Unicesumar
Unicesumar

Pesquisa realizada na UniCesumar ganha destaque no Scielo

Trabalho foi desenvolvido por acadêmicas do curso de Medicina, sob orientação de professores do mestrado em Promoção da Saúde

Um estudo publicado por pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS) e do curso de Medicina da UniCesumar em uma das revistas mais prestigiadas de estudo do envelhecimento do país é destaque na Scientific Electronic Library Online (SciELO). As acadêmicas Eloá Sanches Martins Correia e Maria Paula Pizzaia Arrabaça, do curso de Medicina, sob orientação dos Professores Doutores Mirian Ueda Yamaguchi e Marcelo Picinin Bernuci desenvolveram um estudo inédito de desenvolvimento e validação de uma ficha admissional para ser utilizada na internação de idosos em Instituições de Longa Permanência (ILP).

A inciativa de elaborar essa ficha partiu da dificuldade dos pesquisadores em coletar dados dos idosos nas ILP para o planejamento de estratégias interdisciplinares de Promoção da Saúde. Até então, não havia no país uma ficha padrão de admissão dos pacientes idosos capaz de registrar informações relevantes para o cuidado integral da saúde dessa população.

Embora seja uma ficha aparentemente simples, de fácil preenchimento, o processo de elaboração foi complexo, seguindo recomendações de formulação e validação de instrumentos de coleta de dados em saúde. A partir da revisão integrativa de artigos científicos, livros da área de gerontologia e julgamento de especialistas foram construídos diferentes domínios representativos da avaliação clínica do idoso institucionalizado.

De forma geral, a ficha é dividida entre anamnese e exame físico, ferramentas comuns utilizadas pelos profissionais da área da saúde para coletar informações dos pacientes. Dentro destes domínios, há diversas sessões que localizam informações pertinentes a atenção holística e mais humanizada da saúde do idoso, focando não apenas em aspectos da manutenção da saúde, mas também da melhoria da qualidade de vida. Além de tópicos referentes a identificação do idoso e do responsável legal, há sessões destinadas a compreender o motivo da institucionalização; histórico das doenças pregressas; avaliação nutricional, neurológica, auditiva, visual, digestiva e urinária; hábitos de vida; atividades básicas da vida diária e outros.

Todo o processo de elaboração e validação da ficha está descrito no artigo científico publicado na Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia (RBGG), volume 22, no dia 3 de agosto de 2019. “Diante da inexistência de outro formulário de caráter multiprofissional que permita uma visão holística do idoso institucionalizado, o desenvolvimento do referido instrumento torna-se relevante pois contribuirá para a padronização e planejamento da assistência geriátrica integral e humanizada”, explicaram os pesquisadores.

Ademais, o reconhecimento da relevância deste instrumento se deu pelo convite que os pesquisadores receberam do editor da RBGG, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). “Acreditamos que o instrumento validado poderá ser de grande valia para instituições de longa permanência instaladas no âmbito nacional. Diante da relevância do vosso estudo e visando ampliar a divulgação do mesmo, o artigo foi escolhido para ser publicado no Blog SciELO em Perspetivas”, concluiu o editor.

Últimas notícias

Categorias