Já passou pela sua cabeça que cuidar da aparência vai muito além da preocupação estética? Pele, cabelos e unhas são partes do corpo que dão sinais de como anda a sua saúde no geral. E existe um profissional especialista neste ramo, que passa pelo curso superior de Estética e Cosmética.  

Muito além do aspecto visual das pessoas, o profissional de Estética e Cosmética é especialista em tratamentos que promovem a beleza e o bem-estar. E, por consequência, essas intervenções acabam por influenciar na autoestima e em outros aspectos da vida dos clientes.

Se você é bom lidando com pessoas e a possibilidade de deixá-las bem consigo mesmas te entusiasma, talvez essa seja uma opção de carreira que deva considerar. Continue com a gente e descubra mais sobre as atribuições do profissional de Estética e Cosmética.

 Como é o curso de Estética e Cosmética

A missão principal de quem passa pelo curso de Estética e Cosmética é promover a qualidade de vida e a saúde das pessoas. Este curso de graduação, do tipo tecnólogo, dura de dois a três anos e possui uma matriz curricular que aborda diversos aspectos da prática desta função, como:

  • Conhecimentos de anatomia e primeiros socorros;
  • Técnicas e procedimentos, com aulas teóricas e práticas que tratam de protocolos inovadores na área de Estética;
  • Estratégias de empreendedorismo, marketing e gestão de empresas da área.

Entre as disciplinas específicas que fazem parte da grade curricular do curso estão Biossegurança, Anatomia, Dermatologia, Eletrotermoterapia, Técnicas de SPA, Estética Facial e Corporal, Visagismo, entre outras.

https://youtu.be/8jA1dK4ocP8

O que faz um profissional de Estética e Cosmética?  

Em abril de 2018, foi sancionada e publicada no Diário Oficial da União a lei que regulamenta a profissão de esteticista. A Lei 13.643/18 divide a profissão em esteticista e cosmetólogo, com nível superior, e o técnico, em estética.

Segundo a regulamentação federal, a profissão de esteticista, com nível superior, compreenderá as atividades de esteticista e cosmetólogo. Quem deseja atuar nesta área deve ter curso superior em Estética e Cosmética ou equivalente. E, caso tenha realizado a formação fora do Brasil, precisa revalidar o diploma para atuar no país.  

Segundo a lei, as funções que podem ser exercidas por quem se forma em Estética e Cosmética são:

  • Responsabilidade técnica pelos centros de estética;
  • Direção, coordenação, supervisão e ensino de cursos na área;
  • Auditoria, consultoria e assessoria sobre cosméticos e equipamentos;
  • Elaboração de informes, pareceres técnico-científicos, estudos, trabalhos e pesquisas mercadológicas ou experimentais;
  • Desenvolvimento do programa de atendimento ao cliente;
  • Observância da prescrição médica apresentada pelo cliente ou solicitação posterior de exame médico ou fisioterápico para avaliar a situação.

Mercado em Estética e Cosmética

De acordo com o publicitário e especialista no mercado de Estética e Cosmética, Ricardo Bertoni, o mercado de beleza e cosméticos é um dos que mais cresce no Brasil. Com uma população cada vez mais exigente e com demandas pulsantes, a indústria e os serviços desse setor precisam se reinventar de maneira dinâmica e constante.

Estudos de alcance mundial apontam o Brasil na quarta posição no ranking mundial no consumo de cosméticos, atrás apenas de Estados Unidos, Japão e China. Já no mercado interno, o setor de beleza está entre os dez principais segmentos do varejo.

O mais surpreendente desses dados é o crescimento do nicho específico de cosméticos para o público masculino, em que o Brasil ocupa o segundo lugar no mundo. Além do crescimento das linhas de produtos e tratamentos voltados para os homens — destaque especial aos cuidados com barba —, outra tendência do setor são os produtos naturais e orgânicos, com embalagens ecologicamente corretas.

Estética e Cosmética - mercado

Áreas de atuação

O profissional formado em Estética e Cosmética encontra oportunidades de emprego em salões de beleza, centros de estética, clínicas, academias, SPAs, resorts, indústrias que fabricam produtos ou acessórios de beleza, centros médicos e hotéis.

Além disso, quem cursa Estética e Cosmética recebe formação voltada para o empreendedorismo, ou seja, montar o próprio negócio também pode ser uma ótima opção. Entre as possibilidades de atuação para quem passou por esta graduação estão:

  • Estética facial: engloba o tratamento e prevenção de rugas e manchas, por meio de peelings faciais, limpezas de pele e outros procedimentos;
  • Estética corporal: realiza procedimentos que eliminam ou ajudam a tratar marcas no corpo, como, por exemplo, estrias ou celulite;
  • Estética pré e pós-cirúrgica: atua em parceria com o médico, para aplicar técnicas e tratamentos que amenizem os desconfortos de intervenções cirúrgicas;
  • Massagem: a massagem modeladora tem ganhado destaque nessa área. Ela serve para realocar as gorduras e, como o nome diz, modelar o corpo;
  • Podologia: o foco é no cuidado com os pés. O profissional trata calos, unhas encravadas, e quando não é capaz de resolver o problema. encaminha o paciente para continuar o tratamento com um médico competente;
  • Visagismo: nesse ramo, o esteticista relaciona a personalidade da pessoa com sua aparência, para construir uma imagem que harmonize personalidade aos elementos do rosto e do corpo. O resultado é uma imagem que transmita a personalidade e a mensagem que aquele cliente quer comunicar;
  • Maquiagem profissional: o profissional especialista em maquiagem pode preparar o cliente para ocasiões como festas, ensaios fotográficos, desfiles de moda, efeitos especiais para teatro e cinema;
  • Tratamentos capilares: o esteticista pode desenvolver produtos de cuidado com o cabelo. Isso pode envolver alisamentos, coloração, tratamento para calvície, entre outros procedimentos;
  • Depilação a laser: o esteticista é o profissional responsável por operar a máquina que faz este tipo de depilação e avaliar quantas sessões serão necessárias para a conclusão do tratamento;
  • Eletroterapia estética: consiste no uso de estímulos elétricos de baixa intensidade para melhorar a circulação, o metabolismo, a nutrição e a oxigenação da pele, o que favorece a produção de colágeno e elastina para manter a saúde da pele.

Com tantas possibilidades de trabalho para quem passa pelo curso de Estética e Cosmética fica até difícil escolher uma área. Uma sugestão é: opte por aquela com a qual você mais se identifica e procure estar sempre atualizado sobre o que há de mais novo no mercado.

Isso significa que, mesmo depois de graduado, é aconselhável continuar estudando para oferecer os melhores serviços e as técnicas mais modernas aos seus clientes.  

Quer saber mais detalhes sobre o curso de Estética e Cosmética? Confira qual é a estrutura deste curso na Unicesumar!

 

cta1-estetica

Avalie este post

Comentários

Comentários