Efetividade de um programa multiprofissional na avaliação de fatores de risco cardiometabólico e tratamento da obesidade em adolescentes, adultos e idosos.

O programa de tratamento da obesidade para adolescentes de 12 a 17 anos, adultos e idosos, apresenta caráter interdisciplinar e conta com a participação de profissionais de Educação Física, Nutrição, Fisioterapia, Psicologia, Biomedicina e Medicina e objetiva minimizar os impactos causados pelo excesso de peso/obesidade, que é considerada a “pandemia do século XXI”.

Além disso, pode-se destacar que a obesidade eleva o risco para o acometimento de diferentes comorbidades associadas, como por exemplo, a hipertensão arterial sistêmica, a diabetes mellitus tipo II, as dislipidemias, dentre outras doenças que impactam a sociedade moderna.

Nesse aspecto, são conduzidas nas dependências do Centro Universitário de Maringá (Unicesumar), intervenções teóricas e práticas com foco na promoção da saúde e melhoria dos parâmetros biopsicossociais dos participantes do programa. Esse programa é totalmente direcionado para comunidade externa e visa atender pessoas de baixa renda e situação de vulnerabilidade. O programa é coordenado por professores do Mestrado em Promoção da Saúde da Unicesumar e do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da mesma instituição. As inscrições são abertas duas vezes por ano, sendo uma no início do primeiro semestre e outra no segundo, para pessoas com excesso de peso ou obesidade.

A seleção é feita por nível de prioridade, ou seja, pessoas que apresentam maior necessidade de tratamento são selecionadas para receber as intervenções teórico-práticas pelos diferentes profissionais da grande área de saúde, bem como de humanas.

As inscrições podem ser feitas pelo fone: (44) 3027-6360 ramal 3479, das 10h 30 min às 13h 30 min e das 16h às 19h.

Os atendimentos das diferentes faixas etárias são realizados três vezes por semana.

Horários de atendimento dos adolescentes: 16h às 19h (grupo vespertino) e das 18h 30 min às 21h 30 min (grupo noturno).
Horário de atendimento dos adultos: 8h às 9h 30 min (grupo matutino) e das 19h às 20h 30 min (grupo noturno).
Horário de atendimento dos idosos: 8h às 10h 30 min (apenas grupo matutino).

Coordenadores:
Prof. Dr. Braulio H. M. Branco