Rodrigo Damasceno, aluno do polo de Contagem/MG, apresentou seu trabalho no campus da Unicesumar, em Maringá
Entre os dias 3 e 5 de novembro, mais de 900 pesquisadores de 27 instituições de ensino superior brasileiras, apresentaram os resultados de suas pesquisas no 9° Encontro Internacional de Produção Cientifica da Unicesumar (EPCC). Entre as áreas pesquisadas, foram apresentados trabalhos nos campos da saúde, biológicas, agrárias, engenharias, tecnologias, ciências exatas e da terra, ciências humanas, sociais aplicadas, linguística, letras e artes. O evento tem como objetivo, promover o intercâmbio e a interação educacional entre pesquisadores e instituições de todo o pais e da área do Mercosul.
Dos trabalhos apresentados, 47 são de alunos da modalidade a distância da Unicesumar. Os acadêmicos puderam fazer suas apresentações na sede da instituição em Maringá/PR, onde acontece o encontro, como também em seus respectivos polos de apoio presencial, presentes em 54 cidades do Brasil.
O aluno, Rodrigo Lucas Damasceno, do curso de Gestão Comercial do polo de Contagem/MG, apresentou o seu trabalho de forma oral no campus Maringá. O tema de sua pesquisa foi: Competências necessárias aos profissionais que se relacionam com os alunos de educação a distância de uma instituição de ensino superior privada. Segundo ele, a produção do trabalho e o desenvolvimento da pesquisa, contribui com o enriquecimento de seus conhecimentos, onde poderá aplicar em seu dia a dia profissional e acadêmico.
A coordenadora pedagógica dos cursos de História e Geografia e integrante do comitê de pesquisa da instituição, Priscilla Paixão, explica que os projetos de iniciação científica contribuem para a formação profissional e despertam o interesse pelas pesquisas. “A iniciação permite um contato com um conhecimento diferenciado das aulas”.