Unicesumar
Unicesumar

Mestrado

GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES

Mestrado GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES

RECOMENDE:

Processo Seletivo

Processo de Seleção para ingresso no ano de 2021
Edital (NOVO)

Inscreva-se

 

Processo Seletivo Interno de Bolsas III 2020 
Edital resultado III 2020
Edital

 

Processo Seletivo Interno de Bolsas II 2020 
Edital resultado II 2020
Edital

 

Processo Seletivo Interno de Bolsa Prosup/Capes
Resultado
Edital

 

Processo de Seleção para ingresso no ano de 2020 – Vagas Remanescentes II
Resultado
Edital
Inscrição

 

Processo Seletivo Interno de Bolsas 2020
Resultado
Edital

 

Processo de Seleção para ingresso no ano de 2020 – Vagas Remanescentes
Resultado Final
Edital de Entrevistas
Edital
Inscrição

 

Processo de Seleção para ingresso no ano de 2020
Edital – Resultado Final
Edital de Entrevista
Edital
Inscrição
Demais Anos
Processo Seletivo Interno de Bolsas e Taxas
Edital Nº 001/2019
Edital Nº 002/2019
Resultado
Edital Nº 006/2019
Resultado
Edital Nº 010/2019
Edital Nº 011/2019

 

Processo de Seleção para ingresso no ano de 2019 – Vagas Remanescentes
Edital
Resultado

 

Seleção de Bolsista de Pós-doutorado para o Programa nacional de Pós-doutorado (PNPD)
Edital Nº 003/2019
Edital dos selecionados para entrevista
Resultado

 

Processo de Seleção para ingresso no ano de 2019
Edital
Edital dos selecionados para entrevista Resultado

 

Processo Seletivo Interno de Bolsas 2018 – Edital Nº 008/2018
Edital
Resultado
Processo Seletivo Interno de Bolsas 2018 – Edital Nº 006/2018
Edital
Resultado

 

Processo Seletivo Interno de Bolsas 2018 – Edital Nº 03/2018
Edital
Resultado

 

Processo de Seleção para ingresso no ano de 2018 – Vagas Remanescentes
Edital
Resultado

 

Processo de Seleção para ingresso no ano de 2018
Edital
Edital dos selecionados para entrevista Resultado

 

Processo Seletivo Interno para Bolsa Remanescente Modalidade Prosup I (bolsa)
Edital
Resolução
Resultado

 

Processo Seletivo Interno para Bolsa Remanescente Modalidade Prosup II (taxa)
Edital
Resultado

 

Seleção de Bolsista para o Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) 2017
Edital
Anexo I – Formulário Inscrição – 2017
Anexo II – Modelo de Currículo – Candidatos Estrangeiros 2017
Resultado

 

Processo Seletivo Interno de Bolsas e Taxas 2017
Edital
Resultado

 

Processo Seletivo Mestrado 2017 – Vagas Remanescentes
Edital
Edital de Entrevistas
Resultado

 

Processo Seletivo Mestrado 2017
Resultado
Edital dos selecionados para entrevista
Edital

 

Processo Seletivo Interno de Bolsas e Taxas 2016
Edital
Retificação do Edital
Resultado Final

 

Processo Seletivo para ingresso em 2016 – Vagas Remanescentes
Edital
Edital de Entrevista
Resultado

 

Processo Seletivo Mestrado 2016
Edital Nº 014/2015 (Edital de retificação)
Edital de Entrevistas
Edital Resultado Final PPGGCO 2016

 

Seleção de Bolsista para o Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD)
Edital

 

Processo Seletivo de Concessão de Taxas PROSUP/CAPES – 2015
Resultado

 

PROCESSO SELETIVO 2015
Edital de Aprovados – Resultado Final
Edital de Entrevistas
Prorrogação do prazo de inscrição
Retificação do Edital Seleção 2015
Edital Seleção 2015

 

PROCESSO SELETIVO 2014
Resultado do Processo Seletivo Interno de Bolsas(Adicionais) PROSUP/CAPES Nº7/2014
Edital Nº7/2014 – Processo Seletivo Interno de Bolsas(Adicionais) PROSUP/CAPES – Unicesumar 2014
Cronograma de Disciplinas do Segundo Semestre de 2014 – PPGGCO
Resultado Processo Seletivo Interno de Bolsas e Taxas Remanescentes PROSUP CAPES
Processo Seletivo Interno de Bolsas e Taxas Remanescentes PROSUP CAPES
Resultado do Processo Seletivo Interno de Bolsas e Taxas PROSUP/CAPES
Edital do Processo Seletivo Interno de Bolsas e Taxas PROSUP/CAPES
Edital de Vagas Remanescentes
Resultado do Processo Seletivo
Edital para Entrevistas Seleção 2014

Sobre o Curso

2466_mestrado_selomestrado

A Gestão do Conhecimento é um processo que envolve um conjunto de técnicas e ferramentas para identificar e utilizar os ativos de informação e de conhecimento, os quais são organizados para melhorar a capacidade da organização de mobilizar conhecimento com vistas ao aumento de seu desempenho. Atualmente, a informação e o conhecimento podem ser um grande diferencial para a competitividade e eficiência nas organizações. Por isso, as organizações públicas e privadas precisam aprimorar processos e mão de obra visando à gestão do conhecimento. O Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações (PPGGCO) do Centro Universitário de Maringá (UniCesumar) é um programa em nível de mestrado credenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Este programa vem reafirmar a preocupação da Instituição na pesquisa e pós-graduação em Gestão do Conhecimento, área interdisciplinar apoiada na Instituição por excelentes cursos de graduação e pós-graduação lato-sensu nas áreas de gestão, educação, tecnologia e outras áreas correlatas, contando com um renomado corpo docente e nova e ampla biblioteca com os mais importantes livros e periódicos da área. O PPGGCO foi concebido e organizado em uma área de concentração denominada Gestão do Conhecimento nas Organizações, respondendo ao contexto contemporâneo que exige de indivíduos e organizações competências voltadas para o trabalho com informação e conhecimento. Tem como objetivo principal buscar soluções científicas e tecnológicas para a implementação de processos de gestão organizacional orientados pelo conhecimento.

Fundamentado em linhas de pesquisa, busca promover, de forma interdisciplinar, o ensino, a pesquisa e a extensão sobre o conhecimento como componente fundamental para garantir a competitividade das empresas dentro do contexto da Sociedade do Conhecimento.


Banca de Mestrado

Apresentação

Atualmente, vivenciamos a Era do Conhecimento. O avanço das tecnologias da informação e da comunicação possibilitou a existência de uma sociedade composta por pessoas e organizações que se conectam ao redor do mundo. Nesse contexto, emerge a importância do conhecimento. Se na era da sociedade industrial, a produção de riqueza sustentava-se nos fatores tradicionais de produção, trabalho, terra e capital, no presente, o conhecimento passou a se constituir o fator estratégico para a sustentabilidade das organizações.

Nessa realidade e na perspectiva das economias baseadas no conhecimento, evidencia-se a Gestão do Conhecimento. O conhecimento possui natureza complexa, pois uma parte pode ser explicitada, codificada, mas outra, está nas pessoas, nas suas experiências, nas suas histórias de vida e suas percepções. Por meio de métodos, técnicas, práticas e ferramentas para a identificação, mobilização e utilização dos ativos da informação e de conhecimento, a Gestão do Conhecimento, estruturado no tripé pessoas, processos e tecnologia, instrumentaliza-se para se atingir os objetivos das organizações,

Tendo em vista essa evolução e demanda das organizações locais e regionais, de natureza pública ou privada, o Programa de Gestão do Conhecimento nas Organizações (PPGGCO) foi constituído e aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), iniciando suas atividades em 2014.

A proposição do PPGGCO visa as necessidades de sua área de influência econômica, social, ambiental e suas especificidades sem, no entanto, estar circunscritas a esses espaços. Os problemas dessas ordens justificam a criação de um programa interdisciplinar no escopo proposto. Entende-se que a interdisciplinaridade coloca o desafio de fundir campos de pesquisa, transferir métodos, produzir novos conhecimentos e formar profissionais diferenciados, aptos a lidar com a complexidade dos problemas da atualidade.

Matriz Curricular

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS CH CR Professor (a) Dr. (a) Ementa
Teoria do Conhecimento 45 3 José Aparecido Pereira e Reginaldo Alicandro Bordin Ementa
Gestão do Conhecimento 60 4 Rejane Sartori, Nelson Nunes Tenório Junior e Reginaldo Alicandro Bordin Ementa
Metodologia da Pesquisa Interdisciplinar 45 3 Hilka Pelizza Vier Machado, José Aparecido Pereira e Flávio Bortolozzi Ementa
DISCIPLINAS ELETIVAS CH CR    
ELETIVAS DA LINHA EDUCAÇÃO E CONHECIMENTO
Aprendizagem em Ambientes Virtuais 45 3 Iara Carnevale de Almeida e Tania Regina Corredato Periotto Ementa
Mídia e Conhecimento 45 3 Regiane da Silva Macuch, Iara Carnevale de Almeida e Flávio Bortolozzi Ementa
Aprendizagem e Gestão do Conhecimento 45 3 Leticia Fleig Dal Forno e Regiane da Silva Macuch, Ementa
ELETIVAS DA LINHA DE ORGANIZAÇÃO E CONHECIMENTO
Conhecimento e Inovação nas Organizações 45 3 Hilka Pelizza Vier Machado, Leticia Fleig Dal Forno e Rejane Sartori Ementa
Teorias das Organizações 45 3 Cláudia Herrero Martins Menegassi, Luiz Tatto e José Aparecido Pereira Ementa
Economia do Conhecimento 45 3 Ely Mitie Massuda e Arthur Gualberto Bacelar da Cruz Urpia Ementa
ELETIVAS GERAIS
Estatística 30 2 Arthur Gualberto Bacelar da Cruz Urpia e Flávio Bortolozzi Ementa
Novas Tecnologias na Gestão do Conhecimento 30 2 Iara Carnevale de Almeida e Nelson Nunes Tenório Junior Ementa
Tópicos Avançados em Gestão do Conhecimento 30 2 Cláudia Herrero Martins Menegassi, Nelson Nunes Tenório Junior Ementa
Gestão do Conhecimento em Políticas Públicas 30 2 Ely Mitie Massuda e Leticia Fleig Dal Forno Ementa
Inteligência Organizacional 30 2 Cláudia Herrero Martins Menegassi, Luiz Tatto e Nelson Nunes Tenório Junior Ementa
Docência no Ensino Superior (obrigatória para os bolsistas PROSUP/CAPES) 45 3 Tania Regina Corredato Periotto Ementa
ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES CH CR    
Atividades Interdisciplinares I (1º semestre de atividades) 30 2 Arthur Gualberto Bacelar da Cruz Urpia, Ely Mitie Massuda e José Aparecido Pereira Ementa
Atividades Interdisciplinares II (2º semestre de atividades) 30 2 Arthur Gualberto Bacelar da Cruz Urpia, Cláudia Herrero Martins Menegassi, Luiz Tatto e Nelson Nunes Tenório Junior Ementa
ATIVIDADES DE ORIENTAÇÃO DA DISSERTAÇÃO CH CR    
Elaboração e Defesa da Dissertação  90  3

Área de Concentração

Área De Concentração:  Gestão do Conhecimento nas Organizações

O contexto contemporâneo exige, de indivíduos e organizações, competências voltadas para o trabalho com informação e conhecimento e tem como objetivo principal buscar soluções científicas e tecnológicas para a implementação de processos de gestão organizacional orientados pelo conhecimento. Dessa forma, é promovido, de forma interdisciplinar, o ensino, a pesquisa e a extensão sobre o conhecimento como componente fundamental para garantir a competitividade das empresas dentro do contexto da Sociedade do Conhecimento.

Linhas de Pesquisa

LINHA DE PESQUISA:

1 ORGANIZAÇÕES E CONHECIMENTO

Essa linha de pesquisa tem como objetivo investigar, estudar e desenvolver pesquisas para o desenvolvimento e a implantação de metodologias, políticas e soluções que auxiliem na identificação, organização, compartilhamento, difusão e aplicação do conhecimento nas organizações.

Projetos Integradores Vinculados:

P1 – CONHECIMENTO E INOVAÇÃO EM ORGANIZAÇÕES
P3 – PROGRAMA DE EXCELÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA – PEEB

Docentes Vinculados:

Docente responsável: Arthur G. Bacelar da Cruz Urpia
Participantes:
Cláudia Herrero Menegassi
Ely Mitie Massuda
Flávio Botolozzi
Hilka P. V. Machado
Iara Carnevale de Almeida
Luiz Tatto
Nelson Nunes Tenório Júnior
Rejane Sartori

LINHA DE PESQUISA:

2 EDUCAÇÃO E CONHECIMENTO

Essa linha tem pesquisa como objetivo investigar os pressupostos teóricos do conhecimento e da educação, assim como analisar e compreender os processos de formação e investigar a interface entre a ciência, a tecnologia e a inovação a serviço da educação.

Projetos Integradores Vinculados:

P2 – EDUCAÇÃO E CONHECIMENTO
P3 – PROGRAMA DE EXCELÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA – PEEB

Docentes Vinculados:
Docente responsável: Letícia Fleig Dal Forno
Participantes:
Arthur Gualberto Bacelar da Cruz Urpia
Ely Mitie Massuda
Iara Carnevale de Almeida
José Aparecido Pereira
Regiane da Silva Macuch
Reginaldo Alicandro Bordin
Tânia Regina Corredato Periotto

DESCRIÇÃO DOS PROJETOS INTEGRADORES:

P1 – CONHECIMENTO E INOVAÇÃO EM ORGANIZAÇÕES

As organizações de todos os tipos, sejam elas públicas, privadas, não governamentais, educacionais ou cooperativas, são afetadas em maior ou menor grau por questões relacionadas ao conhecimento e à inovação. Nesse sentido, a Gestão do Conhecimento (GC) pode ser entendida como uma prática social e de gestão para a utilização do conhecimento e dos ativos de informação nas organizações de diversos tipos e diferentes escopos. Com o tempo, a GC passou a ser entendida como elemento chave e variável interveniente em processos de mudança e adaptação organizacional e como variável independente nos processos de inovação organizacional, operando de forma associada com conceitos correlatos, tais como a gestão da informação, a gestão por competências, o empreendedorismo, entre outros. A literatura acadêmica sobre o assunto tem sido capaz de produzir material teórico, metodológico e empírico sobre as relações conceituais acima descritas principalmente em organizações privadas, de intenso uso de tecnologia e situadas no centro do desenvolvimento do capitalismo mundial. Contudo, é preciso entender que o conhecimento, a inovação e a GC afetam de forma não homogênea organizações (i) em diferentes contextos socioculturais e históricos, (ii) em diferentes estágios de desenvolvimento, escala e ciclos-de-vida e (iii) com estruturas, arranjos e naturezas jurídicas diversas. Nesse sentido, o presente projeto apresenta, de forma não exaustiva, algumas questões norteadoras cujos propósitos são os de fazer avançar as teorias e os modelos de GC bem como permitir reflexões e produtos acadêmicos diversos, como dissertações e projetos de iniciação científica, além de permitir projetos de menor escopo: como o conhecimento, a inovação e as demais variáveis relacionadas a esses conceitos afetam as organizações? Como afetam as organizações públicas? Como afetam as micro, pequenas e médias empresas? Como afetam as relações em organizações cujo conhecimento é o insumo principal, tais como organizações educacionais em seus diversos níveis?

P2 – EDUCAÇÃO E CONHECIMENTO

A complexidade que envolve as contemporâneas relações sociais exigem novas maneiras de se elaborar o conhecimento e a pesquisa. A estreita relação entre as mudanças e avanços ocasionados pela tecnologia originam novas necessidades, possibilidades e desafios. A tecnologia afeta a maneira como ocorre o processo ensino-aprendizagem, oferecendo aos educadores formas dinâmicas para atingir diferentes tipos de alunos e a estes, obter, analisar, sintetizar, avaliar e compreender informações por intermédio de vários meios, de modo a construir novos conhecimentos, tendo em vista a potencialidade inerente das tecnologias para armazenamento, recuperação e acesso à informação. A educação deve se preocupar em promover condições que conduzam a compreensão do indivíduo em relação ao mundo que o cerca, despertando sua curiosidade intelectual e estimulando seu senso crítico para que possa interferir no meio em que vive, sentindo-se parte dele, assim, educar na era da informação propõe que a escola contemporânea se volte mais para a sensibilidade humana que para uma racionalidade abstrata e distante. A sociedade contemporânea exige uma educação comprometida com a transformação dos sujeitos, favorecendo a autonomia, a busca pela organização das experiências vividas e a construção de um conhecimento que propicie a interação com o mundo e com o outro. Este projeto tem como objetivo estudar e compreender os processos de formação de acadêmicos de iniciação científica, pesquisadores e docentes nas diversas áreas do saber, além de analisar a interface entre a ciência, a tecnologia e a inovação a serviço da educação. Para isso, privilegia uma metodologia interdisciplinar por meio do qual a educação e o conhecimento são pensados articuladamente. As pesquisas realizadas pelo grupo estão relacionadas à Gestão do Conhecimento, cujas bases teóricas, práticas, ferramentas e tecnologia são estudadas em suas diferentes composições e setores sociais, tanto atuais quanto pregressos. Prioriza, especialmente, a educação básica, o ensino médio e superior, em suas diferentes modalidades. No que se propõe, oportuniza meios para integrar acadêmicos na pesquisa, em diálogo com as diversas fontes do conhecimento, tanto quanto inseri-los na aplicação das práticas de Gestão do Conhecimento com a finalidade de melhorar o ensino e as organizações.

P3: PROGRAMA DE EXCELÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA – PEEB

A Gestão do Conhecimento (GC) possui íntima relação com organizações de uso intenso de conhecimento. Nesse sentido, existe razoável literatura acadêmica sobre GC e universidades, tratando de temas tais como gerenciamento do conhecimento em instituições de ensino superior, transferências de tecnologia e conhecimento entre universidades e organizações tradicionais, entre outros. Por outro lado, as relações entre a GC e organizações educacionais voltadas à Educação Básica permanecem pouco claras. É certo que a Educação Básica é tema estratégico no desenvolvimento educacional do país. Nesse sentido, a Capes passa a abrigar um órgão finalístico denominado Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica, o DEB. A Diretoria assume, como atribuição, induzir e fomentar a formação inicial e continuada de profissionais da educação básica e estimular a valorização do magistério em todos os níveis e modalidades de ensino (CAPES, 2009). Em harmonia com essas preocupações estratégicas, mas operando de forma sinérgica, este projeto vinculado ao Programa de Excelência na Educação Básica (PEEB) busca identificar, compreender e refletir sobre os processos de gestão das organizações voltadas à Educação Básica, além de investigar como as gestões da escola, do professor, da família e da sociedade civil organizada podem impactar no desenvolvimento da educação de qualidade da rede pública municipal. Abrange municípios distribuídos nas regiões da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar) e da Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (Amunpar). Considerando que a escola é um espaço privilegiado para a aprendizagem e aperfeiçoamento das habilidades dos alunos, as pesquisas abarcam as responsabilidades de todas as pessoas que compõem a equipe de profissionais que atuam na escola, o diretor, pedagogo, professor, equipe de apoio, além da família e da sociedade, que têm papel fundamental no sucesso da educação básica. O PEEB orienta a escola na perspectiva da gestão, o professor na condução do processo de ensino e aprendizagem, a família como núcleo de referência emancipatória de cada indivíduo, a sociedade civil organizada fomentadora do capital intelectual desenvolvido na escola que, em sua essência, remete à gestão do conhecimento.

PROJETOS DOCENTES DO PPGGCO

-ANTERIORES:

Arthur G. Bacelar da Cruz Urpia: Gestão do conhecimento no ensino público: um estudo de caso para as escolas da região AMUSEP.
Cláudia Herrero Martins Menegassi: A Gestão do Conhecimento e a Engenharia do Conhecimento e suas Aplicações nas Organizações.
Ely Mitie Massuda: Gestão do Conhecimento: estudos de casos em organizações paranaenses
Flavio Bortolozzi: A gestão do conhecimento e a Engenharia do conhecimento e suas aplicações nas organizações
Hilka P. V. Machado: Geração de conhecimento em processos de expatriação e repatriação em pequenas e médias empresas
Iara Carnevale de Almeida: O conhecimento e sua gestão em contextos diversos de setores e organizações.
José Aparecido Pereira: Componentes antropológicos, epistemológicos e educacionais da Gestão do Conhecimento nas Organizações
Letícia Fleig Dal Forno: Gestão do Conhecimento e Comunidade de Prática na Educação
Luiz Tatto: Instrumento de Diagnóstico em Gestão do Conhecimento
Nelson Nunes Tenório Júnior: O papel da gestão do conhecimento na indústria de software: uma investigação sobre o uso de modelos, processos, práticas e ferramentas.
Regiane da Silva Macuch: Gestão do Conhecimento no Ensino Público.
Reginaldo Alicandro Bordin: Estudos Críticos sobre a ressignificação da educação e do conhecimento na pós-modernidade.
Rejane Sartori: Gestão do Conhecimento nas Organizações: Um Estudo dos Processos, Práticas, Ferramentas e Indicadores
Tânia Regina Corredato Periotto: As dimensões da educação de qualidade sob a perspectiva da gestão do conhecimento.
FINANCIAMENTO: Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI)

ATUAIS (2020):

Arthur G. Bacelar da Cruz Urpia: O compartilhamento do conhecimento em organizações da região da AMUSEP.
Cláudia Herrero Martins Menegassi: Educação empreendedora para estudantes da área de tecnologia da informação por meio do fomento ao desenvolvimento de produtos e serviços
Ely Mitie Massuda: Gestão do Conhecimento nas Organizações Paranaenses
Flávio Bortolozzi: A Gestão e Engenharia do Conhecimento nas Organizações.
Hilka P. V. Machado: Conhecimento e Comunicação Digital intra ou inter organizacional: impactos em organizações e indivíduos
Iara Carnevale de Almeida: Laboratório Experimental de Pesquisa Científica aplicado à Sistemas de Gestão do Conhecimento
Letícia Fleig Dal Forno: Socialização e Compartilhamento do Conhecimento nos processos educativos
Luiz Tatto: Instrumento de Diagnóstico em Gestão do Conhecimento
Nelson Nunes Tenório Júnior: Um estudo do uso de modelos, processos, práticas, ferramentas e fatores humanos da gestão do conhecimento na área tecnológica
Regiane da Silva Macuch: Gestão do Conhecimento no Ensino Público
Reginaldo Alicandro Bordin: Educação e Gestão do Conhecimento: conceitos, organizações e desafios
Rejane Sartori: Relações e implicações da Gestão do Conhecimento e Capital Intelectual nas Organizações
Tânia Regina Corredato Periotto: Práticas colaborativas e a construção do conhecimento em organizações escolares
FINANCIAMENTO: Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI
Projeto de Pesquisa: Conhecimento, Competências e Inovação em Organizações na região da AMUSEP

Grupos de Pesquisa

GRUPOS DE PESQUISA LÍDER PARTICIPANTES DOCENTES
Organizações e Conhecimento – CESUMAR Prof.ª Dr.ª Cláudia Herrero Martins Menegassi Prof.ª Dr.ª Rejane Sartori Prof. Dr. Flávio Bortolozzi Prof. Dr. Luiz Tatto Prof. Dr. Nelson Nunes Tenório Junior Prof.ª Dr.ª Rejane Sartori Prof.ª Dr.ª Cláudia Herrero Martins Menegassi
Educação e Conhecimento Prof.ª Dr.ª Leticia Fleig Dal Forno Prof. Dr. Reginaldo Aliçandro Bordin Prof. Dr. Arthur Gualberto Bacelar da Cruz Urpia Prof. Dr. Flávio Bortolozzi Prof.ª Dr.ª Iara Carnevale de Almeida Prof. Dr. José Aparecido Pereira Prof.ª Dr.ª Leticia Fleig Dal Forno Prof. Dr. Luiz Tatto Prof.ª Dr.ª Regiane da Silva Macuch Prof. Dr. Reginaldo Aliçandro Bordin
Ciência, Tecnologia e Sociabilidade – CESUMAR Profª. Dr.ª Leticia Fleig Dal Forno Prof. Dr. Flávio Bortolozzi Prof. Dr. Arthur Gualberto Bacelar da Cruz Urpia Prof. Dr. Flávio Bortolozzi Prof.a Dr.ª Iara Carnevale de Almeida Prof.a Dr.ª Leticia Fleig Dal Forno Prof. Dr. Luiz Tatto Prof.a Dr.ª Regiane da Silva Macuch Prof. Dr. Nelson Nunes Tenório Junior
Conhecimento e Inovação – CESUMAR Prof.a Dr.ª Hilka Pelizza Vier Machado Prof.a Dr.ª Rejane Sartori Prof. Dr. Arthur Gualberto Bacelar da Cruz Urpia Prof.ª Dr.ª Ely Mitie Massuda Prof.ª Dr.ª Hilka Pelizza Vier Machado Prof.ª Dr.ª Rejane Sartori
GEEB – Gestão e Excelência na Educação Básica – CESUMAR Prof.ª Dr.ª Tania Regina Corredato Prof. Dr. Arthur Gualberto Bacelar da Cruz Urpia Prof.ª Dr.ª Ely Mitie Massuda Prof. Dr. Flávio Bortolozzi Prof.ª Dr.ª Tania Regina Corredato Prof. Dr. Arthur Gualberto Bacelar da Cruz Urpia

Corpo Docente

Coordenador do Programa
Ely Mitie Massuda
ely.massuda@unicesumar.edu.br  Curriculo Lattes
Doutora em História Econômica pela Universidade de São Paulo.

 

Vice-coordenador do Programa
Arthur Gualberto Bacelar da Cruz Urpia
arthur.urpia@unicesumar.edu.br  Curriculo Lattes
Doutor em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ.
Corpo Docente.
Arthur Gualberto Bacelar da Cruz Urpia
arthur.urpia@unicesumar.edu.br  Curriculo Lattes
Doutor em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ.

 

Cláudia Herrero Martins Menegassi
claudia.menegassi@unicesumar.edu.br  Curriculo Lattes
Doutora em Administração pela Universidade Positivo.

 

Ely Mitie Massuda (Coordenador)
ely.massuda@unicesumar.edu.br  Curriculo Lattes
Doutora em História Econômica pela Universidade de São Paulo.

 

Flávio Bortolozzi
flavio.bortolozzi@unicesumar.edu.br  Curriculo Lattes
Doutor em Engenharia de Sistemas Informática. Universitè de Technologie de Compiègne, UTC, França(1991).

 

Hilka Pelizza Vier Machado
hilka.machado@unicesumar.edu.br  Curriculo Lattes
Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina.

 

Iara Carnevale de Almeida
iara.almeida@unicesumar.edu.br  Curriculo Lattes
Doutora em Informática pela Universidade Federal pelo Rio Grande do Sul.

 

José Aparecido Pereira
jose.aparecido@unicesumar.edu.br  Curriculo Lattes
Doutorado em Filosofia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.

 

Leticia Fleig Dal Forno
leticia.forno@unicesumar.edu.br  Curriculo Lattes
Doutora em Educação pela Universidade de Lisboa, UL, Portugal

 

Luiz Tatto
Luiz.tatto@unicesumar.edu.br  Curriculo Lattes
Pós-doutorado em Ciências Sociais Aplicadas pela Università Ca’ Foscari Venezia – Itália Doutor em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina.

 

Nelson Nunes Tenório Junior
Nelson.tenorio@unicesumar.edu.br  Curriculo Lattes
Doutor em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

 

Regiane da Silva Macuch
regiane.macuch@unicesumar.edu.br  Curriculo Lattes
Pós-doutorado em Psicologia e de Ciências da Educação pela Universidade do Porto – Portugal Doutora em Psicologia e de Ciências da Educação pela Universidade do Porto – Portugal.

 

Reginaldo Alicandro Bordin
reginaldo.bordin@unicesumar.edu.br  Curriculo Lattes
Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá.

 

Rejane Sartori
Rejane.sartori@unicesumar.edu.br  Curriculo Lattes
Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina.

 

Tania Regina Corredato Periotto
tania.periotto@unicesumar.edu.br  Curriculo Lattes
Doutora em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais pela Universidade Estadual de Maringá.

Corpo Discente

Discentes 2020
Nome Curriculo Lattes
ADRIANA LUVIZOTTO VIEIRA  Curriculo Lattes
AMANDA CAROLINA TEIXEIRA  Curriculo Lattes
ANA PAULA REVELINI  Curriculo Lattes
ANDREINE EWALD BUSNELLO  Curriculo Lattes
BRUNO ECKERT BERTUOL  Curriculo Lattes
CRISTIANE APARECIDA DE SOUZA SABBAG  Curriculo Lattes
DIOGO RIBEIRO GARCIA  Curriculo Lattes
ÉRICA CRISTINA LIMA DE MIRANDA  Curriculo Lattes
FABIANO DA SILVA YOITI KANADANI  Curriculo Lattes
FABRICIO RICARDO TOMAZ BERNARDELLI  Curriculo Lattes
JANETE APARECIDA FERREIRA  Curriculo Lattes
JÉSSICA DA SILVA AGOSTINHO BERTUOL  Curriculo Lattes
JONAS DE MELLO CARNEIRO  Curriculo Lattes
JULIANA PATRÍCIA DE SOUZA SANTOS  Curriculo Lattes
LARISSA MAIARA BARBOSA GOMES  Curriculo Lattes
LÉIA DE SOUZA MORAES SILVA  Curriculo Lattes
MARIA CECILIA DE SOUZA LEME  Curriculo Lattes
RAYANNE APARECIDA MACHADO  Curriculo Lattes
REINALDO REPINASI DOS SANTOS  Curriculo Lattes
TIAGO CARVALHO SABATINO  Curriculo Lattes
VANIA CRISTINA DE ROSSI GARCIA  Curriculo Lattes
VÂNIA LUZIA TIEDT TORRES  Curriculo Lattes
WALDIRENE DE CÁSSIA DANTAS  Curriculo Lattes
Discentes 2019
Discentes 2019
Nome Curriculo Lattes
ANA PAULA BORGES CASTARDO  Curriculo Lattes
BIANCA GARCIA DE GRAZIA BACHA ESTEVAM  Curriculo Lattes
BRUNA HERNANDES SCARABELLI  Curriculo Lattes
CÁTIA SIRLENE LUNKES MARCON  Curriculo Lattes
DEIVISON AUGUSTO DOS SANTOS DOMINGUES  Curriculo Lattes
DÊNIS MARTINS DE OLIVEIRA  Curriculo Lattes
ELIDIA MARTA MACHADO DAL PIZZOL  Curriculo Lattes
EVANDRO FRANCO DA CONCEIÇÃO  Curriculo Lattes
FABIANA NOVAIS DA SILVA  Curriculo Lattes
FABRICIO RICARDO TOMAZ BERNARDELLI  Curriculo Lattes
FELIPE PEREIRA DE MELO  Curriculo Lattes
FERNANDA CROCETTA SCHRAIBER  Curriculo Lattes
FLÁVIA DANTAS DE AZEVEDO TEIXEIRA  Curriculo Lattes
GABRIEL LUÍS PAULINO STROZZI  Curriculo Lattes
GRACIELE RODRIGUES  Curriculo Lattes
KÁSSIA RAYANE FURTADO PEREIRA  Curriculo Lattes
LEANDRO NELSON PAGANI  Curriculo Lattes
LETÍCIA GRAZIELE ROQUE  Curriculo Lattes
LUIS AUGUSTO SAUTCHUK MARCHI  Curriculo Lattes
LUIZ FERNANDES DA SILVA  Curriculo Lattes
LUIZ WALTER PACOLA  Curriculo Lattes
MARCIA DAYANA FERNANDES  Curriculo Lattes
RAPHAEL MARQUEZI PEREIRA  Curriculo Lattes
RICARDO DEIBLER ZAMBRANO JÚNIOR  Curriculo Lattes
SARA REGINA DE GODOI QUIODEROLI  Curriculo Lattes
TIAGO PAVAN REQUI  Curriculo Lattes
Discentes 2018
Discentes 2018
Nome Curriculo Lattes
ADRIANA SAO JOAO  Curriculo Lattes
ALDENISIA BENTO DE FREITAS GIOVANNI  Curriculo Lattes
ANA PAULA FRANCISCA DOS SANTOS  Curriculo Lattes
ANA PAULA REVELINI  Curriculo Lattes
ANDREA CRISTINA SHIMA DA MOTTA  Curriculo Lattes
ANDRÉIA DE CÁSSIA GONÇALVES COSTA  Curriculo Lattes
AZINETE BENTO DE FREITAS  Curriculo Lattes
CELIO EGIDIO FERRAZ  Curriculo Lattes
CRISTIANE RESQUITI PAULINO STROZZI  Curriculo Lattes
ELIDIA MARTA MACHADO DAL PIZZOL
ELIZABETE DE CARVALHO AMORIM  Curriculo Lattes
FERNANDO RICHTER DE ARAUJO  Curriculo Lattes
GABRIEL COUTINHO CALVI  Curriculo Lattes
GISELE CAROLINE URBANO LOURENÇO  Curriculo Lattes
KALLINKA RUBIA VIEIRA DE SOUZA  Curriculo Lattes
LUCIANA BOVO ANDRETTO  Curriculo Lattes
MARCIA HIROKO KAWAMOTO  Curriculo Lattes
MARCIA LOPES DE MORAES SELLA  Curriculo Lattes
MARIANA SANTOS DE OLIVEIRA  Curriculo Lattes
NOIRIEL IGNÁCIO SANTOS LEAL  Curriculo Lattes
OSNY ANTONIO SCARAMAL FASCIO  Curriculo Lattes
RAFAEL AUGUSTO MARTINS DELGADO  Curriculo Lattes
RONALDO DE ANDRADE PIRES  Curriculo Lattes
SANDRA APARECIDA ORTIZ LARROSA  Curriculo Lattes
STEFFI ALINE STARK BECKER  Curriculo Lattes
SULAMITA MEIRELLES DE ANDRADE RIGO  Curriculo Lattes
TAÍLA GRAZIELA SATURNINO DA ROCHA  Curriculo Lattes
TELMA BERTOLAZO  Curriculo Lattes
TELMA CRISTINA RODRIGUES  Curriculo Lattes
THIAGO ZANONI BRANCO  Curriculo Lattes
VILMA APARECIDA MEROTTI  Curriculo Lattes
Discentes 2017
Discentes 2017
Nome Curriculo Lattes
ANA CLAUDIA CHIARATO  Curriculo Lattes
DANIELA BISSOLI FIORINI  Curriculo Lattes
DAYANE MIKIKO MANTHAY KURODA  Curriculo Lattes
ERASMO CAMBUI DE MELO FILHO  Curriculo Lattes
EUDA MARCIA DIAS PAIVA  Curriculo Lattes
EVELYN DAMASCENO SILVA  Curriculo Lattes
HERTHA ALMEIDA LEITÃO  Curriculo Lattes
IVAN VIEIRA DA SILVA  Curriculo Lattes
JANACILDA LEITE WESSELLENNS  Curriculo Lattes
JOSÉ CAMPOS DE ARAÚJO RIBEIRO NETO  Curriculo Lattes
LAÍS BUENO TONIN  Curriculo Lattes
LIDIANE GOMES BANDEIRA  Curriculo Lattes
LUANA ALVES COLOSIO  Curriculo Lattes
LUTERO SIMONATO DE PAULA  Curriculo Lattes
MARACELIS GEZUALDO  Curriculo Lattes
MICHELLE CARDOSO MACHADO DOS SANTOS  Curriculo Lattes
REGINÉA DE SOUZA MACHADO  Curriculo Lattes
ROSÂNGELA CARRILHO MARTINS  Curriculo Lattes
SERGIO LEANDRO VICENTINI MENEZES  Curriculo Lattes
SIMONE LUIZ DE SOUZA SCHELIVE
WAINER CRISTIANO CANCIAN  Curriculo Lattes
Discentes 2016
Discentes 2016
Nome Curriculo Lattes
ALEXANDRE GIMENNES DA CRUZ  Curriculo Lattes
AMANDA FERREREZI VIDOTTI  Curriculo Lattes
AMANDA LOUISE BRUZAMOLIN  Curriculo Lattes
AMAURY ANTONIO MELLER FILHO  Curriculo Lattes
CAIO PISCONTI MACHADO  Curriculo Lattes
DANIELI PINTO  Curriculo Lattes
FERNANDA GOZZI  Curriculo Lattes
FLORIZA TAIRA OTTO  Curriculo Lattes
FRANCINE NAVAS NASCIMENTO  Curriculo Lattes
GISELLI DE FÁTIMA CANHETE  Curriculo Lattes
KESIA PRISCILA GOMES GENTIL  Curriculo Lattes
LEANDRO DE ALMEIDA  Curriculo Lattes
LIDIANA ANTONIOLI DAL BEM PERES  Curriculo Lattes
LILIAN GONÇALVES  Curriculo Lattes
MARCELO ANTONIO STRIK  Curriculo Lattes
MARCELO HENRIQUE CURBETE  Curriculo Lattes
MARCIO JOSÉ SILVA  Curriculo Lattes
MARCOS ARLI CORTEZ  Curriculo Lattes
MARIVALDO DA SILVA OLIVEIRA  Curriculo Lattes
MARIA HELENA RIBEIRO DE CARVALHO  Curriculo Lattes
MIGUEL ANGELO DE MARCHI DOS SANTOS  Curriculo Lattes
SIMONE OLIVEIRA DOS SANTOS CARDOSO  Curriculo Lattes
SÔNIA VIEIRA LIMA WAKITA  Curriculo Lattes
TATIANA CARLA FACCIN  Curriculo Lattes
THALITA BEATRIZ LEVORATO TAMURA  Curriculo Lattes
WILLIAN FERNANDO PORTO DA ROCHA  Curriculo Lattes
Discentes 2015
Discentes 2015
Nome Curriculo Lattes
ALESSANDRA HERRANZ GAZQUES DE SOUZA  Curriculo Lattes
AMANDA CEZAR DE CASTRO CHAVES  Curriculo Lattes
ANA CAROLINA BARBOSA CAPELETO  Curriculo Lattes
ANDRÉ LUIZ DELGADO CORRADINI  Curriculo Lattes
ANDRÉIA DOS SANTOS GALLO  Curriculo Lattes
ANGELA FERREIRA DE LIMA PIZZAIA  Curriculo Lattes
ANTONELI DA SILVA RAMOS  Curriculo Lattes
BRUNO GUILHERME DE CASTRO OLIVEIRA  Curriculo Lattes
CAMILA CHIRNEV CAOBIANCO  Curriculo Lattes
CARLOS CEZAR CANATO  Curriculo Lattes
CIBELLE AKEMI VALLIM FERNANDES  Curriculo Lattes
CONCEIÇÃO SOUZA DANTAS  Curriculo Lattes
DAYANE MIKIKO MANTHAY KURODA  Curriculo Lattes
DOUGLAS RÓS DA SILVA  Curriculo Lattes
GUILHERME CASSAROTTI FERIGATO  Curriculo Lattes
HELOISA ORLANDINI JORDÃO  Curriculo Lattes
HENRIQUE LACERDA NIEDDERMEYER  Curriculo Lattes
JANE PAULA JANUÁRIO GRANZOTTI  Curriculo Lattes
LIDIANA ANTONIOLI  Curriculo Lattes
LUIZ CLAUDIO BUZETI  Curriculo Lattes
MARA MICHELA DA SILVA
MARCIO PEDRO CABRAL  Curriculo Lattes
MARIA LUISA GARCIA CANATO
RAFAEL ALVES FLORINDO  Curriculo Lattes
SIBELE DE OLIVEIRA PIRASOL  Curriculo Lattes
SILVIO RENATO MORETTO ESTEVES  Curriculo Lattes
SULAMITA MEIRELLES DE ANDRADE RIGO  Curriculo Lattes
VALDELICE DOS A. RASIMAVIKO REJANI  Curriculo Lattes
VALÉRIA LETÍCIA ALVES  Curriculo Lattes
Discentes 2014
Discentes 2014
Nome Curriculo Lattes
ALVARO MARTINS FERNANDES JÚNIOR  Curriculo Lattes
ANDREIA MILESKI ZULIANI SANTOS  Curriculo Lattes
ANGELA APARECIDA RODRIGUES ROSSINI  Curriculo Lattes
ANTONIO CARLOS AROCA  Curriculo Lattes
ANTONIO JOSE SAVIANI DA SILVA  Curriculo Lattes
CRISTIANE GONÇALVES DE AGUIAR  Curriculo Lattes
ELESSANDRA NATALINA SANTANA BASSOLI  Curriculo Lattes
ELIZABETH CANAVER MARQUES  Curriculo Lattes
FATIMA APARECIDA DE AZEVEDO SABES  Curriculo Lattes
GIANE SHIRLEY DA SILVA  Curriculo Lattes
JULIANA DE CASSIA BENTO  Curriculo Lattes
KELLY CRISTINE COSTA CABRAL  Curriculo Lattes
LEANDRO DE ALMEIDA  Curriculo Lattes
MARCIA REGINA CAVALCANTE BONADIO  Curriculo Lattes
MARIA ALBERTINA FERREIRA NASCIMENTO  Curriculo Lattes
MARIA DO CARMO TELES FEREIRA STRINGHETTA  Curriculo Lattes
MARTA RIBEIRO GIBIN  Curriculo Lattes
RICARDO SARDINHA  Curriculo Lattes
RODRIGO PERES DE ALMEIDA  Curriculo Lattes
ROSANGELA APARECIDA GRANDE  Curriculo Lattes
SILVIA MARIA RODRIGUES  Curriculo Lattes
SONIA MARIA DE CAMPOS SILVA  Curriculo Lattes
SUSANA CECILIA MARONEZE BONFANTE  Curriculo Lattes
TATIANE GARCIA DA SILVA SANTOS  Curriculo Lattes
VALÉRIA DO PRADO GUISSO  Curriculo Lattes
VILSON DAVI CORREA DA CRUZ  Curriculo Lattes

PDI, Regimento e Regulamento

PDI

Regimento

Regulamento

Produção Científica do Programa

Revista do Programa

Revista Cesumar publicada desde 1997, consiste em um meio de divulgação de artigos inéditos e originais, com o objetivo de divulgar e debater a produção científica dos docentes e discentes vinculados às áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Interdisciplinar. Abrange ainda temas relacionados à gestão, educação, inovação e tecnologia. Publicada pela Universidade Cesumar -UniCesumar.
A partir de 2015, a Revista Cesumar passa a abrigar uma sessão temática denominada “Gestão do Conhecimento”, vinculada ao PPGGCO – Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações da UniCesumar.
A linha Organizações e Conhecimento dedica-se à investigar, estudar e desenvolver pesquisas para o desenvolvimento a e implantação de metodologias, políticas e soluções que auxiliem na identificação, organização, compartilhamento, difusão e aplicação do conhecimento nas organizações.
A linha Educação e Conhecimento dedica-se à investigar os pressupostos teóricos do conhecimento e da educação, além de investigar a interface entre a ciência, a gestão, as políticas públicas, a tecnologia e a inovação a serviço da educação.
Por sua natureza interdisciplinar, essa área temática incentiva trabalhos de diferentes matizes epistemológicas e metodológicas, tanto de natureza teórica quanto empírica, incluindo (e incentivando) abordagens inovadoras e não convencionais.

https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revcesumar/about

Sem título

Livros do Programa

Sem título                            Sem título

Sem título                           Sem título

Sem título                                   Sem título

Sem título

 

Alunos Não-regulares

Segundo o Regimento da Pós-Graduação Stricto Sensu da UniCesumar, a aceitação de alunos não-regulares será condicionada ao parecer do(a) coordenador(a) do PPG, que deverá enviá-lo ao colegiado do PPG para homologação. Os alunos não regulares poderão cursar até 1/3 (um terço) dos créditos em disciplinas referentes ao PPG. Os créditos cursados como alunos não regulares terão validades de dois anos a partir da sua conclusão.

Investimento

Mensalidade: 30 parcelas de R$ 1.989,00(*)

(*) Reajustadas a cada doze meses. Valor com desconto para pagamento até a data de vencimento do boleto. Após o vencimento, será cobrado o valor integral, sem descontos. Valor da mensalidade após vencimento R$ 2.210,00.

Bolsas

CAPES/PROSUP Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares. Tem por objetivo apoiar a pós-graduação stricto sensu – mestrado e doutorado – das Instituições de Ensino Superior Particulares, com cursos avaliados pela CAPES, com notas iguais ou superiores a 3, contribuindo para a manutenção de padrões de excelência adequados à formação dos recursos humanos de alto nível imprescindíveis ao desenvolvimento do país. O PROSUP apoia as Instituições Particulares com recursos financeiros destinados ao custeio de bolsas de estudo, nas seguintes modalidades:

  • Modalidade I: bolsa manutenção + taxa escolar (mensalidade do curso).
  • Modalidade II: taxa escolar (mensalidade do curso)

Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (PROSUP)

Cooperação Internacional

Parcerias Internacionais e Convênios da UniCesumar:

Faz-se importante destacar que o PPGGCO conta com a larga experiência da UniCesumar, instituição a qual está vinculada, e do ICETI para ampliar suas ações de internacionalização. A Diretoria de Relações Internacionais, órgão vinculado à Reitoria da Unicesumar, localizada no 5º pavimento do Bloco 11, criada em 2014, é responsável por intercâmbios de curta e longa duração. Estas instituições citadas contam uma ampla gama de parcerias internacionais com vários países diferentes, tal como segue abaixo:

 

PARCERIAS INTERNACIONAIS
Alemanha Deggendorf Instituto de tecnologia
Alemanha Universidade de Münster – Faculdade de Direito
Alemanha BDZ Training and Demonstration for Descentralized Sewage Treatment
Alemanha Steinbeis
Angola FESA
Austrália Students advisor operating as study anywhere
Brasil Faubai – Associação Brasileira de Educação Internacionais
Brasil JOCUM – Jovens Com Uma Missão
Brasil Santander Universidades
Brasil AIESEC
Chile Universidade Mayor
Chile Universidade Andrés Bello
China Lanzhou Jiaotong University
Colômbia Universidade de La Costa – CUC
Espanha Universidade de Cantábria
França Université de Technologie de Toyes International Center
França Clínica Cour-Cheverny
Inglaterra Coventry University
Irlanda Galway-Mayo Instituto de Tecnologia
Itália FAVEP – Federação das Associações Vênetas do Estado do Paraná
Itália Instituto Universitário Sophia
Japão Shinshu University
México Universidade de Guadalahara
Portugal Escola Suoerior de Enfermagem de Coimbra
Portugal Instituto Politécnico da Guarda – IPG
Portugal Escola Superior de Enfermagem do Porto – ESEP
Portugal Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa
Portugal FADEUP – Faculdade de Desporto da Universidade do Porto
Portugal Universidade do Porto
Portugal Instituto Politécnico de Bragança – IPB
USA Harvard Business School – Institute for Strategy e competitiveness
USA Mizzou – Universidade do Missouri
USA South Florida Bible College
USA Missouri State University

Fonte: https://www.unicesumar.edu.br/internacional/parcerias-internacionais-e-convenios/

 

Acordo de Cooperação Internacional entre o PPGGCO e a Universidade Tecnológica de Troyes (UTT)

O acordo de cooperação entre o PPGGCO e a UTT, que é uma das maiores escolas de engenharia na França, foi estabelecido para os anos de 2019-2023 e visa fomentar a colaboração entre os membros do corpo docente em educação e pesquisa e proporcionar oportunidades para que os alunos adquiram experiência global. Entre os termos destacados no documento de convênio, a cooperação entre as duas instituições inclui: mobilidade de estudantes de nível de pós-graduação para pesquisa em laboratórios; mobilidade de funcionários e docentes, incluindo convites para conferências conjuntas e simpósios sobre temas de interesse mútuo; atividades de pesquisa e publicações conjuntas; Tese cosupervisionada; trocas de estudantes de tese; intercâmbio de informações nas áreas técnicas de interesse de ambas as instituições; propostas de financiamento conjunto para projetos de pesquisa ou educacionais de interesse mútuo; outras atividades que possam ser mutuamente acordadas.

Este acordo de cooperação se originou da participação do professor Nelson Tenório como pesquisador visitante na Universidade Tecnológica de Troyes (UTT) em 2018, onde realizou pesquisa com os professores PhD. Atifi Hassan e Nada Matta.

Dessa parceria com a profª Nada Matta da UTT, os professores Nelson Tenório e Flávio Bortolozzi e também as mestres pelo PPGGCO Danieli Pinto e Mariana Oliveira tiveram um artigo apresentado em um dos mais importantes eventos científicos internacionais de Gestão do Conhecimento, o Internacional Conference on Knowledge Management and Information Sharing, tal como segue:  PINTO, Danieli; OLIVEIRA, MARIANA ; BORTOLOZZI, Flávio ; MATTA, NADA ; TENÓRIO, Nelson . Investigating Knowledge Management in the Software Industry: The Proof of Concept? Findings of a Questionnaire Addressed to Small and Medium-sized Companies. In: 10th International Conference on Knowledge Management and Information Sharing, 2018, Seville. Proceedings of the 10th International Joint Conference on Knowledge Discovery, Knowledge Engineering and Knowledge Management. Setúbal, Portugal: SCITEPRESS – Science and Technology Publications, 2018. v. 1. p. 73-82.

Este acordo de convênio também possibilitou que Mestrandas do PPGGCO apresentassem um projeto na França:

Sem títuloSem título Sem título

Na sequência, durante o ano de 2019, o avanço nos contatos estabelecidos com a referida universidade possibilitou que a mestre pelo PPGGCO Gisele Caroline Urbano Lourenço concorresse a uma bolsa pelo governo francês para realizar o doutorado naquela instituição, o que foi efetivado. A egressa do PPGGCO iniciará o doutorado na UTT, sob orientação da professora Dra. Nada Matta, em setembro de 2020.

Uma outra importante evidência da concretização do acordo de cooperação entre o PPGGCO e a UTT foi a realização de uma conferência no PPGGCO apresentada pela professora Dra. Nada Matta no ano de 2019.

Atividades de Intercâmbio Internacional

 

  1. O professor Nelson Tenório foi liberado para estágio pós-doutoral na University of Copenhagen, na Dinamarca, em 2016/2017.

Em decorrência, em 2017, a mestranda do PPGGCO, Danieli Pinto, realizou intercâmbio na mesma universidade, no Computer Science Departament, resultando na publicação dos artigos:

TENÓRIO, Nelson; PINTO, Danieli; BJØRN, Pernille. Accountability in Brazilian Governmental Software Project: How Chat Technology Enables Social Translucence in Bug Report Activities. Computer Supported Cooperative Work-The Journal of Collaborative Computing, v. 27, p. 1-26, 2018.

TENÓRIO, Nelson; BJØRN, P. How a Geographically Distributed Software Team Managed to Negotiate Successfully using Chat Technology. REVISTA TECNOLOGIA E SOCIEDADE (ONLINE), v. 15, p. 183-206, 2019.

TENÓRIO, Nelson; BJØRN, P. Online Harassment in the Workplace: the Role of Technology in Labour Law Disputes. Computer Supported Cooperative Work-The Journal of Collaborative Computing, v. 1, p. 1-23, 2019.

 

  1. O professor Nelson Tenório participou como pesquisador visitante na Universidade Tecnológica de Troyes (UTT) em 2018, onde realizou pesquisa com os professores PhD. Atifi Hassan e Nada Matta.
  2. Realização de estágio de pós-doutorado, em 2019, da profª Cláudia Herrero Martins Menegassi no Istituto Universitario Sophia, localizado na cidade de Incisa e Figline Valdarno, província de Florença, Itália como Bolsista daquela instituição. No mesmo ano, a professora Cláudia apresentou uma palestra sobre Gestão do Conhecimento no III PhD week do Istituto Universitario Sophia.                                                                               Sem títuloSem título
  3. O professor Dr. Nelson Tenório participou de uma conferência na Áustria, intitulada European Conferece on Computer-Supported Cooperative Work, que reuniu pesquisadores de mais de 150 países:Sem título
  4. A professora Dra. Tânia Regina Corredato Periotto participou, em 2019, da 13º Conferência anual da Rede Internacional de Campus Sustentável (International Sustainable Campus Network – ISCN), que é voltada para a discussão dos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), apresentando as ações desenvolvidas pela UniCesumar com o Programa de Excelência na Educação Básica(PEEB)                                              Sem títuloSem título2Sem título3
  5. O PPGGCO tem viabilizado a vinda de pesquisadores internacionais para participar de eventos ligados ao Programa ou bancas de defesa de dissertação. No ano de 2019, na ocasião da Semana Acadêmica do Programa de Pós-graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações, o PPGGCO recebeu dois palestrantes vindos de países europeus, que são referência em suas áreas de atuação. Uma dessas palestrantes, a professora Dra. Florinda Maria Carreira Neto Matos, participou como membro externo na banca de dissertação de duas discentes do PPGGCO: Cristiane Resquiti Paulino Strozzi e Andréia de Cássia Gonçalves Costa.

Infraestrutura e acessibilidade

Banheiros-especiais-a-pessoas-portadoras-de-defici--ncias-em-todo-o-campus.WhatsApp-Image-2019-09-06-at-16.47.10Rampas-externas-de-acesso-aos-blocos-em-todo-o-campusRampas-externas-em-todo-o-campusRampas-InternasRampas-externas-entre-os-blocos-acad--micos

O Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações está localizado no 1º pavimento do Bloco 7, do Campus da UniCesumar. A Secretaria atende no horário das 8h00 às 12h00 e das 14h00 às 22h50. O Programa dispõe:

  • Secretaria;
  • Gabinete da direção;
  • Gabinetes de professores;
  • Sala de reuniões;
  • Biblioteca Setorial;
  • Auditório Dona Etelvina, com capacidade para 420 pessoas, equipado, localizado no último piso do Bloco 7;
  • Salas de aula, com capacidade para até 25 alunos;
  • Laboratório de informática.

Além das instalações exclusivas do Programa, está disponível aos alunos e professores toda a infraestrutura da UniCesumar, como equipamentos, laboratórios de informática, com aproximadamente 450 máquinas, serviço de reprografia, cantina e estacionamento. Adicionalmente, a UniCesumar possui uma biblioteca no 2º e 3º pavimentos do Bloco 8, com 4.000 m² e tem por missão promover o acesso, a recuperação e a transferência da informação atualizada para toda a comunidade acadêmica. O acervo é constituído por livros, periódicos, dissertações, teses, folhetos, multimeios e outros documentos em diversos formatos (suportes físicos). O atendimento da biblioteca é de 2ª a 6ª, das 7h30 às 22h30 e aos sábados, das 8h00 às 16h30, permanecendo fechada aos domingos e feridos. O PPGGCO conta ainda com o apoio da UniCesumar empresarial, um espaço de fomento e interação com a comunidade com estrutura adequada para a elaboração e execução de projetos e pesquisas usando Tecnologias da Informação e Comunicação, bem como o apoio do Núcleo de Educação a Distância (NEaD). A estrutura do Núcleo de Educação a distância ocupa uma área de 3.000 m² com espaços destinados à coordenadoria pedagógica, coordenadoria de gestão e planejamento, coordenadoria tecnológica, coordenadoria de polos, coordenações de cursos, produção de materiais, secretaria do NEaD e Acadêmica, salas de mediação e estúdios de TV, que contemplam equipamentos de edição de audiovisuais e equipamentos para disponibilização de conteúdo pela Internet e por canal satélite exclusivo. Este espaço já vem sendo usado para a produção de mídias e para o desenvolvimento de pesquisas com objetos de aprendizagem, ensino, aprendizagem, gestão pedagógica, gestão acadêmico-administrativa e outras ligadas às Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC no ambiente virtual de aprendizagem.

Eventos

I Semana de Gestão do Conhecimento nas Organizações

Realizado em 9, 10 e 11 novembro de 2016,  o Seminário em Gestão do Conhecimento em Diferentes Contextos teve por objetivo promover debates em torno dessa temática, propiciando a compreensão de conceitos, métodos e ferramentas de gestão do conhecimento que possam assegurar resultados e geração de valor para as organizações, além de disseminar o conhecimento técnico-científico por meio da troca de experiências e informações científicas entre docentes, pesquisadores e acadêmicos de pós-graduação.

Participaram do evento os professores doutores Giuliana dos Santos Veronese, Diretora de Aplicação e Estratégia Digital da Stefanini, empresa de inovação e transformação digital presente em 41 países no mundo, apresentou o tema “Gestão de projetos e interdisciplinaridade” e Roberto Carlos dos Santos Pacheco que proferiu a palestra “Interdisciplinaridade e o sistema nacional de pós graduação”.

II Semana de Gestão do Conhecimento nas Organizações

O evento que foi realizado nos dias 22, 23 e 24 de março de 2017, permitiu potencializar o debate acadêmico-científico em torno da Gestão do Conhecimento, bem como viabilizar a troca de experiências e a aquisição de informações, além de estimular a produção de trabalhos científicos e processos inovadores com propulsionam a pesquisa e o desenvolvimento intelectual.

Nessa 2° edição contou-se com o apoio dos cursos presenciais de Graduação em Engenharia de Software, Sistemas de Informação, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Redes de Computadores e Tecnologia em Sistemas para Internet, através da figura de seu coordenador, o professor Marcello Bonfim, além da coordenação dos cursos EAD, através da figura de seu coordenador, o professor Danillo Xavier Saes.

A primeira palestra “Computer Support Cooperative Work – CSCW” foi proferida pela professora Pernille Bjørn, titular no Department of Computer Science, da Universidade de Copenhague, na Dinamarca. Contou ainda com a participação do Professor Dr. Paulo Selig que ministrou palestra “Pesquisa Interdisciplinar”; Professor Dr. Marcirio Silveira Chaves que apresentou o tema “A transdiciplinaridade entre sistema da informação e administração”; Professor Dr. Fábio Batista que palestrou sobre “O observatório de Gestão do Conhecimento – IPEA”; Professor Dr. Igor Affonso que abordou o tema “Produção de dissertação no contexto interdisciplinar”.

Além das palestras foram realizadas oficinas: Oficina Interdisciplinaridade pelas professoras Dra. Ely Mitie Massuda e Da Regiane da Silva Macuch; Gestão da Informação e Biblioteca – palavras chave e pesquisa.

(https://www.unicesumar.edu.br/presencial/cursos-mestrado/gestao-do-conhecimento-nas-organizacoes/#tab_infraestrutura)

III Semana de Gestão do Conhecimento nas Organizações

Nos dias 14,15 e 16 de março de 2018, realizou-se a III Semana de Gestão do Conhecimento nas organizações. O professor Dr. Neri dos Santos da Universidade Federal de Santa Catarina, proferiu a palestra intitulada “A 4ª Revolução Industrial: Desafios para a Gestão do Conhecimento”. O professor Dr. Eduardo Giugliani abordou a importância da inovação nas organizações e a Professora Dra. Maria Amélia Zainko apresentou a palestra “A Gestão do Conhecimento como Requisito da Gestão Educacional Eficiente”. “Práticas de Gestão do Conhecimento” foi o tema abordado pelo prof. Dr. Carlos Quandt da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

IV Semana de Gestão do Conhecimento nas Organizações

No ano de 2019, o PPGGCO realizou a IV° Semana Acadêmica de Gestão do Conhecimento nas Organizações, tendo a participação de uma palestrante nacional, a professora Dra. Helena Nunes Silva da Universidade Federal do Paraná, e de dois palestrantes internacionais: a professora Dra. Florinda Maria Carreira Neto Matos do Instituto Universitário de Lisboa, Portugal, e Fabrício Chavarro, que é co-fundador e sócio da Otravista LLP – Consultoria especializada em Programas de Financiamento da União Europeia, Londres, Reino Unido. Este seminário foi realizado para os docentes e discentes do PPGGCO, porém foi aberto aos alunos da graduação da UniCesumar e de Universidades e Faculdades da região, recebendo alunos de diversos cursos ao longo das palestras.

Sem título3Sem título2Sem título

V Semana de Gestão do Conhecimento nas Organizações

Nos dias 3 e 4 de setembro de 2020 foi realizada a V Semana Acadêmica do Programa de Pós-Graduação de Gestão do Conhecimento nas Organizações. Dada a pandemia causada pelo Covid-19, o evento deste ano foi ofertado 100% online e com ampla divulgação nas redes sociais.

O evento deste ano foi organizado tanto para os discentes do mestrado quanto para discentes e professores de graduação de Pedagogia, Administração, Informática e outras áreas afins, como também profissionais relacionados com a área de Gestão do Conhecimento. Foram apresentadas temáticas relacionadas às duas linhas de pesquisa do mestrado: “Educação e Conhecimento” e “Organizações e Conhecimento”.

Participaram do evento os professores profª Dra Gláucia da Silva Brito  da Universidade Federal do Paraná; Profª Dra Rosa Maria Vicari da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Prof. Dr Neri Santos da Universidade Federal de Santa Catarina; Prof. MsC. Jorge Horácio Audy da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Após cada palestra, houve um momento de discussão no Café do Conhecimento, organizado para os alunos e docentes do mestrado. Conforme depoimento dos mestrandos, esses momentos foram muito importantes: “As provocações científicas dos desafios propostos e às reflexões com os grupos foram muito enriquecedoras”; “Riqueza na construção, Compartilhar conhecimentos e experiências, Oportunidade de Reflexões e aprendizagens significativas”; “Possibilidade de compartilhamento do conhecimento com pessoas não conhecemos”.

Sem títuloSem título2Sem título3

Projetos de Extensão

Projeto Selo de Excelência em Gestão do Conhecimento

As organizações do segmento de Tecnologia de Informação são intensivas em conhecimento e necessitam de práticas que promovam a incorporação do conhecimento individual na organização para a promoção da inovação e sua manutenção no mercado. Sendo assim, este projeto tem como objetivo propor a criação de um selo de excelência em Gestão do Conhecimento, denominado Selo UniCesumar de excelência em Gestão do Conhecimento Segmento TI, a fim de estimular a Gestão do Conhecimento e os benefícios dela oriundos entre as organizações da indústria de software afiliadas à Software by Maringá (SbM).

O Selo é chancelado pela UniCesumar por meio do ICETI (Instituto Cesumar de Ciência Tecnologia e Inovação) e significa que a UniCesumar reconhece a excelência das práticas, processos e ferramentas para o gerenciamento do conhecimento organizacional por parte das empresas associadas à SbM no ano vigente. O projeto nasceu de uma pesquisa científica acerca da indústria de software desenvolvida por discentes e docentes do PPGGCO. A pesquisa foi consolidada por meio de publicações científicas qualificadas.

Este projeto teve os seguintes participantes: Nelson Tenório (Docente permanente do PPGGCO UniCesumar e pesquisador do ICETI); Rafaela Campos Benatti (Presidente da Software by Maringá – SbM); Danieli Pinto (Mestre em Gestão do Conhecimento pela UniCesumar); Marcello Bonfim (Coordenador dos cursos presenciais de TI – UniCesumar); Flávio Bortolozzi (Docente permanente do PPGGCO – UniCesumar e pesquisador do ICETI), e Arthur Gualberto Bacelar da Cruz Urpia (Docente permanente do PPGGCO – UniCesumar e pesquisador do ICETI).

Este projeto vem sendo desenvolvida desde o ano de 2018, gerando as seguintes premiações:

No ano de 2018:

Após a verificação do critério de qualificação – que estabelece que cada empresa só será considerada qualificada para participar do projeto para a obtenção do selo se tiverem, no mínimo, 4 colaboradores participando da pesquisa – as seguintes empresas foram consideradas aptas para a obtenção do selo: ACCELLOG, ALAC, DYGRANSOFT, EMPARI, RG4KIT, SISTERRA. Em seguida, a partir da metodologia adotada, foi realizada a análise do nível de Gestão do Conhecimento de cada empresa considerada apta, que resultou no seguinte ranking:

1° Lugar: Empresa RG4KIT; 2° Lugar: SISTERRA; 3° Lugar: EMPARI.

A premiação ocorreu no dia 07 de dezembro de 2018 na festa de encerramento das atividades do ano da SbM.

Sem título3Sem título2Sem título

No ano de 2019:

Após a verificação do critério de qualificação – que estabelece que cada empresa só será considerada qualificada para participar do projeto para a obtenção do selo se tiverem, no mínimo, 4 colaboradores participando da pesquisa – as seguintes empresas foram consideradas aptas para a obtenção do selo: ELOTECH, EMPARI, RG4KIT, SISTERRA. Em seguida, a partir da metodologia adotada, foi realizada a análise do nível de Gestão do Conhecimento de cada empresa considerada apta, que resultou no seguinte ranking: 1° Lugar: Empresa RG4KIT; 2° Lugar: EMPARI; 3° Lugar: ELOTECH.

A premiação ocorreu no dia 13 de dezembro de 2019 na festa de encerramento das atividades do ano da SbM.

Sem títuloSem título2Sem título3

Projeto Ações interdisciplinares para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável nas Cooperativas de Reciclagem de Resíduos Sólidos de Maringá/ PR

Este projeto visa avaliar as fragilidades econômicas e sociais das cooperativas de reciclagem de resíduos de Maringá/PR, e as fragilidades relacionadas à saúde, qualidade de vida e ao comportamento pró-ambiental dos seus cooperados e promover ações interdisciplinares de emancipação e capacitação administrativa, econômica, social, física e ambiental, objetivando o alcance dos ODS. O projeto tem como proponentes: Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações, Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde, Curso de Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Limpas e Sustentabilidade, Coordenadoria de Extensão.

Uma dissertação de Mestrado do PPGGCO, que foi desenvolvida pelo Fernando Richter de Araújo e intitulada de ‘Gestão do conhecimento, administração estratégica e governança cooperativa: um estudo em cooperativas de reciclagem na região de Maringá – PR’, está vinculada a este projeto.

Localização

Av. Guedner, 1610, Jardim Aclimação, Maringá-PR

Contato

SECRETARIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES
 Térreo do Bloco 07 – Av. Guedner, n. 1610 – Jardim Aclimação – CEP 87.050-390 – Maringá – Paraná

Endereço Eletrônico:
 ppggco@unicesumar.edu.br
Telefone:
 (44) 3309-2629
Horário de atendimento:
07h30 às 19h00 de segunda a sexta-feira.

 

PROFª. MSC. LUDHIANA ETHEL DE MATOS GARBUGIO

Pró-reitora de Pesquisa e  Pós-Graduação

PROF.ª  DR.ª  SONIA MARIA MARQUES GOMES BERTOLINI
Diretora da Pós-Graduação Stricto Sensu

PROF.ª DR.ª ELY MITIE MASSUDA
Coordenador do Programa

PROF. DR. ARTHUR GUALBERTO BACELAR DA CRUZ URPIA
Vice coordenador do Programa

MARIA SUELI DE SOUZA RUFINE
Secretária Acadêmica dos Mestrados

MARCIA CRISTINA DAVID SBRANA
Secretária do Programa