Unicesumar
Unicesumar

Além do olhar Em Comemoração aos 70 anos de Maringá

DE MAIO A SETEMBRO NO MUSEU UNICESUMAR

HÁ 70 ANOS QUEM CHEGAVA A MARINGÁ SE DEPARAVA COM UM LUGAR RUDE, COM CASAS SIMPLES DE MADEIRA, RUAS DE TERRA E UMA MATA INTENSA EM SEU ENTORNO. SOMENTE O SENTIDO DA ESPERANÇA PODERIA MOTIVAR AS PESSOAS A PERMANECEREM EM UM LUGAR TOTALMENTE NOVO, COMO ERA ESTA REGIÃO. FOI COM ESPERANÇA QUE ESSAS PESSOAS ARREGAÇARAM AS MANGAS E SE PUSERAM A TRABALHAR E, COMO RESULTADO, CONTRIBUÍRAM NA CONSTRUÇÃO DESTA BELA CIDADE. ELAS ENXERGARAM ALÉM DO QUE O OLHAR PROPORCIONAVA. ELAS ENXERGARAM O FUTURO.

Laércio-Nickel-Ferreira-Lopes-300x300

Laércio Nickel Ferreira Lopes

NASCIDO EM POÇOS DE CALDAS – MG – CHEGOU EM MARINGÁ NO ANO DE 1951. DENTISTA DE FORMAÇÃO, ALÉM DE NOTABILIZAR-SE DESENVOLVENDO EQUIPAMENTOS ODONTOLÓGICOS, PRATICA, COMO HOBBY, A ARTE DE FOTOGRAFAR, MOTIVO PELO QUAL ELE ANDAVA SEMPRE COM UMA CÂMERA FOTOGRÁFICA AO SEU ALCANCE. CASADO COM LÚCIA MOREIRA LOPES, FILHA DO PIONEIRO NAPOLEÃO MOREIRA DA SILVA, É UM MARINGAENSE DE CORAÇÃO, CIDADE ONDE CONSTRUIU UMA BELA TRAJETÓRIA DE VIDA.

Rafael Augusto Moreschi

Rafael Augusto Moreschi

FORMADO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA COM ESPECIALIZAÇÃO EM MARKETING, LECIONOU AULAS DE FOTOGRAFIA PARA O CURSO DE PROCESSOS FOTOGRÁFICOS PELO PRONATEC NO CENTRO UNIVERSITÁRIO – CESUMAR – EM MARINGÁ. COMEÇOU SUA CARREIRA FOTOGRÁFICA EM 2007, REALIZANDO COBERTURAS DE EVENTOS SOCIAIS E EMPRESARIAIS. DE LÁ PARA CÁ, TEM DESENVOLVIDO TRABALHOS FOTOGRÁFICOS NA ÁREA DA BELEZA FEMININA, COM FOCO EM MAQUIAGEM CONCEITUAIS E ARTÍSTICAS; E NA MODA, COM PRODUÇÕES PARA EMPRESAS DE VAREJO E ATACADO. CONSIDERA A FOTOGRAFIA UM INSTRUMENTO IMPORTANTE COMO REGISTRO HISTÓRICO. PARA ELE, É POSSÍVEL VER AS MUDANÇAS PELAS QUAIS PASSOU A CIDADE DE MARINGÁ NAS IMAGENS. ENTENDE TAMBÉM QUE, COMO MARINGAENSE QUE É, DEIXAR O REGISTRO DO COTIDIANO DESTA CIDADE, COMO PARTE DA SUA VISÃO SOBRE ELA, PODE PERMITIR QUE AS GERAÇÕES FUTURAS ENTENDAM UM POUCO MAIS DO SEU PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO.

Contato

FONE: (44)99942.7896/(44)3024.2767
EMAIL: RAFAELMORESCHI@GMAIL.COM

Paulo Ricardo Vargas Pinto

Paulo Ricardo Vargas Pinto

DESDE CRIANÇA EU GOSTAVA DE FOTOGRAFIA. ERA COISA DE FAMÍLIA. UMA NOITE FUI AO CINE MARINGÁ VER O FILME DEUS E O DIABO NA TERRA DO SOL, DE GLAUBER ROCHA, E FOI FULMINANTE PRA MIM. A FOTOGRAFIA, OS ATORES, A DIREÇÃO, O RITMO, A MÚSICA, O ENGAJAMENTO, A MENSAGEM. PRONTO. EU JÁ SABIA O QUE QUERIA SER. QUERIA SER GLAUBER ROCHA. E AOS 20 ANOS FUI PRA SÃO PAULO ESTUDAR CINEMA. DEPOIS DE QUATRO ANOS, PARA O RIO DE JANEIRO, ONDE A DEUSA DA FOTOGRAFIA ME BEIJOU, (ME) DEU SORTE E ME COLOCOU PARA TRABALHAR NO QUE EU MAIS AMAVA, NA MÚSICA, POR MEIO DA QUAL REALIZEI MEUS TRABALHOS MAIS CONHECIDOS: FOTOS DE SHOWS, ENSAIOS COM OS ARTISTAS, FOTOS PARA DIVULGAÇÃO E CAPAS DE DISCOS DE MEUS ÍDOLOS, COMO NARA LEÃO, ERASMO, CASSIANO, CELSO BLUES BOY, IVAN LINS, LUIZ CALDAS, ANGELA RO RO, NELSON SARGENTO, VELHA GUARDA DA PORTELA, MARIA EMÍLIA MENDONÇA, GERÔNIMO, CAZUZA… A FOTOGRAFIA SÓ ME DÁ FELICIDADE! HOJE, MORO EM GAROPABA – SC – E FOTOGRAFO AS PESSOAS, AS BALEIAS E A NATUREZA. MINHA FAMÍLIA FICOU AQUI EM MARINGÁ E VOLTO SEMPRE QUE POSSO. FICO NO HOTEL INDAIÁ E GOSTO DE ANDAR PELO CENTRO. TENHO SAUDADES DA FONTE LUMINOSA E DA RODOVIÁRIA. NASCI EM CURITIBA, MAS CHEGUEI AQUI COM SETE ANOS E MEU CORAÇÃO É MARINGAENSE, ANTES DE SER DE TODOS OS LUGARES ONDE MOREI E FUI FELIZ. QUANDO RECEBI O CONVITE DA LOIDE CAETANO PARA EXPOR MEU TRABALHO, AO LADO DE OUTROS FOTÓGRAFOS DA CIDADE, FIQUEI HONRADO E FELIZ. SEPAREI ALGUMAS FOTOS QUE FIZ AO LONGO DOS ANOS, QUE EU CHAMAVA DE MARINGÁ INVISÍVEL. PROCUREI FOTOGRAFAR AS PESSOAS QUE EU AMO, O POVO QUE FEZ ESTA CIDADE IMPRESSIONANTE COM SUAS MÃOS E SUAS VIDAS; GENTE VINDA DE TODOS OS LUGARES, AS
PESSOAS INVISÍVEIS QUE SÃO A ALMA DA CABOCLA MARINGÁ.


DEDICO ESTE TRABALHO AOS MEUS PAIS, DIÓGENES PINTO E ORICENA VARGAS PINTO, À MINHA FAMÍLIA, À CLAUDETE KUMBARTZKI E À MEUS AMIGOS, ISTO É, TODOS VOCÊS.

Contato

FONE: (48)99615.7781
EMAIL: PAULORICARDOFOTOGRAFO@LIVE.COM

Kenji-Ueta

Kenji Ueta

JAPONÊS DE ORIGEM, CHEGOU A MARINGÁ NO ANO DE 1951, PARA TRABALHAR NO RAMO DE FOTOGRAFIA. IMPRESSIONADO COM O DINAMISMO DA CIDADE NÃO PERDIA OPORTUNIDADE PARA REGISTRAR CENAS FORA DO SEU ESTÚDIO FOTOGRÁFICO; E, ASSIM, FOI CAPTANDO IMAGENS DE RUAS DE TERRAS, CHARRETES TRANSITANDO AO LADO DE AUTOMÓVEIS E EDIFÍCIOS SENDO CONSTRUÍDOS. O RESULTADO DESTA ATITUDE FOI A FORMAÇÃO DE UM RICO ACERVO DE FOTOS QUE SÃO CAPAZES DE RECONSTRUIR A HISTÓRIA DO DESENVOLVIMENTO DESTA CIDADE POR MEIO DA IMAGEM, UM LEGADO PRECIOSO.

Contato

FONE: (44)3031.2852
EMAIL: FOTOMARINGÁ@UETA.COM.BR