UniCesumar sedia lançamento do Hackathon de Fiscalização do CREA

Projeto com profissionais da área e acadêmicos de tecnologia da informação será voltado para a busca de soluções tecnológicas para os processos do conselho

30 horas de muito trabalho e discussão em busca de soluções tecnológicas para os processos fiscalizatórios do Crea-PR, essa é a proposta de realização do Hackathon de Fiscalização promovido pelo Conselho. O pré-lançamento do projeto foi realizado na última quarta-feira (5), no auditório do conselho administrativo da UniCesumar, no bloco 11, e contou com a presença de autoridades de ambas as organizações.

A Maratona será dividida em duas fases: Pré-Hackathon e Hackathon. A primeira fase será entre os dias 7 de julho e 7 de agosto, um mês inteiro de conversas, palestras, orientações e preparação para o evento em si, que será realizado nos dias 17 e 18 de agosto. O primeiro momento será de esclarecer sobre os processos legais de uma entidade de fiscalização, proporcionando o nivelamento sobre a temática e preparando para a jornada puxada de trabalho. Já o dia do evento, será um trabalho intensivo, sem descanso, na busca de soluções para o problema proposto com o tema “Fiscalização Inovadora, Sociedade Segura”.

O evento será realizado nas dependências da UniCesumar, com o apoio da Instituição, que realiza Hackathons desde 2015 e, por isso, tem experiência no assunto. “É um prazer poder colaborar com a iniciativa. Completamos quatro anos dos primeiros Hackathons na UniCesumar. Esse é o 10º que a gente apoia ou participa e isso é uma grande conquista. Esperamos que os resultados finais sejam condizentes com o propósito de nossos parceiros”, enfatizou o coordenador dos cursos de Tecnologia da Informação, Marcello Erick Bonfim.

A participação é destinada aos profissionais das Engenharias e acadêmicos das áreas de tecnologia. Estima-se que mais de 100 pessoas estejam envolvidas na busca por soluções inovadoras usando a tecnologia com foco na elevação da produtividade. Para o presidente do Crea-PR, engenheiro Civil Ricardo Rocha Oliveira, o órgão busca ser o exemplo na inovação, assim como cobra dos órgãos públicos. “Temos várias outras iniciativas neste sentido, desde 2018, todos os processos do Conselho são digitalizados, assim eu despacho documentos de qualquer lugar do Estado. Além da agilidade, a medida também trouxe economia de papel e impressão”, destaca.

O reitor da UniCesumar, professor Wilson de Matos Silva, enfatiza a importância de eventos como este serem realizados em conjunto com a comunidade acadêmica. Segundo ele, o conhecimento é o maior condutor às boas práticas e a expertise dos professores, alunos e pesquisadores podem contribuir nos resultados esperados pelo Crea. “Acreditamos que o conhecimento tem que ser socializado de toda a forma, porque é o bem maior de todos. Temos muita esperança e, por isso, temos um projeto pedagógico todo voltado para o acompanhamento com o mundo moderno e as novas tecnologias”.

As inscrições para o Hackathon começam no dia 21 de junho, pelo site www.hackathondosistema.com.br. A organização do evento é da Aprogeo (Associação Profissional dos Geógrafos do Paraná), em parceria com a UniCesumar.