Alunos de Nutrição da UniCesumar de Curitiba produzem e doam pães a entidades assistenciais

Ação, intitulada “Andrà tutto bene” (“Vai ficar tudo bem”, em italiano), foi desenvolvida, em grande parte, por estudantes do 4º ano do curso e resultou na produção de 305 pães

A solidariedade se tornou um elemento fundamental para o enfrentamento da pandemia de Covid-19. Com esse intuito, os alunos de Nutrição da UniCesumar de Curitiba em prol de uma boa causa: a produção de pães, que foram doados a entidades assistenciais do município.

Ao todo, foram produzidos 305 pães, com uma receita que incluiu beterraba, cenoura, chineque de castanha do Pará, passas brancas com farofa e gotas de chocolate. Desses, 250 foram doados à Fundação de Ação Social (FAS), enquanto o restante foi direcionado às Unidades de Acolhimento Institucional Boqueirão e Campina do Siqueira.

A ação, batizada de “Andrà tutto bene” (“Tudo vai ficar bem”, em italiano), envolveu, em maioria, alunos do 4º ano do curso e foi idealizada pela professora Silvia Moro. O nome, segundo ela, foi escolhido como uma maneira de transmitir o sentimento de esperança. “A frase correu o mundo, levando alento para diferentes culturas com uma mensagem positiva e humanizada”, explicou.

Para Silvia, o momento é oportuno para valorizar a extensão universitária por parte das instituições como forma de aprimorar o aprendizado dos alunos. “Nós temos o compromisso de devolver o que aprendemos e desenvolvemos para a sociedade. E fazer esse trabalho social, especialmente nesse momento, também é uma forma de educar por meio do estímulo ao aspecto humanitário. O afeto também educa.”

A ideia de realizar a ação veio a partir do apoio de Samuel Pereira da Silva, aluno do 2º ano do curso que já trabalha como padeiro. “Me sinto afortunado em ofertar um alimento que há anos faz parte da minha vida. Pode parecer simples para quem faz, mas, para quem recebe, é grandioso”, diz, reforçando a forma como a atividade realizada é valorosa em tempos como esse. “É dizer a quem recebe: ‘você não está sozinho’. Isso desperta em nós humildade e compaixão, e nos faz sentir mais humanos.”

Para a coordenadora do curso de Nutrição, Ana Lucia Ribeiro, essa foi uma oportunidade para que os alunos percebessem que pequenos gestos de solidariedade podem ser feito independentemente de formação ou profissão. “Podemos inspirar outras pessoas a fazerem o mesmo, pois queremos que essa corrente do bem gire e tenhamos cada dia mais engajamento nesse tipo de ação.”