PANCs no Dia de Campo das Agrárias – Apresentação para crianças do Ensino Fundamental

Proporcionar aos alunos do ensino fundamental que visitarão os Dias de Campo de verão e inverno dos cursos de Agrárias a oportunidade de conhecer as Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs), cultivo, formas de consumo, bem como suas propriedades nutricionais e benefícios à saúde e possibilitar aos estudantes de mestrado em Ciência, Tecnologia e Segurança Alimentar a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos.

As atividades externas e de extensão ampliam a interdisciplinaridade e possibilitam a interação dos estudantes com a população. O Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Segurança Alimentar e o curso de Agronomia necessitam de atividades de campo aplicadas à formação do estudante e que também se traduzam em meio de disseminação de cultura e tecnologia tanto para o aluno como para a comunidade regional interessada. Atualmente novas possibilidades de alimentação são essenciais para promover a melhoria da qualidade de vida da população em geral. PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais) são uma das alternativas de alimentação de baixo custo e podem proporcionar o acesso regular e permanente a alimentos de qualidade e em quantidades suficientes, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, garantindo a segurança alimentar. Iniciativas para promover as PANCs aumentam os conhecimentos relacionados à composição nutricional e incrementam a utilização desta fonte alimentícia tão pouco explorada. O contato de crianças com informações a respeito de alimentos alternativos constitui-se numa forma eficiente de conscientizar famílias sobre alimentos nutritivos, de fácil acesso e de baixo custo. A difusão destes conhecimentos pode ser uma forma de indução a ingestão, o que proporcionará consequentes melhorias em qualidade nutricional das crianças.

O Dia de Campo é extremamente efetivo no sentido de difundir novidades em termos de tecnologia, criar condições e oportunidades de difundir conhecimentos e alternativas mais sustentáveis, permitir o contato de diversas áreas com cunho interdisciplinar e, por fim, fortalecer a agricultura. O contato de crianças de Ensino Fundamental com a prática agrícola proporciona oportunidades de aprendizado com o ambiente produtor de alimentos. Segundo SENICIATO e CAVASSAN (2004), práticas desenvolvidas em ambientes naturais têm sido apontadas como metodologia eficaz tanto por envolverem e motivarem crianças e jovens nas atividades educativas, quanto por constituírem um instrumento de superação da fragmentação do conhecimento. Muitas plantas são chamadas de “daninhas”, “inços”, “pragas”, “invasoras”, “espontâneas” ou “ruderais”, de espécies com grande importância ecológica (KINUPP e BARROS, 2004), apresentando valor nutricional e constituem as PANCs. Entretanto, apesar de disponíveis a baixo custo, as PANCs ainda são desconhecidas em relação aos seus nutrientes e o modo de preparo, o que as tornam pouco utilizadas por uma grande parte da população (KINUPP, 2007; SOUZA et al., 2009). Neste contexto, são introduzidos conceitos referentes à Segurança Alimentar e às Plantas Alimentícias Não Convencionais para crianças do Ensino Fundamental que visitarão o Dia de Campo de verão e inverno das Agrárias, através da ação de estudantes de mestrado e graduação, que apresentam noções de reconhecimento de PANCs, bem como seu cultivo e utilização. Serão distribuídos alimentos enriquecidos com PANCs produzidos pelos estudantes de Agronomia durante as aulas de Tecnologia de Produtos Agropecuários.

Os acadêmicos do mestrado em Ciência, Tecnologia em Segurança Alimentar e do curso de Agronomia implantam diferentes espécies de PANCs no horto de plantas medicinais e ornamentais na fazenda Escola da Unicesumar. As plantas são colhidas para a produção de alimentos que nos Dias de Campo de verão e inverno são distribuídos para as crianças de Ensino Fundamental que visitam a área. É instalado um stand para divulgação do mestrado em Ciência, Tecnologia em Segurança Alimentar, onde são apresentados vasos de PANCs e as crianças fazem a análise sensorial destas plantas e recebem material lúdico para reconhecimento e pintura de PANCs.