Minicurso sobre aproveitamento integral de alimentos para estrangeiros e refugiados em Maringá/PR

Segundo Santos e colaboradores (2017) o Brasil é o quarto maior produtor do mundo de alimentos. Entretanto, o Brasil está entre os dez países que mais perdem e desperdiçam alimentos no mundo. Segundo dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação no Brasil tem-se que aproximadamente 35% de tudo o que é produzido no mundo é desperdiçado e perdido bem antes de chegar à mesa do consumidor. Isso provoca, um prejuízo econômico estimado em US$ 940 bilhões por ano, o que corresponde a cerca de R$ 3 trilhões (FAO, 2015). A carência desses alimentos pode levar a desnutrição e o excesso pode levar a obesidade.

Portanto, uma alimentação saudável e equilibrada é de extrema importância na definição do estado de saúde dos indivíduos. Contudo, é fundamental possibilitar uma alimentação sustentável com o aproveitamento integral dos alimentos utilizando as partes não convencionais como a casca, talo, folha e semente. Além de reduzir o desperdício de alimentos e o gasto com a alimentação, é uma alternativa favorável na busca por uma alimentação mais nutritiva devido a maior quantidade de nutriente, promovendo ainda reduzir a fome e a desnutrição através do aproveitamento do alimento.

O objetivo geral deste projeto se constitui em ministrar uma aula prática, ao ano, sobre aproveitamento integral de alimentos explicando para estrangeiros e refugiados em Maringá/PR os aspectos gerais sobre o aproveitamento integral dos alimentos. Essa aula prática ministrada tem o auxílio dos alunos do Mestrado em Ciência, Tecnologia e Segurança Alimentar (PPGCTSA). Hoje em dia, cada vez mais destaca-se a importância do aproveitamento integral de alimentos, como por exemplo em cascas, talos e demais partes de hortaliças que normalmente são descartados. Outro ponto de importância a destacar é o cuidado com as boas práticas de manuseio na preparação de alimentos para que estes estejam isentos de microrganismos (principalmente os nocivos à saúde) quando de seu consumo. A metodologia empregada para isso é a execução de várias receitas quentes e frias, produzidas nos laboratórios da instituição Unicesumar (cozinhas quente e fria)..

Equipe: Ariana Ferrari (líder), Ricardo Andreola

Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (6)