Diabetes Mellitus (DM) é uma síndrome determinada por grupo heterogêneo de alterações metabólicas, caracterizada por hiperglicemia e deficiência relativa ou absoluta de insulina com tendência a desenvolvimento de complicações, além de desencadear um importante impacto na vida dos indivíduos. De acordo com o Instituto Federal de Diabetes (IDF), o Brasil é o quarto país com maior prevalência em Diabetes no mundo, sendo considerada grave problema de Saúde Pública no país.
Neste sentido, é de suma importância que profissionais de saúde dominem os conhecimentos e desenvolvam habilidades e competências para informar à população quanto à prevenção e a promoção do autocuidado, enquanto que, aos pacientes diabéticos, as orientações se dão na ajuda à melhora do controle glicêmico, redução da incidência, das complicações e dos custos relacionados à doença.
OBJETIVOS:
Desenvolver profissionais de saúde e equipes para que dominem os conhecimentos, as habilidades e as competências para prevenir diabetes na população, além de promover o cuidado, melhorar o controle glicêmico, reduzir a incidência de complicações e o custo associado à doença.
PÚBLICO ALVO:
Biomédicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, farmacêuticos, biólogos, psicólogos e equipe multidisciplinar interessados em adquirir conhecimentos em Diabetes mellitus.
Fisioimunopatologia e Aspectos Gerais do Diabetes Mellitus Insulino-Dependente e Não-Insulino-Dependente | 30 |
Epidemiologia, Complicações Crônicas no paciente diabético, diabetes gestacional | 30 |
Terapia Nutricional, Monitorização Glicêmica e Prescrição de Exercícios Físicos ao paciente diabético | 30 |
Tratamentos Clínicos-Laboratoriais para Diagnóstico e Controle de Diabetes | 30 |
Tratamentos Clínicos, Psicossociais e Neurolinguísticos de Diabetes | 30 |
Direitos do acesso ao tratamento e às políticas públicas voltadas ao diabetes DM | 30 |
Atuação Multiprofissional e formação de educadores para o Auto Cuidado em Diabetes Mellitus | 30 |
Cuidados em Situações Especiais (Pacientes Hospitalizados, Institucionalizados, com Disfuncionalidades Cognitivas ou Motoras) | 30 |
Promoção da Saúde no Contexto Interdisciplinar | 30 |
Farmacoterapia do Diabetes Diabetes Mellitus | 30 |
Ciência e Inovações Tecnológicas em Diabetes Mellitus | 30 |
Tópicos Especiais | 30 |
Informações | |
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Local | Londrina |
Modalidade | Especialização |
Título | Especialista |
Duração | 11 ou 18 meses |
Carga Horária | 360 |
Periodicidade Horários: Aulas quinzenais, Sextas (das 19h. às 23h.) e Sábados (das 08h. às 12h. e das 13h. às 17h.) ou Semanal (Segundas, terças e quartas (das 19h. às 23h.) |
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Grande Dourados (2008), Matemática e Pedagogia pelo Centro Universitário Filadélfia (2015 – 2017), mestrado em Biociências Aplicadas à Farmácia pela Universidade Estadual de Maringá (2011) e Doutorado em Microbiologia na Universidade Estadual de Londrina (2014). Atualmente é docente e coordenador de estágio e Pós-Graduação na UniCesumar – Londrina. Experiências nas disciplinas de Microbiologia, Imunologia, Imunologia Médica, Metodologia de Ciências, Conteúdo de Ciências e Fundamentação Científica, coordenador do curso de Pedagogia, membro do NDE do curso de Pedagogia, Biomedicina, Radiologia, Podologia e coordenador do grupo de pesquisa em Imunologia Membro da Sociedade Brasileira de Imunologia e revisor das revistas Semina Ciências Biológicas e da Saúde, Immunome Research, Journal of Microbiology and Biotechnology e Current Diabetes Reviews. Têm experiência desde 2015 nos cursos de Pós graduação ( Neuropedagogia, Psicopedagogia, Psicomotricidade, Educação Especial, Neuropsicopedagogia Clínica, Saúde Coletiva: Estratégia da Saúde da Família, Saúde Coletiva, Saúde Mental e atenção Psicossocial) da FATEC-Ivaiporã mantida pelo Instituto Rhema Educação. Avaliador de Instituições de Educação Superior e dos cursos de graduação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e revisor técnico de itens para o Banco Nacional de Itens da Educação Superior (BNI-ENADE).