Aconteceu ontem (8) à noite, no auditório Dona Etelvina, a abertura do 1º Ciclo de Palestras do Curso de Letras do Cesumar. A literatura brasileira foi discutida entre os palestrantes e os alunos, numa descontraída e interativa. O professor Sílvio Ruiz Paradiso discorreu sobre "O Racismo na literatura brasileira moderna" e a professora Tássia do Nascimento, de São Paulo, abordou "Vozes Afro-femininas: a construção de novos chãos simbólicos". Eles fizeram entre as apresentações um paralelo discutindo o racismo na literatura pré-moderna e moderna.
O professor Silvio falou sobre alguns autores brasileiros e citou trechos de poemas da literatura onde frisou o racismo na escrita, a marginalização do negro nas histórias e trouxe números para contextualizar a diferença entre os personagens. Como a escrita deixa explicita essa marginalização, o professor Silvio finalizou sua apresentação afirmando que "no meio de tanta mistura de etnia que o Brasil possui é necessário a existência de uma literatura afro-brasileira".
Em seguida, a professora Tássia deu continuidade ao assunto conceituando o que é a literatura afro;rasileira, falou sobre discriminação da religião, das músicas e da mulher negra como objeto. Segundo a professora a literatura afro-brasileira vem para romper esse discurso e acabar com a discriminação.
O ciclo contou ainda com apresentações sobre "O público, o privado e a intimidade na literatura", ministrada pela professora Luciane dos Santos, que fez uma análise sobre o papel da ideologia mercantil burguesa e os textos, e também sobre a "poesia caipira", tema que foi abordado pelo professor Antônio Gabriel, coordenador do curso de Letras.
A Semana de Letras continua hoje (9), com início às 19 horas no mesmo auditório. Haverá apresentações musicais da obra de Villa Lobos com integrantes da orquestra Cesumar, dramatizações, declamações de poesias e exposições de releituras de pinturas modernistas com colaboração do curso de Artes Visuais.
O encerramento será amanhã (10), também às 19 horas, com apresentações de relatos de estágio supervisionado em língua portuguesa. O evento é aberto a todos os interessados e a entrada é gratuita.