Três novas graduações EAD: UniCesumar amplia cursos na área das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Matrículas já disponíveis em polos espalhados por todo o Brasil

 

A UniCesumar acaba de lançar três novos cursos de graduação EAD: Gestão de Políticas para a Infância e AdolescênciaGestão de Processos Psicossociais e Psicologia Aplicada às Organizações e Inovação Humana. Com as matrículas já abertas, as novas graduações têm duração de dois anos (quatro semestres) cada, ampliando a oferta da Escola de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e respondendo a demandas atuais do setor público, das organizações e do terceiro setor. 

Os cursos combinam fundamentos das ciências humanas, da gestão e da inovação para preparar profissionais que vão atuar diretamente em políticas públicas, desenvolvimento humano e ambientes organizacionais mais saudáveis e produtivos. “Esses lançamentos reforçam o compromisso da UniCesumar em oferecer formações conectadas com os desafios contemporâneos do trabalho e da sociedade. Ampliamos nosso catálogo com cursos que unem teoria e prática e formam profissionais preparados para atuar com políticas públicas, desenvolvimento de pessoas e performance, tanto no setor público quanto nas organizações privadas e entidades sociais”, destaca Luciano Santana, Gerente Acadêmico da Vitru Educação, holding da UniCesumar. 

Gestão de Políticas para a Infância e Adolescência 

O curso de Gestão de Políticas para a Infância e Adolescência forma profissionais capazes de planejar, gerir, monitorar e avaliar políticas, programas e serviços voltados a crianças e adolescentes, com forte integração entre o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Sistema Único de Saúde (SUS), Educação e Sistema de Garantia de Direitos. Ao longo da formação, o estudante tem contato com conteúdos de políticas públicas, gestão e avaliação de programas sociais, legislação específica (como ECA, Marco Legal da Primeira Infância, SINASE e LGPD), monitoramento de indicadores, visitas domiciliares qualificadas e captação e gestão de recursos por meio de fundos, leis de incentivo e parcerias com organizações da sociedade civil. 

O tecnólogo pode atuar em prefeituras, conselhos tutelares e de direitos, ministérios públicos, defensorias, organizações da sociedade civil e institutos empresariais ligados à agenda ESG, assumindo funções como coordenador de programas socioeducativos, gestor de políticas públicas para infância, articulador de redes intersetoriais e consultor em projetos voltados à proteção de crianças e adolescentes. 

Gestão de Processos Psicossociais 

Já o curso de Gestão de Processos Psicossociais prepara profissionais para compreender e intervir nos processos humanos, grupais e organizacionais presentes em empresas, instituições públicas, escolas, serviços de assistência social e projetos comunitários. A matriz aborda fundamentos de psicologia social, sociologia, comunicação, gestão de pessoas, diagnósticos organizacionais, clima organizacional, mediação de conflitos, diversidade, inclusão e promoção da saúde emocional e do bem-estar em ambientes de trabalho e comunidade. 

O egresso estará apto a atuar como facilitador de programas de bem-estar, consultor de processos psicossociais, gestor de clima e cultura organizacional, mediador de conflitos em instituições, além de desenvolver projetos de convivência, inclusão e fortalecimento de vínculos em organizações públicas, privadas e do terceiro setor. Trata-se de uma formação interdisciplinar que integra gestão e ciências humanas, sem habilitar para o exercício da Psicologia, que neste caso é regulamentada por legislação específica. 

Psicologia Aplicada às Organizações e Inovação Humana 

O tecnólogo em Psicologia Aplicada às Organizações e Inovação Humana tem foco na compreensão do comportamento e performance humana no trabalho e na gestão de pessoas, com ênfase em liderança, inovação organizacional e uso de tecnologias digitais para análise e desenvolvimento de equipes. O curso oferece disciplinas ligadas à psicologia do trabalho, comportamento organizacional, liderança e gestão de pessoas, experiência do colaborador, diversidade e inclusão, ESG social, projetos de treinamento e desenvolvimento, clima e cultura organizacional e práticas de bem-estar e saúde emocional nas empresas. 

A formação prepara profissionais para atuar em áreas de desenvolvimento humano e organizacional, cultura e clima, consultoria interna e externa, bem como em projetos de inovação centrados nas pessoas. Entre as possibilidades de carreira estão funções como líder de equipe de inovação de pessoas, analista de pessoas, gerente de cultura organizacional e consultor de experiência do colaborador e diversidade. O curso, de natureza tecnológica, não confere título de psicólogo nem habilita para a prática clínica, diagnóstica ou psicoterapêutica, concentrando-se na atuação em contextos organizacionais. 

As matrículas para os três cursos podem ser realizadas on-line, no portal da UniCesumar: https://inscricoes.unicesumar.edu.br/. 

Últimas notícias

Categorias