UniCesumar realiza evento para promoção da Paz nas Escolas

“Pedagogia na e para a Paz”, esse foi o tema do encontro realizado pela Educon (Consultoria Junior de Educação) da UniCesumar para os alunos do curso de Pedagogia e convidados da área de Ciências Biológicas da Instituição. O evento aconteceu na última quarta-feira (8), no auditório Dona Etelvina, com o objetivo de conscientizar os futuros educadores sobre a importância de uma abordagem pacificadora na formação das crianças.

Além de discutir a paz, é preciso percorrer esse processo com uma linguagem e modo de dizer também pacíficos. “Queremos promover uma discussão com os alunos que seja mais acessível e não rotuladora, para que não haja o afastamento emocional deste aluno”, enfatizou a coordenadora do Educon, professora Ozilia Geraldini Burgo.

O teórico utilizado para a reflexão da paz é Henri Wallon, que fala da afetividade como promotora do desenvolvimento. De acordo com a organizadora do evento, Letícia Fleig Dal Forno, o tema da promoção da paz é algo constantemente identificado no processo de troca de informações com os alunos que retornam do estágio obrigatório nas escolas. “Os alunos notam o problema já no estágio, crianças com 3, 4 e 5 anos já praticam respostas agressivas vindas de algum tipo de desequilíbrio emocional”.

Escolher atuar em meio à realidade de violência veiculada hoje em dia é um ato de coragem. A Danille Bellesse dos Santos é aluna do terceiro ano de Pedagogia e sabe bem como é isso. “Eu recebi um chute de um aluno de quatro anos. Uma criança que sempre está alterada na sala de aula e para acalmar ele é preciso abraçar e conversar, até o nervosismo passar”. Para ela, é muito importante debater os caminhos para a paz nas escolas. “A gente vê muita violência desde o infantil, uma criança precisa que sua história seja estudada, o seu convívio familiar, para um suporte melhor no futuro”, ressaltou.

Outro estudante de Pedagogia que também sofreu os impactos da violência nas escolas foi o Matheus Barros, do quarto ano. Ele trabalha já na área, atuando em escolas públicas, e teve várias experiências relacionadas ao assunto. “Já sofri agressão de um aluno de sete anos, ele quebrou meus óculos inclusive. Fui trabalhando com ele e essa situação melhorou, porque consegui criar um vínculo”, ressaltou o aluno, ao lembrar que alguns outros professores não tiveram o mesmo êxito, por não atuarem pacificamente. “Eu percebo que alguns professores recebem um ato de violência e respondem também com agressividade”.

Para o Pró-Reitor de Ensino, Valdecir Antonio Simão, a educação precisa trabalhar melhor a paz e a UniCesumar se preocupa com esse objetivo. “Quando a gente fala em paz, a nossa função de educador é muito mais ampla, eu estou na escola também, sei como é. Espero que cada vez que discutamos a paz, isso faça a diferença no profissionalismo de cada um”.

A Educon realiza eventos durante todo o ano letivo. Em 2019 serão realizados outros encontros com o objetivo de discutir a paz nas escolas e como um profissional preparado para isso pode ser o diferencial na educação e também na formação de cidadãos melhores.