A temática da saúde mental e dos fenômenos relacionados aos processos de adoecimento tem possibilitado discussões importantes que refletem na atuação dos profissionais da saúde e assistência social. Isso porque, com as transformações sociais, novas demandas emergiram nas relações e temáticas que antes eram consideradas tabus, hoje, são imprescindíveis para uma atuação ética e comprometida com a sociedade. Assim, o curso visa proporcionar conhecimentos e ferramentas importantes para a compreensão dos fenômenos psicológicos e as demandas sociais, compreendendo os processos de luto, autolesão e cuidados paliativos. Pra além disso o curso busca permitir o aprofundamento nas temáticas de cuidado, acolhimento e valorização da vida, considerando as dimensões sociais e culturais que atravessam os processos de adoecimento e saúde mental.
OBJETIVOS:
O objetivo do curso é capacitar profissionais de saúde para atuação em Cuidados Paliativos, Luto e processos autodestrutivos, nas diversas formas de assistência e para os vários perfis de pacientes que deles necessitam, além de ampliar habilidades de comunicação e tomada de decisões difíceis em situações de terminalidade, baseada em princípios bioéticos, compreendendo a morte como uma condição natural da vida.
PÚBLICO ALVO:
O curso é destinado a profissionais graduados em Psicologia, enfermagem fisioterapia, bem como demais profissionais da área da Saúde interessados em adquirir conhecimentos em Cuidados Paliativos, Processos de luto e adoecimento, voltados para a ótica da saúde mental.
Suicídio: Prevenção e Posvenção | 30 |
Autolesão e Processos e Adoecimento | 30 |
Traumas e Transtorno Pós-Traumático | 30 |
Luto e Educação Para a Morte | 30 |
Cuidados Paliativos e Finitude no Contexto Multidisciplinar | 30 |
Depressão, Ansiedade e Síndrome do Pânico: Compreensão e Acolhimento | 30 |
Políticas Públicas e Saúde Mental | 30 |
Escuta e Acolhimento: Processos de Intervenção | 30 |
Saúde Mental nos Ciclos de Vida | 30 |
Promoção da Saúde no Contexto Interdisciplinar | 30 |
Manejo clínico do comportamento suicida e dos processos de autolesão | 30 |
Tópicos Especiais | 30 |
Informações | |
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Local | Londrina |
Modalidade | Especialização |
Título | Especialista |
Duração | 11 ou 18 meses |
Carga Horária | 360 |
Periodicidade Horários: Aulas quinzenais, Sextas (das 19h. às 23h.) e Sábados (das 08h. às 12h. e das 13h. às 17h.) ou Semanal (Segundas, terças e quartas (das 19h. às 23h.) |
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Grande Dourados (2008), Matemática e Pedagogia pelo Centro Universitário Filadélfia (2015 – 2017), mestrado em Biociências Aplicadas à Farmácia pela Universidade Estadual de Maringá (2011) e Doutorado em Microbiologia na Universidade Estadual de Londrina (2014). Atualmente é docente e coordenador de estágio e Pós-Graduação na UniCesumar – Londrina. Experiências nas disciplinas de Microbiologia, Imunologia, Imunologia Médica, Metodologia de Ciências, Conteúdo de Ciências e Fundamentação Científica, coordenador do curso de Pedagogia, membro do NDE do curso de Pedagogia, Biomedicina, Radiologia, Podologia e coordenador do grupo de pesquisa em Imunologia Membro da Sociedade Brasileira de Imunologia e revisor das revistas Semina Ciências Biológicas e da Saúde, Immunome Research, Journal of Microbiology and Biotechnology e Current Diabetes Reviews. Têm experiência desde 2015 nos cursos de Pós graduação ( Neuropedagogia, Psicopedagogia, Psicomotricidade, Educação Especial, Neuropsicopedagogia Clínica, Saúde Coletiva: Estratégia da Saúde da Família, Saúde Coletiva, Saúde Mental e atenção Psicossocial) da FATEC-Ivaiporã mantida pelo Instituto Rhema Educação. Avaliador de Instituições de Educação Superior e dos cursos de graduação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e revisor técnico de itens para o Banco Nacional de Itens da Educação Superior (BNI-ENADE).