Semana de engenharias e arquitetura debate empreendedorismo sustentável


A 5ª Semana das Engenharias e Arquitetura do Cesumar começou ontem debatendo um dos temas mais prementes na área: a sustentabilidade na construção civil. O evento foi aberto com a presença do reitor Wilson de Matos Silva, do diretor do  Centro de Ciências Tecnológicas e Exatas, Valdecir Bertoncello, de coordenadores, professores e aproximadamente 450 estudantes  dos três cursos participantes:  engenharia civil, engenharia ambiental e arquitetura.

Para falar sobre o principal tema da semana, esteve presente Bruno Casagrande, da Fundação Vanzolini, organismo que atua há 20 anos certificando sistemas de segurança e, desde de 2008, é creditado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia) para atender também a área da construção civil. A Fundação trabalha desde então com o Processo Aqua de acompanhamento e certificação de obras no que se refere à sustentabilidade ambiental.

De acordo com Bruno Casagrande, no Brasil e adesão dos empresários às obras ecologicamente sustentáveis tem aumentado. Desde 2008, já são 81 obras certificadas pelo organismo que ele representa.

"A certificação garante ao empreendedor o seu desenvolvimento de forma adequada, garante conforto, saúde e qualidade de vida aos usuários, enquanto a sociedade em geral  ganha com menos resíduos, a prevenção de riscos de acidentes naturais e a redução dos gases CO2 emitidos no meio ambiente", disse Casagrande.

Para ele, poder repassar informações acerca dessa proposta aos estudantes da área de engenharias é de fundamental importância para a formação de uma mentalidade nova, da qual irá depender o bem-estar das pessoas no futuro.

 A mesma opinião foi dividida pelo coordenador de engenharia civil, Júlio Ricardo de Farias Fiess. Para ele, tratar de temas como este é de extrema relevância na universidade. Ele destacou a preocupação dos cursos em atualizar os estudantes com os temas que são novos no mercado e exigem mudanças na postura profissional.

A SEA prossegue até nesta sexta-feira (19)  com diversas palestras e minicursos, destacando, entre outros assuntos, projetos acústicos para cinema e teatro, divisórias em painéis MDF de absorção acústica e política nacional de resíduos sólidos.

Últimas notícias

Categorias