1º Torneio UniCesumar de Games: Instituição inova em campeonato para alunos

Alinhar momentos de diversão, raciocínio, estratégia e trabalho em equipe ao aprendizado é algo que faz parte da metodologia da UniCesumar. Desta vez, no entanto, a Instituição propôs algo que vai além: um campeonato de jogos on-line. Assim nasceu o 1º Torneio UniCesumar de Games, uma competição criada com o objetivo de oferecer experiências diversificadas e transformadoras para os estudantes. As partidas começaram no dia 12 de setembro, com as finais de cada jogo marcadas para o dia 26 de setembro.

Os games escolhidos para o torneio são League of Legends, Fortnite e Clash Royale, e as equipes precisam ser formadas por, pelo menos, três alunos do ensino presencial da UniCesumar – no caso do Clash Royale, que se trata de um game individual, todos os jogadores precisam ser alunos da Instituição. Para a grande final, que será transmitida por meio de uma live, a UniCesumar convidou grandes influenciadores de cada game para realizar a narração das partidas.

“Estávamos pensando em como promover uma experiência bacana aos alunos, para promover a confraternização entre eles nesse momento de pandemia. Nossa lógica foi a de que o esporte é algo que une a todos. Então, tivemos a iniciativa de fazer um torneio de e-sports”, explica o diretor executivo de Marketing e Vendas da UniCesumar, Bruno Rodrigues. “É uma forma de que os alunos possam trocar ideias, se divertindo e aprendendo juntos.”

Além da diversão, o torneio também tem objetivo social: no ato de inscrição, os participantes foram orientados a realizarem a doação de 1kg de alimento. “Assim, o campeonato de games também é uma oportunidade de os participantes contribuírem com uma ação solidária”, pontua Rodrigues.

Para a pró-reitora executiva de Ensino Presencial da UniCesumar, Andrea Borim, o torneio é uma chance de demonstrar a versatilidade da Institução. “É uma ótima oportunidade de a UniCesumar mostrar aos alunos que está se renovando, sempre atenta às tendências e buscando oferecer experiências diferentes, disruptivas e transformadoras para eles.”

GAMES: TORNEIO E ESTRATÉGIA

Foram escolhidos três games para a competição: League of Legends, um jogo destinado para computadores no qual os participantes se reúnem em um time de cinco jogadores e tentam destruir a construção na base da equipe adversária; Fortnite, um game em que as equipes de até quatro jogadores precisam enfrentar obstáculos em um local selecionado até que reste um competidor vivo, que será o vencedor; e Clash Royale, um jogo de estratégia para smartphone no qual o jogador escolhe unidades para preservar, ao mesmo tempo em que tem que destruir as unidades do adversário.

Para a realização do campeonato, a UniCesumar conta com a ajuda de alguns parceiros. Um deles é a Torneio de Jogos, empresa especializada na estrutura e realização de eventos como esse. “Temos ampla experiência em trabalhar com instituições de ensino. Aliando esses fatores à nossa paixão por games, integramos o projeto com nossos mãos, cabeças e coração, para que tudo saia melhor que o esperado”, reforça o head da Torneio de Jogos, Derik Dionízio, destacando que “jogar une pessoas, movimenta os amigos, aproxima e engaja o meio social”.

LIVES: A PROPOSTA DE CONHECIMENTO E INTEGRAÇÃO

Além do torneio de games em si, outro ponto de atenção foi garantir que o projeto também fosse uma oportunidade de oferecer conteúdo relevante à comunidade. Por isso, foi criado um cronograma de lives de temas que incluem temas como habilidades adquiridas nos games, desenvolvimento de carreira, o crescimento da presença de mulheres nesse universo e os cuidados com a saúde física e mental dos jogadores. As transmissões estão ocorrendo nas redes sociais da UniCesumar.

A Homo Ludens foi a empresa escolhida para auxiliar nessa parte do torneio. Essa parceria foi estabelecida a partir da experiência da Homo Ludens em projetos como o II Censo da Indústria Brasileira de Jogos Digitais, a curadoria do BIG Careers e a organização do livro “O que as famílias precisam saber sobre games?”. “A partir disso e dos talentos em jogos e esportes eletrônicos da comunidade da UniCesumar identificados pela universidade, desenvolvemos uma série de lives úteis tanto para os participantes do campeonato como para a comunidade da UniCesumar em geral”, explica o sócio e fundador da Homo Ludens, Luiz Ojima Sakuda.

Das lives às partidas, o objetivo é o mesmo: por meio do conhecimento, promover momentos de aprendizado e companheirismo. “Os esportes eletrônicos possuem muitas das modalidades mais jogadas entre os jovens, e é importante que a universidade possa dar suporte a esta interação, especialmente durante este período de isolamento social. Tenho certeza que este campeonato irá gerar histórias que serão repetidas pelos alunos durante as próximas décadas”, ressalta Sakuda.