Professor da EAD Unicesumar é um dos sócios fundadores da AFROLIC

O professor do curso de Letras da EAD Unicesumar, Silvio Ruiz Paradiso, é um dos sócios fundadores da AFROLIC - Associação Internacional de Estudos Literários e Culturais Africanos. A associação fora fundada no V Encontro de Professores de Literaturas Africanas, realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, nos últimos dias 5, 6, 7 e 8 de novembro. A importância do nascimento da associação se verifica pela participação de grandes pesquisadores e teóricos de importantes universidades brasileiras, como USP, UFF, UFRJ, UFMG, PUC-MG, UFRGS, e principalmente de universidades do exterior como University of Minessota (EUA), Universidade de Paris, Universidade de Lisboa, Universidade de Coimbra, Universidade Agostinho Neto (Angola),Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique), Universidade de Maputo (Moçambique) Universidade de Bielefeld (Alemanha).

Os acontecimentos das últimas décadas do século XX colocaram em xeque conceitos teórico-críticos de diversas frentes que por muito tempo balizaram as pesquisas em torno do campo cultural. Em paralelo, as questões impostas a partir de uma mundialização econômica cada vez mais galopante, obrigaram pesquisadores do mundo todo a reverem métodos e conceitos e a construírem de alguma forma caminhos possíveis onde as crises da vida material pudessem ser discutidas, questionadas, problematizadas e contestadas. Assim, segundo percursos muitas vezes diversos, muitas vezes afinados, os pesquisadores foram percebendo que era necessário, ainda, percorrer os caminhos de uma possível compreensão de que pensar a literatura é ainda, e cada vez mais, também pensar a questão da identidade. Essa questão que já ocupara importante espaço na primeira metade do século, com o avanço dos nacionalismos fascistas da Europa e, também, com o fenômeno global do fim dos impérios coloniais europeus, que se seguiu à II Guerra Mundial e que configura o fim das ocupações territoriais na África, se renova nas últimas décadas do século XX em função da crise econômica que se estende por todos os territórios nacionais. Assim, torna-se urgente refletir acerca das novas condições socioculturais deflagradas e que vão incidir ou impactar inevitavelmente sobre as relações sociais de cada espaço atingido pela nova conjuntura.

Toda essa problemática é abordada na tese de doutoramento do professor Silvio Ruiz Paradiso, "Religiões e religiosidades nas Literaturas Africanas pós-coloniais", na linha de pesquisa em Estudos Literários, pela Universidade Estadual de Londrina.

A coordenadora do curso de Letras, Fabiane Carniel recebeu a notícia da fundação da AFROLIC com muita satisfação "trata-se de uma associação de muita relevância em função da importância da literatura no contexto sociocultural. Outra questão fundamental é o fato que um de seus fundadores integra o corpo docente do curso de Letras do NEAD Unicesumar o que nos permitirá um trabalho de excelência, principalmente, no que se refere à literatura."

Paradiso ministra as aulas de Teorias da Literatura e Literaturas Estrangeiras do curso de Letras e na pesquisa foca-se nas Literaturas Africanas de Língua Portuguesa e Inglesa.

Últimas notícias

Categorias