Semana Maringaense da Amamentação começa no Cesumar


A palestra "O que fazer para que nossas crianças vivam 100 anos?", proferida pela doutora Keiko Teruya, abriu a 15º Semana Maringaense da Amamentação. O evento aconteceu na tarde de ontem, no Auditório Dona Etelvina, no Cesumar, e contou com a participação de autoridades, como o prefeito Silvio Barros e o secretário da Saúde, Antônio Carlos Nardi, profissionais, professores e alunos da área da saúde.

O Comitê de Aleitamento Materno é responsável pela semana, que tem como slogan: "Amamentação por um mundo amigo da criança". O curso de Fonoaudiologia do Cesumar está engajado nas ações que acontecem na cidade. A professora e doutora em pediatria, Cristiane Gomes, destaca que essa semana tem o objetivo de divulgar entre a comunidade e os profissionais da saúde a importância da amamentação.

A doutora Keiko Teruya destacou em sua palestra o fato de a humanidade estar preocupada com a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento da alta tecnologia, esquecendo-se que existem ações vitais para a vida do homem, como a amamentação.  "Para a criança, o que é importante ao nascer  é o contato com a pele da mãe, o aconchego, e a amamentação supri essa sua necessidade", disse a médica.

A amamentação é vista por especialistas como a intervenção mais barata e eficiente para salvar vidas. No leite materno são encontrados 250 fontes de proteção para o bebê.  O Ministério da Saúde recomenda que as mães amamentem o bebê de forma exclusiva até o sexto mês e que  até os dois anos de idade a criança ainda deve receber o leite materno como complementação alimentar.

Durante toda a semana, o Comitê de Aleitamento Materno de Maringá está promovendo atividades dirigidas a gestantes nas Unidades Básicas de Saúde. Também estão sendo visitados locais públicos como supermercados e farmácias para prestar orientações às mães. Na Clínica de Fonoaudiologia do Cesumar, as estudantes prestam atendimento às mães e bebês. O encerramento da programação acontece no dia 6, com um encontro de vovós no salão paroquial da Igreja Santo Antônio de Pádua, às 14h.

Últimas notícias

Categorias