Semana Nacional de Diabetes acontece no Cesumar


Quem passou pelo campus do Cesumar nesta semana teve a chance de ser avaliado e receber orientações na Semana Nacional de Diabetes. A professora Andréia Cristina de Souza e estudantes de enfermagem do 4º ano foram os responsáveis por conduzir os trabalhos no Núcleo Integrado de Saúde (NIS) Aclimação, no térreo do bloco 5. Foi possível fazer teste de glicemia e aferir a pressão arterial. Os casos suspeitos foram encaminhados para atendimento médico.

O atendimento foi aberto para os colaboradores da instituição, pessoas com histórico de diabetes na família e pessoas do grupo de risco acima de 40 anos de idade. De acordo com a professora Andréia, é fundamental a realização dos exames pelo menos uma vez por ano evitando o avanço da doença e de possíveis complicações.

Levar informação sobre a doença foi o grande desafio da equipe que encerra nesta sexta-feira, 14, as atividades no posto avançado em frente ao NIS. Segundo dados da secretaria municipal de Saúde, o diabetes mellitus é uma doença crônica que afeta todo o organismo e que se não for bem controlada, pode desencadear severas complicações agudas e crônicas, causando na maioria das vezes, mortes prematuras e incapacidades físicas.

O diabetes, uma das doenças que mais tem portadores no Brasil (cerca de 1,9 milhão de pessoas segundo dados do SUS), representa um alto índice de morte e de incidência, além de ter alto custo social e financeiro para os sistemas de saúde. Frente a necessidade de contornar este impacto e de estruturação dos serviços públicos de saúde iniciativas como a campanha nacional de diabetes vem ganhando espaço e a atenção dos brasileiros.

Em Maringá os trabalhos foram coordenados pela Secretaria de Saúde. A ação foi realizada no campus do Cesumar por meio de uma parceria entre o NIS Aclimação e o curso de enfermagem, que liberou os alunos da disciplina de Gestão em Saúde Pública para participar.

Últimas notícias

Categorias