O reitor da Unicesumar, Wilson de Matos Silva, foi homenageado na manhã desta quinta-feira (19) com a Ordem Estadual do Pinheiro, pela categoria Grande Oficial. A condecoração foi feita durante a cerimônia que marca os 160 anos de emancipação política do Paraná. Silva foi condecorado pelo governador do Paraná, Beto Richa, em frente ao Palácio Iguaçu, em Curitiba.
Para Silva, receber a mais alta condecoração do Estado é sinônimo de reconhecimento pelos anos dedicados à melhoria da educação e a construção de uma sociedade mais justa e solidária. "Trabalho diariamente para converter a sociedade ao conhecimento e receber esta honraria me impulsiona a avançar ainda mais neste caminho", afirma o reitor.
A Ordem Estadual do Pinheiro é a mais alta honraria do Paraná e foi instituída em 1972. A condecoração é atribuída em cinco graus: Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro. Além de Silva, outras 50 personalidades foram homenageadas por seus desempenhos nas áreas da ciência, artes, religião, política, economia e na administração pública. Os homenageados foram indicados por diversos setores da administração e da sociedade e selecionados por um conselho formado por membros da Casa Militar, Casa Civil, Chefia de Gabinete e Secretaria da Cultura.
Também foram agraciados o arcebispo metropolitano de São Paulo, Odilo Pedro Scherer, o ex-governador de São Paulo, José Serra, o senador Álvaro Dias, o ex-governador do Paraná, Orlando Pessuti, e os empresários Mário José Gonzaga Petrelli, Reni Muffato, Jörg Hofmann, Adriano Hübner, Milton Serligman e o presidente da Federação das Indústrias do Paraná, Edson Campagnolo.
Participaram da solenidade a secretária estadual da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa; o secretário de Governo, César Silvestri e o chefe da Casa Militar, coronel Adilson Castilho Casitas.