O professor de Relações Econômicas Internacionais da PUC de São Paulo, consultor do BIRD e do BID, Georges Landau, fez ontem (24) a palestra de abertura da Semana de Comércio Exterior, Marketing e Gestão do Cesumar.
O evento foi conduzido pelo coordenador dos cursos, Adriano Goedert e teve também a presença do reitor, Wilson de Matos Silva, que destacou a importância do crescimento econômico do país através da melhoria da educação e da maior inclusão de jovens e formação de doutores nas universidades, em face da globalização e mercados cada vez mais competitivos.
Para o professor Adriano Goedert, a expansão do conhecimento sobre o mercado internacional é de suma importância hoje em dia em qualquer curso das áreas de gestão e administração. Ele ressaltou a presença do professor Landau, como uma grande oportunidade de aprendizado para os estudantes do Cesumar.
Conhecimento
Traçando um perfil do cenário econômico mundial, Landau criticou as políticas tímidas brasileiras quando ao comércio internacional. Segundo ele, o Brasil está mal preparado para concorrer com outros países e sua economia pode ser "engolida" pela voracidade com que avançam outros países sobre o mercado mundial, como a China e a Índia, por exemplo.
Para o professor, o importante é que os alunos que se formam nos cursos da área entendam a necessidade de que é preciso melhorar muito, porque os outros países quando pensam em negociar com o Brasil estão muito mais preparados que nós.
"Aqui, há executivos que viajam o mundo e sabem dizer exatamente como funcionam as regras em outros países, mas não têm a menor idéia de como elas funcionam no Brasil".
Segundo Landau, é elementar conhecer toda a carpintaria que movimenta as relações internacionais. "Mas no Brasil isso parece uma caixa preta, infelizmente ainda trabalhamos com a cultura do improviso e isso não dá certo", observou, assinalando que "o comércio internacional é por definição multidisciplinar" e precisa ser entendido em toda a sua complexidade.