A Semana do Meio Ambiente é comemorada no início de junho. Com isso, a equipe de professores da modalidade a distância separou três ações dos alunos de Gestão Ambiental em celebração à data. Vamos conferir?

Mineia Andrade Assmann Cazari do polo de Ourinhos-SP

Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, a aluna elaborou uma programação especial em seu trabalho. Ela planejou uma palestra com o tema “Meio Ambiente e Você” na segunda-feira (4 de junho). Este tema abordou a relação intrínseca do ser humano e o meio ambiente.

Palestra com o tema “Meio Ambiente e Você”

Na terça-feira, realizou uma atividade chamada “Trilha da Vida”. Esta atividade sensorial teve por objetivo despertar a percepção para a natureza.

Valdir Zeni Pereira da Sila do polo de Porto Alegre-RS

O aluno Valdir descreve que implantou coleta seletiva em sua residência já faz algum tempo. Assim, sua família separa o lixo orgânico dos demais resíduos que podem ser reciclados. Segundo o aluno, isto acontece porque em seu município a coleta seletiva ainda não é muito forte, ficando essa tarefa por responsabilidade dos catadores da cooperativa.

Separação do lixo

Além disso, eles também separam o óleo de cozinha e armazenam em recipientes adequados, onde são doados aos bombeiros voluntários.

Óleo de cozinha

Foi colocado um sistema de coleta de resíduos no esgoto doméstico, onde somente a água vai para a fossa. São medidas consideradas pouco significativas, mas se cada um fizer sua parte, o meio ambiente agradece.

Mauro Henrique de Oliveira do polo de Divinópolis-MG

No dia 4 de junho, o aluno Mauro Henrique realizou uma ação de conscientização contra as queimadas. Na foto, o aluno está distribuindo folhetos educativos e explicando sobre a importância da preservação para os motoristas na MG-050, em Divinópolis-MG. O aluno é integrante do GENE (Grupo Ecológico Nova Era). Com isso, realiza várias ações voltadas para a ecologia em seu município. Conheça o projeto pela página do Facebook e no YouTube.

Valdemar Berndt do polo de Cascavel-PR

Para Valdemar, é muito importante a conscientização e a noção da dimensão do impacto gerado pelo homem. O Dia Mundial do Meio Ambiente é uma data que merece bastante destaque no calendário. Em comemoração ao dia, e levando em conta o objetivo de mostrar as necessidades de mudanças de hábitos e conscientização, o acadêmico ministrou para os seus alunos do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva do Exército Brasileiro do 33º Batalhão de Infantaria Mecanizado, com sede em Cascavel-PR, o seguinte calendário:

04/06/2018- Palestra sobre Educação Ambiental, onde o aluno abordou assuntos como coleta seletiva de lixo, preservação de nascentes, preservação de recursos hídricos e importância das matas ciliares.

05/06/2018- Busca de mudas de árvores nativas na Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Cascavel, no Paraná.

07/06/2018- Plantar vinte uma mudas de árvores de grande porte no interior do 33º Batalhão de Infantaria Mecanizado.

Foto dos alunos do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva do Exército Brasileiro e do autor deste trabalho, abaixado no centro, com as mudas de árvores de grande porte
Alunos do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva do Exército Brasileiro e do autor deste trabalho, abaixado no centro, com as mudas de árvores de grande porte

Fausto Santiago de Assis do polo de Brasília-DF, Asa Sul

O aluno é produtor rural e está desenvolvendo atividades na área de piscicultura, na qual procura desenvolver a técnica de flocos bacterianos. A necessidade de renovação de água chega a ser praticamente zero, além de reduzir a área de produção e aumentar o adensamento nos tanques.  Logo, o objetivo futuro é implantar a carcinicultura para o sistema.

De acordo com o memorial descritivo disponibilizado pelo aluno, o desenvolvimento da atividade de carcinicultura é em relação à criação de camarão marinho (Litpenaeus vannamei) por sistema biofloco, o qual está em processo de licenciamento pelo Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Distrito Federal.

Esse sistema é composto por agregados de microrganismos que promovem a reciclagem dos compostos nitrogenados por meio da adição de fontes de carbono. Ainda, o sistema bioflocos otimiza o uso da água, ocorrendo sua reposição esporadicamente. Com a redução da reposição de água, os efluentes gerados são reduzidos e podem ser aproveitados como fertirrigação na agricultura. O sistema de criação dos camarões é de modo intensivo.

Visão interna do tanque aerado

Lori Berbardo do polo de Florianópolis-SC

A acadêmica Lori informou que desde criança pratica ações em prol da conservação do meio ambiente. Em sua casa, realiza a separação e a destinação de todos os resíduos sólidos para a coleta seletiva da prefeitura. Os resíduos orgânicos são aproveitados como adubos em plantas e no próprio quintal. Outra ação muito importante é o reaproveitamento de roupas, acessórios, livros, mudas de plantas, entre outros produtos através de doações e trocas que são feitas em um armário coletivo, implantado para este fim no bairro em que reside. Assim, possibilita o reuso desses produtos por outras pessoas, aumentando o ciclo vida dos mesmos.

Ações dos nossos alunos de Gestão Ambiental

Faça o curso de Gestão Ambiental na educação a distância! Visite o site e conheça.

gestao-ambiental

Avalie este post