Projeto "Ser Cidadão" é apresentado em Brasília


Com o objetivo de obter validação do Ministério da Educação (MEC) para levar em  nível nacional um projeto que é realizado no Cesumar, os coordenadores dos cursos de Serviço Social, Direito e Artes Visuais,  Maria Cristina de Brito Cunha, Carlos Alexandre Moraes e Deborah Kemmer, respectivamente, estiveram em Brasília na semana passada realizando contatos com representantes do órgão.

Os coordenadores foram recebidos pelo secretário de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), Marco Antônio de Oliveira e a assessora para Projetos Especiais, Stela Rosa. Eles apresentaram aos dois, o projeto "Ser Cidadão", que é dirigido a estudantes de ensino fundamental e médio e trabalha oito temas de cidadania: prevenção às drogas, combate à violência, bullying, direitos políticos, direitos do consumidor, direitos da família, direitos e deveres da criança e adolescentes e direitos da pessoa idosa.

O projeto tem metodologia diferenciada e se destaca pela  interdisciplinaridade entre as áreas de Direito, Serviço Social, Artes Visuais e Psicologia. Durante três anos, estudantes e professores vêm trabalhando na pesquisa dos temas e desenvolvimento de uma linguagem acessível para ser levada às escolas e espaços públicos. Os meios utilizados são o teatro de fantoche, cartilhas ilustradas, jogos e audiovisuais.

De acordo com a professora Maria Cristina, os representantes do MEC elogiaram a metodologia e a consideraram bastante adequada. Com o  parecer positivo, o projeto foi encaminhado para a Secretaria de Direitos Humanos (SDH) - órgão responsável pela validação e divulgação de trabalhos desta natureza – onde também será avaliado. O desdobramento desta etapa tem data prevista para o mês de outubro, quando os coordenadores deverão retornar a Brasília para reunião neste órgão.

"Avaliamos de forma muito positiva estes encaminhamentos por se tratar do resultado de um  trabalho de extensão interdisciplinar, que conta com a participação efetiva dos alunos dos cursos de Serviço Social, Direito, Artes Visuais e Psicologia,  além de representar um trabalho de disseminação de informação destinado ao público jovem das escolas de ensino fundamental e  médio com elevado alcance social", concluiu a coordenadora Maria Cristina.

Últimas notícias

Categorias