Unicesumar realiza ação humanitária na aldeia Kaingang de Manoel Ribas

No próximo sábado, por meio da Capelania Universitária em parceria com o Instituto Paqto, estudantes e professores da Unicesumar estarão presentes na aldeia da tribo Kaingang, em Manoel Ribas (160 km de Maringá), para uma grande ação de ajuda humanitária. Serão feitos atendimentos na área de saúde, agrárias, distribuição de donativos e atividades recreativas.

Os voluntários vão levar alimentos, calçados, brinquedos e escovas de dente, entre outros itens. Durante todo o dia, os indígenas vão receber atendimento odontológico, consulta médica, orientação sobre plantio de hortaliças e preparo de alimentos.

Estão envolvidos na ação, os cursos de medicina, odontologia, educação física, agronomia, pedagogia, artes visuais, música, teologia, psicologia, enfermagem e direito. Os estudantes de agronomia vão montar uma horta, enquanto os de odontologia, por exemplo, ensinarão as crianças a escovar os dentes. Mais de 700 escovas foram conseguidas para doação.

Os índios Kaingang são maioria no Estado do Paraná. Cerca de 2 mil vivem na aldeia de Manoel Ribas, sendo aproximadamente 700 crianças. Segundo o  capelão André Silveira, a ação nasceu por um necessidade identificada  por um membro da tribo que vive em Maringá.

Os alunos e professores de Direito e Estética arrecadaram mais de 600 chinelos novos para doar aos índios. A Capelania buscou doações junto à comunidade universitária e pretende levar para a tribo em torno de 2 mil pares de chinelo.