Professora de moda da Unicesumar ajuda a não errar na roupa

O que vestir nas festas de fim de ano? Muita gente fica em dúvida entre quais roupas, calçados e acessórios vestir nas comemorações de Natal e Ano Novo. Para não errar, a coordenadora do curso de Moda da Unicesumar, Sandra Franchini*, deu dicas que vão do clássico às tendências da estação. Selecionamos três momentos diferentes: praia, clube com amigos e em casa com a família. Confira as dicas para cada ocasião e as justificativas das opções sugeridas.

Na praia

A sugestão para as mulheres é abusar de vestidos rendados, cores claras, saias e vestidos longos. Adereços na cabeça (flores, presilhas), estampas floridas e cores tropicais como amarelo, laranja e o branco para o Reveillon são boas opções. Os quimonos estão em alta, complementando a produção com um toque confortável e sofisticado. Na areia, as opções são mais livres, vale até improvisar com uma saída de praia.

Festas de fim de ano - praia feminino

Uma dica importante é apostar nos acessórios que destacam o bronzeado. Não se esqueça de optar por calçados confortáveis, como rasteirinhas e sandálias de tiras. Lembrando que vai ficar mais fácil de tirar, caso queira pular “as 7 ondinhas”.

Para os homens, a produção pode ser bem mais descontraída no fim de ano. Invista em camisas de tecido leve e batas, ambas em cores claras. No pé, chinelo, mocassim ou sapatênis sem meias. E para destacar o look, fica interessante usar colares e pulseiras feitas de semente ou de couro.

festas de fim de ano - masculino praia

No clube com os amigos

Vale apostar na formalidade, podendo optar desde um vestido longo mais solto até os curtos, tecidos mais leves, como crepe e seda. O destaque vai para as cores vermelho e dourado e também para acessórios mais finos. Aqui vale abusar do salto alto e usar aquela make marcante.

Festas de fim de ano - no clube feminino

Os homens podem optar por ternos e calças mais sociais, ou até pela sarja. Tons de azul escuro estão em alta. Nude e caqui são opções clássicas e sempre bem-vindas. Para esses locais, é importante escolher sapatos adequados, considerando que a festa pode ser no salão ou próximo à piscina.

Festas de fim de ano - no clube masculino

Em casa

Mesmo que a festa não seja na sua casa, ambientes residenciais pedem roupas confortáveis e elegantes. Escolha o que te cai bem, mas te permite abaixar para abrir os presentes ou até ajudar nos afazeres domésticos. Sem erro, pode apostar no básico, mas com detalhes que chamem a atenção, já que é uma ocasião em que são feitas muitas fotografias, que vão ficar de recordação para a família.

Festas de fim de ano - em casa feminino

Homens podem optar por vestir desde o jeans tradicional e camiseta polo, até uma produção mais elaborada, com calça social e camisa (só não vale gravata).

Festas de fim de ano - em casa masculino

Em todos os casos, lembre-se de escolher bolsas adequadas, que serão muito úteis para carregar as chaves, celulares, carteiras e o batom, pra retocar quando precisar.

*Sandra Franchini é coordenadora do curso de Moda da Unicesumar há 10 anos e há um ano coordena o primeiro curso do Brasil de Ensino à Distância (EAD) de Design e Moda. Sandra é pedagoga, bacharel em Design de Moda, pós-graduada em Moda e Negócios e mestre em Design de Moda pela Faculdade Anhembi Morumbi.

Quer fazer Design de Moda na modalidade a distância?

Confira mais informações sobre o curso no nosso site.

design-de-moda

Avalie este post