UniCesumar oferece mais de 2,5 mil bolsas do Prouni em todas as áreas do conhecimento

Instituição dispõe de oportunidades de bolsas integrais (100%); prazo de inscrição no site do Prouni vai até 30 de junho

O Programa Universidade para Todos (Prouni) inicia hoje (27) o processo seletivo para bolsas de estudo em cursos de graduação. Neste processo, a UniCesumar dispõe de vagas integrais (100%), tanto no ensino presencial quando a distância (EAD), para ingresso no segundo semestre deste ano. As inscrições vão até sexta-feira (30) e devem ser feitas no site https://acessounico.mec.gov.br/prouni

Para o ensino presencial serão 189 bolsas via Prouni distribuídas para as seguintes unidades: Maringá, Curitiba, Londrina, Ponta Grossa e Campo Grande. Já na educação a distância, serão 2.528 mil bolsas divididas em seus polos pelo Brasil.

Os alunos que optarem pela EAD poderão escolher entre graduações como Pedagogia (a mais procurada da Universidade), Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharias e Arquitetura Híbridos e até cursos na área da saúde como Nutrição e Biomedicina.

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 4 de julho. Já o prazo para envio da documentação será até 14 de julho. O resultado da segunda chamada sai no dia 24 de julho quando também começa o prazo da comprovação que vai até o dia 3 de agosto. Para conferir o cronograma completo e as regras do edital, basta acessar a página do Prouni no site da UniCesumar (https://www.unicesumar.edu.br/prouni/processo-seletivo-022023/).

COMO FUNCIONA O PROUNI

Para concorrer às bolsas, o estudante precisa atender a alguns requisitos básicos. É preciso que o candidato tenha participado do Enem em 2021 e 2022 e obtido nota superior a 450 pontos, além de não ter zerado na redação. Ele também não pode ter concluído ensino superior, ou possuir matricula em instituição de ensino superior pública e deve comprovar renda familiar por pessoa de até um salário mínimo e meio.

O Prouni também se estende a professores em exercício do magistério na rede pública de ensino básico. Eles precisam integrar o quadro permanente da instituição em que trabalham e estar concorrendo à vaga em curso de licenciatura ou Pedagogia. Neste caso, a renda familiar por pessoa não é considerada.