A Unicesumar promoveu, na noite de ontem (14), a abertura da Semana da Voz, realizada pelo curso de fonoaudiologia da instituição. Até domingo, serão apresentados e discutidos assuntos referentes aos cuidados com a voz e, também, a importância da fonoaudiologia na prevenção de doenças e tratamentos vocais, em referência ao Dia Mundial da Voz, comemorado no dia 16.
Segundo a coordenadora do curso, Eliane Bernardi, as atividades são importantes para motivar os alunos a conhecerem ainda mais sobre a área de atuação e perceberem a diferença que cada profissional pode fazer na vida da comunidade. "Muitas vezes, os estudantes não tem noção do leque que tem em mãos, e com a Semana da Voz e o contato com outros profissionais de referência e assuntos importantes e novos na área, passam a ter essa dimensão", diz.
Eliane acrescenta, ainda, que diversos profissionais utilizam a voz como principal ferramenta de trabalho e necessitam de cuidados. "Quem não depende diretamente da voz, dificilmente se lembra dos cuidados que deve ter e do poder que existe em uma comunicação verbal eficiente, inclusive na transmissão de emoções e estado de humor. E assim como o tema da campanha, é um fato que a minha voz é a minha identidade", afirma.
Na abertura do evento, esteve presente, também, a conselheira regional de fonoaudiologia, Marta Jarrus, que reforçou a importância do evento. Ïico extremamente feliz em ver o quanto a Unicesumar valoriza a formação do profissional e divide com os alunos não apenas conhecimento, como também experiências de profissionais. Hoje, estou conhecendo vários estudantes, mas que logo mais serão colegas de trabalho e estarão no mercado valorizando o conhecimento adquirido aqui e colocando em prática", diz.
A palestra de abertura foi realizada pela fonoaudióloga Luciana Fracalossi, especialista em voz e mestre em Distúrbios da Comunicação Humana, com o tema Ìaracterísticas da Voz em diversos Estilos Musicais". Nesta sexta-feira (15), está acontecendo um curso sobre a fonoaudiologia e seus avanços como Ciência Forense, ministrado pela fonoaudióloga assistente técnica do Ministério Público de São Paulo, Ana Paula Sanches. Durante a noite, a palestra com o tema "atuação Fonoaudiológica com a Voz Cantada" será realizada pela fonoaudióloga e professora de canto, Camila Zaponi.
No sábado será realizada uma oficina aberta à comunidade, das 9h às 12h, ensinando técnicas de canto e estratégias para o bom uso da voz. No domingo, acontecerá uma ação no Parque do Ingá, a partir das 8h, com distribuição de Kits e esclarecimento de dúvidas sobre os cuidados com a voz.