Unicesumar
Unicesumar

Conselhos Espirituais em tempos de Covid-19

Temos vivido dias que jamais pensaríamos e desejaríamos viver. As circunstâncias mostram que estamos longe do mundo ideal. Mas qual é a nossa participação? Somos somente consumidores passivos das decisões dos outros?

Deus nos ensina a sermos ativos, a agirmos em favor dos outros, compartilhando o que temos e ajudando aos necessitados. Amar na prática é mover-se em direção ao próximo.

Percebendo a presença de Deus

Jesus nos desafiou a perceber a presença de Deus em meio aos atos de bondade e solidariedade:

“Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram; necessitei de roupas, e vocês me vestiram; estive enfermo, e vocês cuidaram de mim; estive preso, e vocês me visitaram'. "Então os justos lhe responderão: 'Senhor, quando te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber? Quando te vimos como estrangeiro e te acolhemos, ou necessitado de roupas e te vestimos? Quando te vimos enfermo ou preso e fomos te visitar?' "O Rei responderá: 'Digo a verdade: O que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram'”. (Mateus 25.35-40)

Há muitas necessidades humanas a serem supridas no dia a dia da vida de milhares de pessoas. Nesse texto, Jesus citou seis: fome, sede, expatriado, escassez de roupas, doença e prisão.

Os seres humanos perguntam:

Senhor, quando te vimos com fome, sede, estrangeiro, nu, doente e preso?”

E Jesus responde:

“Quando fizestes a um destes meus pequeninos, a mim fizestes.”

 

Como amar em tempos de coronavírus?

“Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros”. (Fp 2.4)

O conselho do apóstolo Paulo é que não devemos pensar somente em nós mesmos, mas também nos outros. Nesse tempo de pandemia, devemos buscar o auto isolamento físico, mas nunca o isolamento espiritual e solidário. Devemos pensar no outro e desejar e agir em favor no melhor para ele.

É um ciclo contrário à pandemia: quando o meu próximo está bem, eu também estarei bem. Se o meu próximo estiver seguro, eu também estarei. Se ele estiver com saúde, eu também não correrei riscos.

O que compartilhar?

Compartilhe amor, informações seguras (nada de fake news!), orientações, esperança, orações, intercessões, ajuda, apoio, cuidados, entre tantas outras coisas boas...  Não permita que as más notícias e a ansiedade doentia dominem os sentimentos e as relações.

Conclusão

O amor de Deus é concreto e prático, nos conduz sempre ao outro e às suas necessidades. O apóstolo João escreveu que...

“Se alguém disser: ‘Eu amo a Deus’, porém continua odiando a seu irmão, é um mentiroso; porque, se não ama a seu irmão que está bem diante dele, como pode amar a Deus, a quem nunca viu? ... Quem ama a Deus, ama seu irmão”. (1 João 4.20)

Vamos perseverar em oração uns pelos outros: por saúde e segurança, e para que Deus contenha o covid-19!

 

Equipe NAI

Últimas notícias

Categorias