Professora Tania Gomes participa de Encontro Luso-Brasileiro de História da Medicina Tropical

A professora Dra. Tânia Maria Gomes da Silva e sua orientanda Caroline Urias Challouts, do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS) da Unicesumar, participaram do 4o. Encontro Luso-Brasileiro de História da Medicina Tropical e do 2o. Simpósio Nacional de História das Doenças e das Artes de Curar, entre os dias 21 e 24 de junho.

O evento foi organizado pelo Departamento de Medicina Preventiva, da Universidade de São Paulo; pelo Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia (CIUCHT), da Universidade de Lisboa e da Universidade Nova de Lisboa, e pela Casa de Oswaldo Cruz / Fundação Oswaldo Cruz (Rio de Janeiro).

A professora Tânia integrou a mesa de debates “Saúde, doenças e mulheres: estudos sobre assistência e medicalização em perspectiva histórica”, juntamente com as professoras Alexandra Esteves (UCP/UMINHO, Portugal), Thayane Lopes Oliveira (IFCE), Eliza Teixeira de Toledo (COC/Fiocruz) e Daiane Silveira Rossi (COC/Fiocruz).

A pesquisa apresentada pela professora Tânia Gomes, com título “Maria Evangelista: medicina popular, benzimentos e saberes femininos” teve como proposta discutir a experiência dessa mulher que, na década de 1970, foi uma conhecida benzedeira da cidade mineira de Viçosa, articulando a história das mulheres, memória e cultura popular.

A mestranda Caroline Challouts apresentou a pesquisa: “As novas relações de trabalho e o binômio saúde-adoecimento”.

O objetivo do evento foi de fortalecer a colaboração entre pesquisadores, possibilitando a discussão transdisciplinar mais alargada sobre os determinantes históricos, sociais e ambientais da medicina, bem como suas relações com as políticas de saúde e desafios societais, com ênfase nos séculos XX e XXI.

Acesse toda a programação disponível no YouTube: