Importância da alimentação e da nutrição na educação infantil

O presente projeto é desenvolvido em Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), cujo foco são as turmas de infantil 3, 4 e 5, envolvendo alunos de ambos os sexos e de níveis sócio econômico variáveis, com ou sem histórico de aceitabilidade, relacionado a uma alimentação saudável.

Para o início das atividades os alunos foram apresentados à temática do projeto, “hábitos alimentares saudáveis”, despertando a curiosidade e motivando o desejo por uma alimentação adequada, por meio da interação com personagens.

A atividade foi desenvolvida com auxílio de recurso audiovisual, com apresentação de animação sobre o tema “Por que não posso comer doces toda hora?”, cujo objetivo específico foi apresentar as diferentes classes de alimento e enaltecer o papel de cada grupo alimentar.

Após a compreensão da existência e importância das diferentes classes de alimentos existentes, uma pirâmide alimentar foi apresentada, evidenciando a importância da alimentação balanceada e as quantidades adequadas de cada grupo alimentar.

Além disso, foi proposta interação dos alunos com os fantoches para informar as crianças sobre como devem “comer” adequadamente interagindo com os alunos na formação adequada da pirâmide alimentar.

Como forma de proporcionar maior envolvimento das crianças e da comunidade escolar, foi realizada interação individual com os alunos e professoras reforçando a importância dos “hábitos alimentares saudáveis” que aprenderam na ação do projeto.

importancia-da-alimentacao-e-da-nutricao-na-educacao-infantil-01

importancia-da-alimentacao-e-da-nutricao-na-educacao-infantil-02