Unicesumar
Unicesumar

UniCesumar doa EZ-IO, equipamento inédito no Paraná, ao SAMU de Maringá

Com o dispositivo, expectativa é otimizar o atendimento emergencial a pacientes graves e vítimas de trauma; solenidade de entrega ocorreu nesta segunda-feira (25)

A UniCesumar tem como missão fundamental oferecer educação de qualidade para formar profissionais capazes de promover transformação, e um dos diferenciais da Instituição é contribuir com demais setores, entre os quais está a área da saúde. Na última segunda-feira (25), a UniCesumar doou ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) o “EZ-IO”, um dispositivo intraósseo eletrônico que facilita a obtenção de acesso vascular para atendimento a pacientes sob ameaça a vida. Estiveram presentes o prefeito de Maringá, Ulisses Maia, do secretário de Saúde, Jair Biatto, representantes e equipes do SAMU e autoridades da Instituição.

“Minha palavra é gratidão”, disse o coordenador do médico do Samu, Marcio Ronaldo. “Através desse aparelho, temos mais uma chance para salvar pessoas. Nossos médicos vão vir treinar aqui no SimuLab, então só posso agradecer o suporte imenso que temos recebido da UniCesumar, da prefeitura e do Cisamusep”, declarou.

De acordo com o presidente da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), José Aparecido Bernardo, o equipamento será de muita importância para salvar vidas. “Agradeço a parceria entre a UniCesumar e o Samu e que essa colaboração possa se prolongar. Vamos fomentar para que o seja utilizado de melhor forma possível.”

O reitor da UniCesumar, professor Wilson de Matos Silva, enfatizou a alegria e o compromisso de promover ajuda a quem necessita. “O investimento foi em torno de R$ 50 mil. Além disso, nós entregamos para a prefeitura todos os projetos para a construção da Ala da Mulher no Hospital Municipal. Serão investidos 10 milhões e ficamos felizes de contribuir com a saúde de Maringá. Também liberamos recursos para compra de equipamento de torre de vídeo para cirurgias bariátricas. Essa é essa nossa missão: trabalhar, juntos, por uma sociedade melhor.”

Matos aproveitou a oportunidade para exaltar o fato de a Instituição ter formado mais de 100 mil profissionais nos quase 30 anos de atividades. “O conhecimento transforma e melhora a qualidade de vida da comunidade”, pontuou.

O prefeito de Maringá, Ulisses Maia, ressaltou a parceria de longa data entre o município e a UniCesumar. “O poder público é complexo e demorado.  Agradeço mais uma vez essa parceria em nome de toda Maringá. Nosso Samu é o melhor do Brasil é isso vem a agregar no atendimento.” Maia destacou ainda o fato de que Maringá será a primeira cidade do sul do Brasil a usar a EZ-IO. “É por essa e outras que a cidade de Maringá tem orgulho da UniCesumar. Todos juntos no mesmo propósito de cuidar de pessoas, evoluindo cada vez mais.”

A EZ-IO

O nome do objeto, EZ-IO, vem da pronúncia da palavra “easy” (“fácil”, em inglês) e da sigla IO, vinda da palavra intraóssea. Juntas, as letras fazem referência ao acesso intraósseo facilitado. O dispositivo será usado por atendentes para acessar o interior dos ossos do paciente para administração de medicamento em situações de emergência, ou para repor grande volume de líquido diante de paciente que perdeu muito sangue.

Nos hospitais, os acessos vasculares mais frequentes são as veias. Mas, em muitas situações graves como parada cardíaca ou colapso da circulação por perda de sangue, os acessos venosos são difíceis ou demorados. Assim, uma alternativa é introduzir agulhas dentro de ossos que se comunicam diretamente com as veias, permitindo o uso desta rota para administrar medicações. Com a proposta de ganhar tempo e eficiência, serviços de referência mundial já adotaram o uso da EZ-IO.

De acordo com o professor responsável pelo Laboratório de Habilidades Clínica e Simulação Realística (SimuLab) da UniCesumar, Dr. Sérgio Ricardo Lopes de Oliveira, essa possibilidade é fundamental para salvar vidas e evitar sequelas. “É muito difícil obter uma veia, especialmente em situações de emergência, parada cardíaca ou em acidentes evolvendo crianças. Nesses atendimentos é preciso acessar o sistema venoso rapidamente para ministrar medicamentos, repor volume ou sangue para que o paciente saia da situação de risco”, explicou.

Segundo Lopes, serão entregues dispositivos EZ-IO para todas as unidades de atendimento avançado do SAMU, incluindo o Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (SIATE) e o serviço aeromédico do SAMU Norte Novo com sede em Maringá. “Essas unidades avançadas atendem extensa região do Estado. Teremos o primeiro SAMU do Paraná equipado com EZ-IO e um dos poucos do Brasil, graças a uma parceria entre a UniCesumar e o SAMU de Maringá."

PARCERIA ENTRE SIMULAB E SAMU

O SAMU e a UniCesumar já possuem outras parcerias. Desde 2018 todos os alunos do 6º ano passam em estágio curricular no SAMU através de convênio firmado com a prefeitura. Alunos devidamente instruídos e uniformizados exercem estágio nas unidades avançadas. Um novo convênio já foi firmado e a partir de 2020 alunos do 5º ano também passarão a estagiar no SAMU.

Em contrapartida, o SimuLab UniCesumar é campo da educação permanente para equipes do SAMU semanalmente.  Além disso, grande parte dos docentes do 4º, 5º e 6º ano do curso de Medicina atuantes no SimuLab são médicos e enfermeiros do SAMU. Segundo o professor Sergio Lopes, essa parceria traz muitos benefícios à formação médica de alunos da UniCesumar. “É uma forma dos alunos serem inseridos em serviço altamente diferenciado e eficiente, no qual eles podem vivenciar a profissão de forma realista e construtiva”, declarou.

O SimuLab é o maior laboratório da UniCesumar, desenvolvido para que os alunos do curso de Medicina e demais cursos da área da saúde tenham experiência completa de aprendizado, garantindo a formação de profissionais capacitados. Os dispositvos EZ-IO serão incluídos no currículo formal de todos os alunos da Medicina e Enfermagem da UniCesumar, contribuindo para disseminação do conhecimento e incorporação da tecnologia em outros serviços do Brasil.

Últimas notícias

Categorias