Artista londrinense ministra oficina na Semana de Artes Visuais e Pedagogia

O artista plástico londrinense David Wang ministrou ontem um workshop sobre técnicas de desenho a carvão para participantes da Semana de Artes Visuais e Pedagogia.

No encontro com os estudantes, ele disse que numa obra de arte o mais importante não é a pintura, "mas a concepção, o que está por baixo, o desenho, o traço".

Nascido na China e radicado no Brasil desde os 12 anos de idade, Wang é formado pela escola Pan-Americana de arte em 1985 e pela FAAP no ano de 1989. É conhecido pela diversidade de obras que produz, trabalhando com tinta acrílica, óleo ou carvão. O estilo de suas obras são um mistura de arte neoclássica e expressionista com temas modernos.

Wang deixou vários recados para os estudantes que participaram da oficina. Primeiro, que a obra de arte representa um processo de criação e só pode ser reconhecida como tal se o artista atingir o seu objetivo. Wang, que já viajou pelo mundo conhecendo as obras originais de diversos artistas, disse ainda:  "só a produção não importa, se  você não fizer algo de útil pela sociedade com o seu trabalho".

Com esta filosofia, o artista já trabalhou dando aulas para presidiários e no próximo mês embarca para a Amazônia, onde vai visitar 23 etnias indígenas e retratar seus costumes para uma exposição que levará para a China.

"Trazer o David para a nossa semana acadêmica foi uma experiência rica. Nossos alunos têm sede de conhecimento, gostam de conhecer profissionais, manter contato com artistas plásticos. Nós buscamos proporcionar isto a eles durante o nosso evento acadêmico", disse a coordenadora de Artes Visuais e Pedagogia, professora Michelle Brambilla.