Com aulas remotas, alunos e professores da UniCesumar de Ponta Grossa se adaptam à nova rotina

Desde o dia 20 de março, docentes geram conteúdo pedagógico em casa e compartilham com os alunos virtualmente, em prol da prevenção contra o coronavírus

Uma das medidas de segurança adotadas pela UniCesumar para prevenir a pandemia de coronavírus foi a substituição das aulas presenciais, que passaram a ser remotas. Com isso, o intuito da Instituição é manter o processo de aprendizado dos alunos, nutridos de aprendizado pelos professores enquanto todos ficam se resguardam, protegidos, em casa.

O ato de assistir aulas remotamente é um desafio para todos os envolvidos no ensino presencial. No entanto, a prática tem se mostrado produtiva no campus da UniCesumar em Ponta Grossa. Desde o dia 20 de março, os professores estão preparando o material das disciplinas e divulgando para os estudantes por meio do Studeo, no horário em que estariam em sala de aula.

De acordo com o diretor da UniCesumar em Ponta Grossa, Marcos Athayde, a aceitabilidade dos alunos ao novo modelo de aprendizado tem sido alta. “Temos mais de 85% de participação média, e isso é um número excelente. Ter alunos participando ativamente e interagindo com os professores nos mais diferentes acessos que os docentes estão viabilizando é muito gratificante, principalmente diante desse momento que estamos vivendo.””

Para Athayde, o período turbulento e de reformulações traz uma série de aprendizados. “Além da nova visão sobre as disciplinas digitais, notamos uma aproximação ainda maior entre os alunos, docentes e as coordenações dos cursos. Uma união fraterna.”

DESAFIOS DOS ATORES EDUCACIONAIS

O professor Rodrigo Moreira Caetano Pinto, que leciona disciplinas nos cursos de Biomedicina, Estética, Farmácia, Odontologia e Psicologia, revelou uma dificuldade comum a muitas pessoas: a câmera. “Me peça para falar para 500 pessoas que eu falo, mas me coloque na frente de uma câmera que eu travo. Me sentia falando pra ninguém”, disse.

No entanto, o obstáculo foi uma oportunidade para Rodrigo se lembrasse que um dos grandes encantos da carreira na docência é o desafio. “Não tem nenhum dia igual. Posso dizer que este período está sendo de grande aprendizado. Tive que buscar ferramentas, aplicativos, tudo que a tecnologia oferece para que eu possa me "aproximar" dos meus alunos. Não quero fazer vídeos impessoais, quero que eles sintam o carinho de algo que foi preparado pra eles.”

Para ele, é importante que todos os envolvidos entendam o propósito dessa estratégia. “Esse período vai construir resiliência. Isso tem nos ocupado, permitido a evolução do calendário acadêmico e exigindo também do acadêmico que ele se responsabilize pelo seu aprendizado. Se ele quer aprender, ele precisa se ajudar. Estamos construindo autonomia no acadêmico e jogo de cintura no professor. De tudo, podemos tirar algo bom.”