Alunos e professores da UniCesumar realizam testagens de Covid-19 em bairros de Maringá

Iniciada nesta quarta-feira (20), ação faz parte do convênio assinado com a prefeitura municipal para levantar dados sobre o coronavírus no município

Como forma de auxiliar no combate ao coronavírus em Maringá, alunos e professores da UniCesumar iniciaram hoje (20) uma maratona de testagens de Covid-19 em diversos bairros da cidade. A ação faz parte do convênio assinado com a Prefeitura de Maringá, que reuniu instituições de ensino superior para atuarem em três etapas: testagens na população, tabulação de dados e apresentação de resultados. O objetivo da parceria é auxiliar a tomada de decisões no combate da doença.

Ao todo, quinze estudantes e cinco professores dos cursos de Saúde estão participando da ação, na qual percorrerão aproximadamente 60 residências em bairros como Cidade Alta, Jardim Aclimação, Zona 07, Jardim Liberdade e Jardim América para realizar as testagens. Todos os voluntários da Instituição foram treinados pela Secretaria de Saúde de Maringá e receberam equipamentos de proteção individual (EPI) da UniCesumar.

A seleção dos alunos participantes ocorreu após a coordenação dos cursos encaminhar convites aos estudantes, convidando-os a se voluntariarem. Veridiana Catelan, aluna do 4º de Medicina, é uma delas. “Essa pesquisa é extremamente interessante para que possamos coletar dados fidedignos para compor o boletim epidemiológico da cidade”, explicou.

A ação está sendo acompanhada pela Dra. Mirian Ueda, professora do curso de Medicina. De acordo com ela, o trabalho conjunto representa um ganho para todos os envolvidos: alunos, Instituição, Prefeitura de Maringá e secretaria de Saúde. “Esse contato dos acadêmicos com a pesquisa e com a conscientização é um ganho para eles, como acadêmicos, e também no sentido de auxiliar o município. É uma questão de cidadania, e nós buscamos a incutir essa contribuição em nossos alunos, que podem contribuir para desfechos importantes”, ressaltou.

Para a coordenadora do curso de Medicina da UniCesumar, Ana Maria Silveira Machado de Moraes, a experiência é relevante para os alunos por se tratar de um momento histórico. “Eles não só auxiliam nesse trabalho, que é muito importante para a sociedade, como também vão vivenciar esse momento e levarão, para sempre, consigo o impacto de terem participado disso.”

Outro fator positivo destacado pela coordenadora é o contato entre alunos de diferentes cursos da área da saúde, como Medicina, Biomedicina e Farmácia. “Eles colaboram com a equipe e aprendem, pois eles precisam preencher questionários com informações médicas e sociogeográficas. Vão aprender sobre saúde coletiva, como fazer uma investigação, sobre o teste em si e também sobre o contato com as pessoas que serão testadas.”