Você já teve a sensação de que apenas o diploma de um curso superior não é mais o suficiente para garantir uma boa posição no mercado de trabalho? Se sim, saiba que você está certo!

O Ensino Superior está sendo democratizado, garantindo acesso de um número cada vez maior de alunos. Isso traz a possibilidade de formarmos uma sociedade mais conhecedora e consciente. Por outro lado, faz com que os empregadores busquem outros critérios para selecionar um candidato para entrar na empresa ou ser promovido.

Diante disso, o que você faz depois de terminar a graduação é um passo decisivo. Já pensou em dar sequência à sua formação por meio do MBA? Nesse artigo, você vai saber um pouco mais sobre esse tipo de pós-graduação. Também vai ver que ele pode ser feito a distância e como pode contribuir para a sua carreira dar um verdadeiro salto.

o-que-e-mba-a-distancia
O que é um MBA a distância?

O que é MBA?

MBA é uma sigla da língua inglesa para Master in Business Administration. A tradução para português fica como Mestre em Administração de Negócios.

O primeiro ponto a ser esclarecido é que, no Brasil, o MBA não é reconhecido como um mestrado. É, na verdade, como uma especialização, apesar do nome.

O MBA consiste em um curso de pós-graduação (porque vem obrigatoriamente depois que o indivíduo já é graduado) que forma profissionais para atuarem na carreira de administração. É voltado para áreas como contabilidade, finanças, marketing, recursos humanos e outras correlatas.

Esse tipo de curso é muito indicado para quem trabalha no ramo corporativo. O curso permite a conquista de uma visão mais ampla sobre o negócio. Mais tarde, você pode pensar em se tornar um executivo ou gestor, por exemplo.

Normalmente, o MBA tende a ter um caráter bem prático. Apesar de estudar teoria, as discussões são voltadas para situações atuais enfrentadas para empresas públicas e privadas. Muitas vezes, com bases em cases reais, os alunos aprendem a traçar estratégias para atingir o crescimento empresarial ou para enfrentar uma crise, por exemplo.

Quando fazer um MBA?

Após conquistar o diploma da graduação, já é possível investir no MBA.

No entanto, muitos consultores e outros profissionais especializados têm um conselho: espere um tempo. Eles afirmam que você aproveita melhor um curso como esse quando tem um tempo maior de experiência profissional. Para essas pessoas, o MBA traz mais benefícios no sentido de proporcionar a evolução da carreira.

Inclusive, o MBA é excelente para melhorar o seu networking. Isso também pode ser mais proveitoso quando você já tem uma trajetória profissional melhor consolidada.

MBA a distância

Nem todo mundo sabe, mas é possível fazer um MBA a distância. A maior parte de quem investe nele já tem uma rotina profissional e quer se especializar em determinada área.

Se dedicar aos estudos e ao mesmo tempo administrar uma jornada de trabalho de oito horas por dia nem sempre é fácil. Inclusive, esse é um fator que faz com que muitos profissionais permaneçam estagnados academicamente. No entanto, é possível driblar esse inconveniente apostando no MBA a distância.

Desde que você procure uma instituição de ensino reconhecida e respeitada, o fato de estudar a distância não trará prejuízo algum. Muito menos irá afetar a visão que os empregadores terão de você. Esse preconceito com a EAD é algo que já foi superado e se tornou um mito. Pois não há diferença entre o certificado da pós-graduação presencial com a educação a distância, assim como, na graduação, os diplomas também não especificam a modalidade de ensino.

O headhunter da De Bernt Entschev, Emmanuele Mourão, diz que algumas pesquisas já apontaram que o desempenho do aluno que estuda online é superior ao daquele que optou pela modalidade presencial. Portanto, um motivo a mais para que as empresas não vejam a EaD com maus olhos.

como-funciona-mba-a-distancia
Como funciona o MBA a distância?

MBA a distância e o “up” na carreira

A Associação Brasileira de Educação a Distância divulgou um número referente a 2014 (ano mais recente do levantamento), mostrando que havia seis milhões de alunos matriculados em curso de EaD. Desse total, 56% estavam em alguma pós-graduação, inclusive o MBA.

Esse número mostra que a preocupação dos graduados em dar continuidade à formação é realmente crescente, porque isso faz a diferença na carreira.

Falando especificamente sobre o MBA, o primeiro benefício que ele traz é a evolução acadêmica. Ou seja, se o empregador estiver com dois currículos na mão, em um deles constar a conclusão do MBA e no outro não, aquele candidato que fez a pós-graduação pode ser considerado mais preparado, porque possui uma formação mais ampla.

Se você já está no mercado de trabalho, o MBA a distância pode ser a chave que vai abrir as portas de uma promoção. Assumir um cargo como executivo ou como gestor e, por consequência, ganhar um salário maior.

As empresas valorizam quem faz o MBA justamente por causa da visão de mercado que ele proporciona. Oferece uma perspectiva global e integral do meio corporativo, superando aquele ponto de vista fragmentado que não é bem visto.

Além disso, o fato de ser bastante voltado para situações práticas chama a atenção dos empregadores. Entende-se que o profissional com MBA estará preparado para solucionar desafios diários da vida nas organizações.

MBA a distância para mudar a carreira

O MBA também pode alavancar a carreira de quem não está completamente satisfeito com o trabalho. Por ser mais específico, é uma alternativa para quem quer dar um novo rumo à sua trajetória profissional e buscar uma colocação diferente no mercado de trabalho.

E, é claro, se você tem a intenção imediata ou futura de empreender, o MBA também é um passo bastante estratégico nessa direção. Ele vai lhe deixar mais preparado para iniciar o seu próprio negócio com mais assertividade.

Faça com que a sua carreira dê um salto que, talvez, nem mesmo você tenha imaginado que seria possível! Conheça as opções de MBA a distância da Unicesumar e invista na que mais lhe agradar.

cta3

Avalie este post

Comentários

Comentários