O que são Alimentos in natura, Processados e Ultra processados? Esclarecimentos para Estudantes do Ensino Fundamental e Médio no Evento Escola na Fazenda

Em 2019 o PPGCTSA passou a integrar o Projeto “Escola na Fazenda” participando na organização e executando uma ação específica para os alunos do Ensino Médio e Fundamental de Escolas Públicas de Maringá/PR. Os Professores Graciene S. Bido, Stefania C. Claudino da Silva, Rúbia C. G. Corrêa, Anny R. Mannigel, André R. da Costa, Daniele F. Felipe e Ricardo Andreola, juntamente com alunos do PPGCTSA, conduziram uma ação educativa para a conscientização dos alunos sobre os diversos níveis de processamento de alimentos (in natura / ultra processados) e seus respectivos efeitos sobre a saúde. O projeto foi desenvolvido no BIOTEC (Centro de Biotecnologia / UniCesumar), na Fazenda da Unicesumar, juntamente com os cursos de graduação em Agronomia e Medicina Veterinária.

O projeto envolveu, aproximadamente, 900 crianças entre os turnos da manhã e tarde. Ao chegarem à fazenda BIOTEC/ Unicesumar, as crianças foram conduzidas por uma visita guiada por monitores (alunos da graduação), pelos diferentes setores da Fazenda, onde, em cada setor, participaram de atividades, observaram e acompanharam a rotina da fazenda, permitindo agregar conhecimento às crianças, de forma prática. No setor sob a responsabilidade do PPGCTSA foi promovida a ação sobre a conscientização sobre o nível de processamento dos alimentos por meio da demonstração de um mesmo alimento, o milho, apresentado em natura em 4 níveis de processamento. Cada turma de aproximadamente 30 alunos adentrava à sala sendo que os alunos eram divididos em quatro grupos, onde a mini palestra era realizada.

Equipe: Graciene S. Bido (Líder), Rúbia C. G. Corrêa, André R. da Costa, Daniele F. Felipe, Ricardo Andreola, Anny R. Mannigel e Stefania C. C. da Silva.

Quantidade de Mestrandos: 04

Alunos de Graduação: 05