Reitor da UniCesumar recebe embaixadores da Ucrânia

O professor Wilson de Matos Silva lamentou a guerra no país europeu e ressaltou que seguirá apoiando as famílias refugiadas

O reitor da UniCesumar, Wilson de Matos Silva, recebeu nesta quarta-feira (20) o embaixador da Ucrânia no Brasil, Rostyslav Tronenko, e a embaixatriz, Fabiana Tronenko. Os embaixadores estão acompanhando a recepção das oito famílias refugiadas da guerra, que chegaram em Maringá na tarde terça-feira (19) e foram recepcionadas na Praça do Conhecimento da UniCesumar.

Ao receber os embaixadores no campus de Maringá, o reitor lamentou a guerra na Ucrânia, apresentou a estrutura da UniCesumar, e ressaltou que seguirá apoiando as famílias ucranianas. “Ficamos sensibilizados vendo mulheres e crianças saindo do país de origem e vi que era preciso fazer algo, agir de forma rápida. Se cada um no Brasil fizer uma ação, vamos compartilhando e minimizando o sofrimento”, destacou o professor Wilson de Matos.

O embaixador agradeceu o acolhimento e lembrou das cenas presenciadas na Ucrânia que ficaram marcadas na memória. “São histórias, traumas pessoais e crianças assustadas com barulhos. Fico emocionado com os esforços para acolher as famílias ucranianas. Tudo feito com muito amor e capricho. Estamos maravilhados pelo trabalho realizado, é colocar na prática os nobres princípios e valores”, reconheceu Rostyslav Tronenko.

Durante o encontro, o reitor presenteou os embaixadores com o livro “UniCesumar 30 anos”, que retrata a trajetória da organização educacional, o livro “Maringá 70 anos: a cidade contada por quem viveu sua história” e parabenizou a embaixatriz pelo aniversário comemorado nesta quarta-feira (20).

O acolhimento das famílias refugiadas é realizado pela 2ª Igreja Presbiteriana de Maringá e Igreja Presbiteriana da Vila Operária, com o apoio do reitor da UniCesumar, Wilson de Matos Silva.

Últimas notícias

Categorias