A UniCesumar inaugurou nesta sexta-feira (8) a nova estrutura do Laboratório Interdisciplinar de Intervenção em Promoção da Saúde (LIIPS). Composta por uma equipe multiprofissional com professores, alunos de graduação, mestrado e doutorado, o laboratório atende desde crianças até idosos em projetos com enfoque na melhoria de aspectos biopsicossociais de pessoas com sobrepeso ou obesidade e tratamento pós-covid-19.
Vinculado ao Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI), o LIIPS atende mensalmente cerca de 700 pessoas, entre comunidade interna e externa. O novo espaço tem sala de bioimpedância, auditório, equipamentos bioquímicos, sala de estudos, sala de avaliação física, dois consultórios, sala de ultrassom e recepção.
A Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Ludhiana Garbugio, parabenizou o coordenador do LIIPS, Braulio Henrique Magnani Branco, pela dedicação e empenho em desenvolver pesquisas que beneficiam acadêmicos e a comunidade e ressaltou os investimentos da instituição em projetos de pesquisa.
“A UniCesumar compreende a importância de estimular a produção científica. Somente em 2021, os laboratórios de Análises Agronômicas; de Biotecnologia Molecular, Celular e Genética; de Intervenção em Promoção da Saúde; e o de Interdisciplinar de Análise Biológicas e Químicas publicaram 95 artigos com 96 integrantes. Os cinco Campi têm atualmente 57 grupos de pesquisas, 204 linhas de estudo e 200 doutores envolvidos”, disse Ludhiana.
A diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Solange Lopes, destacou a importância da pesquisa e o orgulho de fazer parte da UniCesumar. “O LIIPS é referência na área de tratamento pós-covid-19 em Maringá. Sempre digo que a educação é um processo de aprendizagem crescente, principalmente com professores dispostos a mudar o mundo”, frisou.
O coordenador do LIIPS, Braulio Henrique Magnani Branco, agradeceu a UniCesumar pela confiança, investimentos em pesquisa e projetos que beneficiam a comunidade acadêmica e externa. “Além dos programas de pós-covid e tratamento da obesidade, o laboratório contribuiu com a avaliação física de policiais e atletas. Desde 2020, 6.520 pessoas foram atendidas. Nos últimos quatros anos, publicamos 70 artigos em revistas nacionais e internacionais, produzimos um livro e recebemos alunos intercambistas da Sérvia, Colômbia, Chile e Egito ”, explicou o coordenador.
Os projetos são desenvolvidos com a participação de alunos de graduação dos cursos de Medicina, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Fonoaudiologia e Biomedicina, além de integrantes do mestrado e doutorado em Promoção da Saúde.
LIIPS
O Laboratório Interdisciplinar de Intervenção em Promoção da Saúde (LIIPS) iniciou as atividades em 2017, por meio de um projeto piloto desenvolvido pelo Grupo de Estudos em Educação Física, Fisioterapia, Esporte, Nutrição e Desempenho destinado ao tratamento da obesidade em adolescentes. No ano
Programa Pós-Covid-19
O Projeto Pós-Covid atende pessoas que tiveram a doença de forma grave ou moderada e precisaram de internação. A equipe do Liips desenvolve ações que vão desde a triagem e consulta especializada, até o tratamento com atividades teórico-práticas. Apenas em 2021, foram realizadas mais de 230 avaliações.
Os participantes são submetidos a exames clínicos para diagnóstico do estado de saúde e de condicionamento físico como avaliação clínica, avaliação antropométrica, composição corporal, exame de sangue, testes físicos e de aptidão cardiorrespiratória.
Programa De Tratamento a Obesidade Pais e Filhos
O Programa para o Tratamento da Obesidade é gratuito e tem como objetivo promover a saúde e proporcionar a melhoria dos parâmetros biopsicossociais dos participantes. As atividades desenvolvidas serão disponibilizadas para pais e filhos (adolescentes entre 10 e 17 anos com sobrepeso ou excesso de peso).
O tratamento é direcionado às pessoas que residem em Maringá ou região metropolitana. O programa tem duração de 36 semanas e nesse tempo os participantes passam por acompanhamento de profissionais de educação física, psicologia, de nutrição, fisioterapia, medicina e biomedicina.