A plataforma do Universo EAD é um site onde você encontra cursos livres, cursos de aperfeiçoamento e pós-graduações! Lá, você estuda de forma flexível, com videoaulas em HD e materiais exclusivos. Visite o site e saiba mais. Dentre os cursos ofertados, conheça a pós-graduação em Coaching Aplicado à Gestão de Pessoas! Vamos lá?

O que é Coaching Aplicado à Gestão de Pessoas?

Inicialmente, é importante esclarecer o que é o Coaching. O conceito resume-se em um processo de desenvolvimento pessoal e profissional que auxilia uma pessoa ou um grupo de pessoas a atingirem seus objetivos. É preciso identificar, entender e aprimorar suas competências. As pessoas ou equipes que passam por um processo de Coaching, naturalmente adquirem uma maior autoconsciência de sua conduta pessoal ou profissional. Identificam assim, os obstáculos que podem dificultar o alcance de seus objetivos, aprimorando competências para melhorar seus resultados. O Coaching Aplicado à Gestão de Pessoas utiliza e adapta as ferramentas e práticas do Coaching para a liderança com foco no desenvolvimento das pessoas para potencializar competências e habilidades e, com isso, elevar a performance organizacional como um todo.

Qual é a importância desse tema?

Atualmente, vivemos alguns dilemas quanto a gestão de equipes. De um lado está cada vez mais complexo liderar pessoas, devido a diferentes fatores, como o encontro de gerações, diversidade de estilos, expectativas, motivações e grau de comprometimento. Por outro, enfrentamos uma crise das lideranças onde o perfil de líder que temos infelizmente não tem conseguido gerar os resultados esperados. Por esse motivo, exige-se cada vez mais que o líder desenvolva novas habilidades! Uma das mais requisitadas é a do Coaching, de forma que a liderança possa verdadeiramente atuar como um Líder Coach.

O que se espera de um profissional dessa área?
Ao passar pelo curso, certamente o profissional desenvolverá novas habilidades e competências voltadas à gestão de pessoas e principalmente ao processo de interação e comunicação. Esse profissional terá condições de atuar em ambientes de alta competitividade, focando resultados, sem perder o olhar humanizado sobre as pessoas. Sempre terá como premissa que todo resultado é construído por meio de pessoas e que uma empresa só evolui quando as pessoas evoluem. Pra dar conta dessa demanda, o profissional egresso levará o conhecimento de diferentes técnicas e ferramentas aplicadas do Coaching, PNL (Programação Neurolinguística), psicologia e da gestão empresarial.

O que essa pós-graduação contribui na vida profissional?

Aqui, o aluno vai desenvolver o conhecimento sobre técnicas e ferramentas da área do coaching e da PNL. Assim, poderá aplicar tais estratégias em sua própria vida e também nas equipes as quais lidere. Um dos grande aprendizados refere-se ao despertar do estado de consciência sobre a responsabilidade que devemos assumir pelos nossos resultados. Sendo assim, a partir disso, temos condições de tomar decisões mais assertivas e focadas nos resultados que realmente queremos. Isso tudo envolve um processo de amadurecimento e evolução que pode ser conquistado por meio da aplicação do Coaching.

Quais são as possíveis áreas de atuação para este especialista?

As áreas são as mais diversas possíveis, pois sempre que tivermos pessoas trabalhando em conjunto, haverá a necessidade da liderança, logo, de um Líder Coach. Portanto, os campos de atuação podem ser na área da indústria, serviços, comércio, empresas de pequeno, médio ou grande porte. Também em empresas privadas, organizações públicas e do terceiro setor.

Ele também pode atuar em áreas como Recursos Humanos e Treinamento e Desenvolvimento. Pode ainda atuar como gerente de equipes, coordenador, supervisor e até diretor de empresas. Por fim, o aluno egresso pode ainda empreender seu próprio negócio focando suas habilidades e aptidões.

Pra quem é direcionado esse curso?

O curso é direcionado aos que querem desenvolver novas habilidades e competências para a liderança e gestão de pessoas. Além desses, para aqueles que querem investir no seu alto aprimoramento e se preparar para novas oportunidades.

Minha graduação não é nessa área, eu posso cursar?

Independentemente da área de formação, por ser um MBA, todos podem fazer o curso. O curso aborda e visa formar uma das competências mais requisitadas em todas as áreas profissionais, a liderança de pessoas.

Faça pós-graduação em Coaching Aplicado à Gestão de Pessoas no Universo EAD

Conheça esse curso e os demais ofertados pela plataforma no site.

Agradecimentos:  Luciano Santana Pereira – Coaching e Gestor de Carreiras e Coordenador de cursos EAD Unicesumar.

 

Avalie este post

Comentários

Comentários