Professor do PPGCJ é Nomeado membro de Grupo de Trabalho no Conselho Nacional de Justiça (CNJ)

O reconhecimento fotográfico tem se mostrado um dos principais erros em termos judiciais em nosso país. Isto pode significar a condenação de inocentes, bem como a ausência de identificação adequada de criminosos. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), órgão de regulação da magistratura brasileira, instaurou em 16/9 um Grupo de Trabalho (GT) para analisar propostas de melhorias nos reconhecimentos do sistema de justiça criminal com base em critérios científicos informados pela Psicologia do Testemunho.  Compõem o GT, sob a coordenação do Ministro Rogério Schietti Cruz (Superior Tribunal de Justiça - STJ), juízes, promotores, delegados de polícia, pesquisadores, advogados e professores de todo o país. Através da Portaria N. 224 de 2021, o Professor Gustavo Noronha de Ávila, que atua no Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas da Universidade Cesumar - Unicesumar, foi nomeado como integrante do Grupo de Trabalho pelo Presidente do Supremo Tribunal Federal, que também preside o CNJ. Sobre a repercussão do GT e as atividades realizadas na Universidade, diz o Professor Gustavo: “é um reconhecimento de extrema importância, pois garante representação do nosso Programa, que foi responsável pela introdução primeira disciplina, no âmbito da pós-graduação em Direito, sobre Psicologia do Testemunho.” Para o coordenador do Programa de Mestrado e Doutorado em Direito, Prof. Dirceu P. Siqueira, a indicação do docente para uma função tão relevante vem reforçar a qualidade do programa na formação de profissionais de elevadíssima qualidade técnica e ainda, reforça a posição do PPGCJ no cenário jurídico nacional.