O curso de moda da Unicesumar abre segunda-feira próxima (dia 3) sua semana científica com uma programação variada e diferenciada. Para começar, a instituição recebe o conhecido estilista Mário Queiroz para fazer a palestra de abertura, além de um "reality moda" que irá promover para estimular a criatividade dos estudantes.
O estilista Mário Queiroz, que é professor de Moda, doutorando e dono da sua própria grife, uma das mais destacadas no segmento masculino brasileiro, fala na segunda-feira a partir das 19h10, no auditório Dona Etelvina, do bloco 7. Para os participantes, ele vai discorrer sobre a construção da sua carreira e os aspectos de criação e desenvolvimento de produtos na moda.
A Semana, que terá duração de cinco dias, vai contar também com diversas oficinas, como de figurino cênico, maquiagem para desfile e flip book. Entre as palestras, os participantes poderão ouvir sobre pesquisa e interpretação de tendências e visual e merchandising, com especialistas como Sabrina Levington, analista de negócios em moda e design do Senai, Annelise Nani, professora da UEM e doutoranda em arte educação e Betulla Pulzatto Vicentino, professora de pós-graduação em Moda da Unicesumar .
O reality
O Reality Moda é um desafio que começa na segunda-feira após a palestra de Mário Queiroz. Os participantes ficarão isolados nos laboratórios de moda e terão de cumprir tarefas propostas pelos organizadores, sem sair para dormir ou se alimentar. Tudo deverá acontecer ali, acompanhados por professores.
Na sexta-feira (7), os trabalhos serão apresentados no encerramento da semana e serão julgados por uma comissão. A ideia é que os estudantes desenvolvam criações usando referências e os conhecimentos que já possuem, sem recorrer a qualquer material de pesquisa. "Os grupos deixarão o local apenas à noite para assistir às palestras e voltarão para lá", conta a coordenadora do curso, Sandra Franchini.
O reality Moda tem apoio do Instituto Vale da Seda, que oferecerá seda pura produzida pela tecelagem WERNER (Petrópolis-RJ), responsável por cerca de 80% do tecido de seda produzido no Brasil.
Mário Queiroz
Mário Queiroz é designer, consultor e professor de moda. Atua na moda brasileira desde os anos 80, tendo atendido diversos segmentos. Destacam-se em sua trajetória a marca "Vision Street Wear", a consultoria ao magazine "Renner" e à marca "Avon".
Especializou-se em moda masculina e hoje é um dos nomes mais respeitados do país, tanto pela marca que leva seu nome e que participa da São Paulo Fashion Week , como também pelo seu papel como pesquisador.
Desde 2011 passou a desenvolver peças específicas para o Feminino seguindo o estilo que o consagrou: calças, camisas e alfaiataria.
É doutorando em semiótica da comunicação pela PUC-SP, onde concluiu mestrado em 2008.
Lançou o livro "O herói desmascarado – a imagem do homem na Moda".
É professor em cursos de graduação e pós-graduação em moda e realiza palestras por todo o Brasil.
Internacionalmente expôs no Salão do Pret-à-Porter de Paris, onde também desfilou representando a moda masculina nas comemorações do ano do Brasil na França.
Mário Queiroz tem uma loja própria e showroom em São Paulo e suas peças são vendidas em mais de 30 multimarcas espalhadas pelo Brasil.
Sobre o Vale da Seda
O Instituto Vale da Seda foi criado com o objetivo de impulsionar a produção de seda beneficiada na região norte e noroeste do Paraná. O chamado "Vale da Seda" abrange 29 municípios desta região e possui cerca de 3 mil famílias de sericicultores, sendo o maior polo produtor de bicho-da-seda do Ocidente. O fio de seda brasileiro é considerado o de melhor qualidade no mundo. Cerca de 90% da produção, no entanto, é exportada para ser beneficiada.
O Paraná participa com 92% da produção nacional de casulos de bicho-da-seda. A produção é encaminhada para Londrina, onde os casulos são transformados em seda crua. Cerca de 90% da produção é exportada, especialmente para o Japão, para ser beneficiada. O objetivo do Instituto Vale da Seda é criar tecnológica, sustentável e economicamente rentável, para beneficiar esta produção no Paraná.