O reitor Wilson de Matos Silva recebeu hoje a visita de um gestor ambiental da Universidade Tecnológica de Pereira, na Colombia, Willian Hernández, e do advogado e jornalista James Fonseca Morales, diretor de uma ONG (Organização não Governamental) naquele país, a Corporação Risaralda Ética.
Os dois colombianos vieram à cidade com a finalidade de conhecer o modelo do Observatório Social de Maringá. Membros da entidade os acompanharam na visita à Unicesumar, onde eles expuseram os motivos que os trouxeram ao município.
Segundo Hernández, em sua cidade existem entidades parecidas, porém não trabalham com a mesma efetividade do Observatório Social de Maringá. "Nós ficamos sabendo do observatório de Maringá por meio de um amigo e quisemos vir conhecer porque temos interesse em ampliar o trabalho na nossa cidade para combater alguns problemas, como o desvio de recursos públicos", disse ele.
O reitor Wilson Matos expôs experiências maringaenses que têm dado certo com a participação da sociedade, como a constituição do Observatório Social, do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem) e da SER – Sociedade Eticamente Responsável, que trabalham pelo bem comum no município. Matos Silva elogiou a iniciativa dos visitantes e encerrou dizendo que "a experiência entre os povos é muito salutar".