Cesumar é palco do 1° Encontro Paranaense do Setor Sucroalcooleiro


Instituição é única a oferecer curso superior em gestão sucroalcooleira no Paraná e foi convidada para compor câmara técnica na Superintendência Regional do Trabalho

Nesta terça-feira (09), o Cesumar recebeu no auditório do bloco 6, o 1° Encontro Paranaense do Setor Sucroalcoleiro, organizado pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Estado do Paraná. O evento teve como objetivo reunir empresários, produtores de cana-de-açúcar e trabalhadores - representados pelo sindicato -, para uma discussão sobre a realidade das relações de trabalho, os problemas gerados pelo surgimento das novas tecnologias e as questões ambientais, tendo como foco a produção do etanol e a construção de um modelo econômico sustentável.

A primeira palestra foi sobre "O Açúcar e álcool no Brasil de Hoje", com a  coordenadora do curso de Tecnologia em Produção Sucroalcooleira do Cesumar, Rosa Maria Ribeiro, que discutiu sobre a evolução atual do setor e colaborou na criação de uma visão de contexto e sugestões de novas medidas ao Governo Federal.

Outro palestrante foi o fisioterapeuta e ergonomista maringaense, Adonis Kaizer, que apresentou questões que influenciam na saúde dos trabalhadores do corte de cana, focalizando as condições adversas de tempo que diretamente atingem os cortadores.

O terceiro palestrante foi o advogado do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pernambuco, Bruno Ribeiro, que expôs o tema: Êutogestão de uma usina de açúcar e álcool: projeto catende-harmonia em Pernambuco", apresentando propostas inovadoras que podem ser aplicadas no Estado do Paraná.

Segundo o auditor fiscal do trabalho, Sérgio Barros, o setor sucroalcooleiro é uma área em franca expansão, que está gerando muitos empregos e renda para os produtores rurais. Para o auditor, é importante que os estrangeiros não vejam os trabalhadores brasileiros como escravizados.

"Nós, brasileiros, temos empresas sérias e sindicatos atuantes, com capacidade de melhorar salários e qualificar melhor os trabalhadores, bem como fortalecer a economia regional, das cidades pólos do Paraná", disse Barros, ao afirmar a intenção de que o Centro Universitário de Maringá faça parte da Câmara que cuida do setor sucroalcooleiro na Superintendência Regional do Trabalho. "Nós queremos ter o Cesumar atuando com o olhar acadêmico e sua visão técnica e subsidiando-nos com informações."

Últimas notícias

Categorias