Promover a Inclusão digital e acesso à tecnologia da informação para micro e pequenas empresas e assim estimular o desenvolvimento dos negócios é o objetivo do Programa Bairro Empreendedor Digital que será realizado durante este ano pelo Sebrae e Prefeitura de Maringá. O trabalho é uma extensão do Programa Bairro Empreendedor, iniciado há quatro anos no município.
A etapa desse ano conta com parceria do Cesumar Empresarial, área de empreendedorismo e inovação do Centro Universitário de Maringá, tanto cuidando das redes sociais do Programa (facebook, wordpress e twitter), por meio do Núcleo Multidisciplinar de Mídias Sociais, quanto realizando uma pesquisa de campo que irá ouvir 2.300 empresas com o objetivo de entender o comportamento dos empresários dos bairros, em relação à utilização de recursos digitais como sistemas de gestão, sites, redes sociais e outros, com fins empresariais.
A pesquisa de campo irá consultá-los sobre a utilização de softwares de gestão, se os fornecedores dos serviços são empresas de TI de Maringá, se estão satisfeitos com os softwares e fornecedores que possuem ou ainda, se não possuem softwares, se percebem que isto é uma necessidade da empresa e se estão interessados em investir na instalação.
Além disso, o Programa vai contar com dez dias de palestras, workshops e clínicas tecnológicas que vão ajudar o empresário a atualizar sua empresa para a era digital. Essa programação vai acontecer de 16 a 27 de abril.
O diretor do Cesumar Empresarial, Freud Oliveira, entende que o Programa Bairro Empreendedor Digital é uma resposta à crescente demanda por conhecimento nessa área de tecnologias digitais. "A maioria dos pequenos e micro estabelecimentos comerciais ainda são 'excluídos digitais', o que pode limitar o crescimento e a futura sobrevivência desses negócios", diz ele.
A coordenadora do Programa, Érica Sanches, do Sebrae-Maringá, conta ainda que, após o ciclo de palestras, o Sebrae realizará um diagnóstico para aquelas empresas que responderam na pesquisa que estão interessadas em investir em software.
"O objetivo é levantar o perfil e adequar as demandas de tecnologia da informação das empresas dos bairros com as empresas fornecedoras de software do APL (Arranjo Produtivo Local) de Maringá. Com isso, fechamos o Programa com uma Rodada de Negócios entre estas empresas", informa Érica.
Durante o ciclo de eventos coletivos, além de palestras de sensibilização e workshops com a abordagem da aplicação de ferramentas, haverá clínicas tecnológicas com orientação individual sobre o tema abordado e um plantão nos laboratórios de TI do Centro Universitário de Maringá – Cesumar, para aqueles empresários que queiram orientação individual sobre como criar blog, twitter e facebook para fins empresariais.
Serviço
Para conhecer mais sobre o Programa Bairro Empreendedor, acesse as redes sociais:
- facebook.com/BairroEmpreendedor
- BairroEmpreendedor.wordpress.com
- twitter/BairroEmpreende