunos não-regulares será condicionada ao parecer do(a) coordenador(a) do PPG, que deverá enviá-lo ao colegiado do PPG para homologação. Os alunos não regulares poderão cursar até 1/3 (um terço) dos créditos em disciplinas referentes ao PPG. Os créditos cursados como alunos não regulares terão validades de dois anos a partir da sua conclusão.
Bancas
Agenda Executada
Agenda de Banca de Dissertação 2020 |
Agenda de Banca de Dissertação 2019 |
Agenda de Banca de Dissertação 2018 |
Agenda de Banca de Dissertação 2017 |
Bancas de Mestrado PCI / MINTER
Edital Credenciamento de Docente
Processo seletivo para Credenciamento de Docente |
Resultado Final Do Credenciamento De Docentes |
EDITAL – Inscrições até 19/07/2024 |
Resultado preliminar – Elegível – Entrevista |
Pós-Doutorado
REGULAMENTO POS-DOUTORADO VOLUNTARIO
EDITAL 01/2024 POS DOUTORADO VOLUNTARIO
CARTA DE ACEITE DO SUPERVISOR DE ESTÁGIO PÓS-DOUTORAL VOLUNTÁRIO (anexo I)
PLANO DE TRABALHO DO PÓS-DOUTORANDO VOLUNTÁRIO (anexo II)
REQUERIMENTO DE INSCRIÇÃO (anexo III)
TERMO DE COMPROMISSO (anexo IV)
DECLARAÇÃO DE RECONHECIMENTO DE DIREITOS DE PROPRIEDADE INTELECTUAL (anexo V)
TERMO DE RESPONSABILIDADE (anexo VI)
TERMO DE ADESÃO (anexo VII)
RELATÓRIO PARCIAL (anexo IX)
RELATÓRIO FINAL (anexo X)
PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO/CAPES (PNPD/CAPES)
O PNPD/CAPES, Programa Nacional de Pós-doutorado da CAPES, é um programa de concessão institucional que financia estágios pós-doutorais em Programas de Pós-Graduação (PPG) stricto sensu acadêmicos recomendados pela CAPES.
Bolsistas:
MARIA LIGIA GANACIM GRANADO RODRIGUES ELIAS | |
---|---|
Curriculo Lattes | |
Período: 03/2019 a 01/2021 |
ADRIANA YANINA ORTIZ | |
---|---|
Curriculo Lattes | |
Período: 07/2017 a 02/2019 |
IGOR DE PAIVA AFFONSO | |
---|---|
Curriculo Lattes | |
Período: 10/2015 a 01/2017 |
PCI/MINTER
Autoavaliação
A Autoavaliação é compreendida pela comunidade acadêmica da UniCesumar como um importante recurso de coleta de informações didático-pedagógicas, administrativas e de infraestrutura que possibilitam traçar um panorama das condições do momento em que as pesquisas são realizadas e um histórico evolutivo da gestão institucional em todos os seus aspectos.
Na perspectiva da pós-graduação stricto sensu, em consonância com o proposto pela Diretoria de Avaliação da CAPES, a autoavaliação se apresenta como um complemento obrigatório à avaliação externa realizada periodicamente, uma vez que possibilita focar no processo de formação e nas ações de melhoria, valorizando o planejamento dos programas em busca de uma formação de qualidade e que atenda as necessidades acadêmicas e sociais.
Projeto de Autovaliação do Programa de Mestrado em Gestão do conhecimento nas organizações
Resultado da Autoavaliação de Estrutura e Pessoal
Resultados da Autoavaliação do Egresso
Localização
Av. Guedner, 1610, Jardim Aclimação, Maringá-PR
Contatos
SECRETARIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES
Térreo Do Bloco 07 – Av. Guedner, N. 1610 – Jardim Aclimação
Cep 87.050-390 – Maringá – Paraná
Endereço Eletrônico:
Telefone:
(44) 3309-2629
(44) 99161-0941 (WhatsApp)
Horário de atendimento:
08h00 às 19h00 de segunda a sexta-feira.
Prof. Dr. Ivan Dias Da Motta
Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação
Prof. Dr. Nelson Nunes Tenório Junior
Coordenador do Programa
Patrícia Panta Ferreira Trento
Secretária Acadêmica dos Programas Stricto Sensu
Márcia Cristina da David Sbrana
Secretária do Programa