O reality moda promovido pelo curso de Moda da Unicesumar esta semana está movimentando o campus. A atividade chamou a atenção pelo seu ineditismo, inclusive de emissoras de TV local, que têm vindo acompanhar o dia a dia dos alunos que estão confinados em um laboratório participando de um desafio.
O reality faz parte da programação da Semana de Moda da Unicesumar e teve largada ontem à noite, logo após a palestra de abertura do evento. Trinta e três alunos participam divididos em onze equipes de três pessoas cada. Assim como nos realitys televisivos, eles ficarão isolados até sexta-feira no laboratório dedicando-se a uma criação que foi proposta pela organização.
O desafio estabelece que cada grupo desenvolva as roupas para uma "suposta" final de um concurso de miss. Foram sorteados os estados brasileiros, que as misses representariam, e entregues tecidos aleatoriamente para os grupos, além deles terem à disposição diversos tipos de aviamentos.
Os celulares e tabletes dos estudantes foram desligados e guardados em um armário. "O objetivo de vocês é preparar peças de qualidade e a concentração e o foco são fundamentais neste processo", explicou para os acadêmicos a coordenadora do curso de Moda, Sandra Franchini.
Os estudantes devem desenvolver criações usando referências e os conhecimentos que já possuem, amparados por revistas e livros selecionados pela organização. "Os grupos deixarão o local apenas à noite para assistir às palestras e voltarão para lá", conta a coordenadora.
A aluna do 3º ano, Rayza Menegassi, considera a experiência de participar do reality "grandiosa". "Nesta semana, temos de dar o nosso melhor, sinto que a responsabilidade é muito grande", diz ela.
Em meio a acadêmicos com sentimentos de ansiedade, também têm aqueles que ressaltam a confiança em participar da ação, como a caloura Brenda Godinho. "Não tenho certeza de como serão estes dias, mas acredito em mim e pretendo surpreender", afirma a estudante.
Todo o trabalho é inspecionado por docentes do curso, que estão presentes 24 horas com os estudantes, acompanhando as produções e até mesmo as refeições e horários de descanso.
O dia a dia da ação pode ser acompanhada pela fan page do reality moda, que está sendo abastecida por um estudante que acompanha todos os passos do reality. O término do evento acontece na noite da próxima sexta-feira (7), quando serão apresentados os trabalhos finais que serão julgados por uma comissão.