Você não sabe muito bem o que é Marketing Digital? Vamos simplificar: é um conjunto de ações realizadas para promover estrategicamente em mídias online serviços, produtos ou pessoas.  

Em outras palavras, trata-se de usar a internet para atrair consumidores, conquistar novos clientes e aumentar a lucratividade de uma empresa.

Interessado em aproveitar oportunidades nessa área? Vem com a gente entender por que o Marketing Digital se tornou indispensável para empresas e conheça 4 ramos de atuação.

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Crescimento do Marketing Digital no Brasil

Sabe por que a busca por profissionais e serviços de marketing online cresce no país? O primeiro motivo está diretamente relacionado à mudança no comportamento de compra.

Graças à internet, o consumidor brasileiro está mais informado. Antes de fazer uma compra, ele realiza uma pesquisa online para encontrar o produto ou serviço mais adequado às suas necessidades.

Sabe o que isso quer dizer? Que as empresas precisam lembrar — e adaptar — o ditado “quem não é visto não é lembrado”.

https://youtu.be/IUPPU6hUd-w

Empreendimentos sem uma boa presença digital dificilmente figuram nos melhores posicionamentos das pesquisas Google. Como consequência, perdem oportunidades de gerar novas vendas — você vai entender isso melhor no tópico sobre SEO.

O segundo motivo envolve as finanças. Desenvolver ações eficazes de marketing online não é uma exclusividade de gigantes corporações com orçamentos ilimitados.

Micro, pequenas, médias e grandes empresas podem usar diversas estratégias de Marketing Digital para impulsionar o crescimento do negócio, gastando menos em comparação às ações de marketing offline: outdoors, anúncios em jornais e revistas, comerciais de TV e rádio.

Áreas de atuação do Marketing Digital

Marketing Digital vai muito além das redes sociais. Para se destacar na internet e conquistar mais clientes, as empresas também investem em estratégias como SEO, marketing de conteúdo e e-mail marketing.

Isso significa que você terá diferentes alternativas para escolher a área de atuação mais adequada ao seu perfil. Confira os principais ramos para seguir carreira em Marketing Digital:

Mídias Sociais

Este campo famoso dedica-se à gestão das mídias sociais da empresa. O objetivo é entender, monitorar e participar do diálogo que acontece nas redes sociais sobre a marca e seu mercado de atuação.

Sabendo o que o consumidor está falando online, é possível desenvolver estratégias para:

  • aumentar a visibilidade da empresa;
  • conseguir novas oportunidades de negócios;
  • estreitar o relacionamento com o público-alvo;
  • aumentar o tráfego para site/blog empresarial;
  • gerar leads e vendas.

Há oportunidades para profissionais de Social Media em agências digitais, departamento de marketing de empresas e agências de marketing e publicidade. Além disso, é possível atuar como profissional freelancer de mídias sociais, prestando serviço remoto para diferentes clientes.

Marketing Digital - mídias sociais

Search Engine Optimization (SEO)

Sabe quando você faz uma busca no Google e o primeiro resultado é um conteúdo que responde à sua dúvida? Essa página que ajudou a resolver o seu problema certamente foi otimizada com técnicas de SEO. Esse ramo do Marketing Digital concentra-se na otimização de sites e páginas da web para alcançar um bom posicionamento nos resultados do Google sem precisar investir em anúncios.

Essa atividade de Marketing Digital é importante para as empresas por dois motivos essenciais:

  1. 90% dos cliques acontecem nos resultados da primeira página. Estar fora das primeiras posições significa menos acesso ao site e, consequentemente, menos vendas;
  2. aparecer na primeira página de modo orgânico (sem veicular anúncios) custa bem menos à empresa e gera mais oportunidades de negócios.

Seguindo carreira nessa área, você pode trabalhar em agências especializadas em SEO, agências de desenvolvimento web, agências digitais ou se tornar um profissional freelancer.

Marketing de Conteúdo

Você sabia que marketing de conteúdo é uma estratégia de mais de 100 anos? Desde 1895, empresas produzem e compartilham conteúdos com o seu público para atrair consumidores e conquistar mais clientes.

O marketing de conteúdo ganhou força com a internet: é uma estratégia usada por empresas de todos os portes e está com uma previsão de crescimento de 14% ao ano, até 2021.

E quais conteúdos são produzidos? Artigos para blogs corporativos, e-books, infográficos, vídeos, publicações para redes sociais, podcasts, white papers, estudos de caso, apresentações, templates, resenhas, revistas digitais e muitos outros formatos de conteúdo.

Você encontra oportunidades para seguir carreira em empresas ou agências de marketing digital. Há vagas para atuar como redator, revisor, analista ou gestor de conteúdo. Se preferir, você pode atuar como profissional freelancer.

E-mail Marketing

O e-mail marketing é uma estratégia lucrativa para empresas. Quando a campanha é bem estruturada e executada, é possível obter um retorno de até R$ 126 para cada real investido.

Esta área do Marketing Digital é voltada para o planejamento, redação, disparo, mensuração e otimização de campanhas de e-mail marketing para aumentar as vendas.

É possível trabalhar como consultor, gerente, copywriter ou analista de email marketing. Há vagas em agências de marketing digital, empresas de pequeno, médio e grande porte, além de espaço para atuar como profissional freelancer prestando serviço para empreendimentos no Brasil e no exterior.

Métricas

Um dos principais diferenciais do Marketing Digital é a possibilidade de mensurar as ações realizadas em tempo real. Para você ter uma ideia, é possível saber quantos usuários:

  • abriram e clicaram em um e-mail marketing;
  • curtiram e compartilharam publicações das redes sociais;
  • acessaram um artigo do blog empresarial;
  • assistiram ao vídeo da empresa no YouTube;
  • acessaram páginas de vendas usando um dispositivo mobile ou um computador desktop;
  • clicaram em anúncios veiculados em redes sociais.

Esses são apenas alguns exemplos de dados que uma empresa pode coletar, mensurar e analisar para entender o comportamento do público e otimizar as ações de Marketing Digital.

Se você curte análise de dados, vai gostar de trabalhar nessa área. Há oportunidades em agências de marketing, empresas de médio e grande porte, além de espaço para atuar como profissional freelancer.

Pronto! Agora você está bem informado sobre as principais possibilidades de atuação no Marketing Digital. Que tal conhecer a graduação tecnológica em Marketing que recebeu a nota máxima do MEC?

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