O curso de Artes Visuais encerrou semana passada as oficinas do projeto "Fazendo Arte com Sabor", uma realização do Instituto Cocamar em parceria com o Cesumar e a Secretaria Municipal de Educação.
O projeto realizado durante todo o ano de 2011 buscou conscientizar crianças e jovens acerca da preservação ambiental, por meio de uma gincana de coleta de embalagens cartonadas entre as escolas municipais, que arrecadou mais de 1 milhão de caixas que iriam para o lixo.
Professores e estudantes de Artes Visuais do Cesumar participaram da parte pedagógica do projeto, levando oficinas de artes para as crianças, com trabalhos de reciclagem, pintura, colagem, etc. Cerca de 6 mil estudantes do ensino fundamental foram atingidos pelo trabalho.
Durante o período da gincana, as crianças puderam ainda assistir a apresentações de teatro explicativas, mostrando de forma lúdica a importância da reciclagem.
As escolas vencedoras da gincana (Piveni Piassi -1º lugar; Odete Alcântara Rosa -2º lugar; e Manuel Dias - 3º lugar) receberam como prêmio oficinas de artes, nos três últimos sábados. Segundo a coordenadora do curso, professora Deborah Kemmer, 1.200 crianças foram atendidas.
O encerramento do projeto se dará no final deste mês com uma exposição no Cesumar dos materiais desenvolvidos pelos alunos e apresentações teatrais encenadas pelas crianças das oficinas de artes cênicas.
A participação do curso de Artes Visuais se dá em forma de projeto de extensão levado para a comunidade.