Os avanços tecnológicos, as novas posturas profissionais exigidas pelas organizações e a necessidade constante de atualização foram pontos lembrados ontem à noite na abertura da 9ª Semana de Gestão do Cesumar. A semana acontece no auditório Dona Etelvina e reúne aproximadamente quinhentos estudantes e professores de Administração, Gestão Comercial e Gestão de Recursos Humanos.
Falaram na abertura do evento, o reitor Wilson de Matos Silva, a diretora do Centro de Ciências Humanas e Sociais, Vera Lúcia Hilst e o coordenador dos cursos, Anderson Toregeani. Para o reitor, o "conhecimento em alto nível é a maior arma das organizações".
A semana traz temas inovadores, como o da palestra apresentada na primeira noite sobre "Logística Integrada (Supply Chain) e Logística Reversa". O assunto foi tratado pelo especialista em gestão empresarial e logística, Luciano da Silva, que já realizou trabalhos para a Volkswagem do Brasil e ThyssenKrupp, entre outras grandes organizações.
Segundo Silva, a logística reversa é o grande tema do momento porque trata da destinação final dos resíduos das empresas, prevista na lei regulamentadora nº 12.305 de 2010. A lei obriga o retorno dos materiais poluentes às empresas produtoras e que estas deem o tratamento correto a cada tipo de produto no momento do descarte.
A preocupação maior da logística reversa, também conhecida como logística verde, é com a sustentabilidade. Luciano Silva apontou o quadro brasileiro no descarte de lixo eletrônico. "Somos o país que mais produz lixo eletrônico, mas estamos atrasados no tratamento desses resíduos", disse ele.
De acordo com o palestrante, a logística é uma necessidade nas empresas para fidelizar clientes. Nas organizações, o setor é responsável por gerenciar a cadeia de suplementos, fazendo planejamento, implantando e controlando a entrega de produtos com eficiência e o menor custo possível. Para Luciano Silva, as grandes empresas já estão consolidadas, mas falta ainda os pequenos empresários investirem nessa área.