Devido a uma alta demanda de mercado, o curso superior em Logística, entrou recentemente como mais uma opção de graduação da modalidade à distância Unicesumar. O curso é uma das novas apostas da instituição, que prevê um futuro bastante movimentado aos profissionais da área.
Motivos para a movimentação são muitos e bem visíveis. "Primeiramente a grande extensão territorial do Brasil é um desafio interno muito grande, digna de um continente. O principal desafio é a implantação da integração da logística do nosso país, buscando a consistência do fluxo logístico em um modelo eficiente e eficaz. Outra questão importante é o aumento importante do comércio eletrônico, que quebrou barreiras regionais, nacionais e internacionais de distância e lança um grande desafio à logística mundial, em um mercado consumidor cada vez mais exigente por serviços de alta qualidade", aponta o professor da Unicesumar.
Ele complementa que conhecimentos dos recursos logísticos e sua respectiva gestão, como transporte, movimentação & armazenagem e tecnologia da informação, bem como desenvolvimento de parcerias, negociação e visão estratégica do mercado são itens fundamentais para o sucesso logístico corporativo e para uma carreira de sucesso.
"Atualmente, 79% de nossa safra agrícola é distribuída por rodovia, 18% por ferrovia e apenas 3% por hidrovias. Buscar alternativas neste ambiente limitado por claro problemas de infraestrutura do nosso país, explorando meios mais eficientes e desafogar rodovias, é um grande desafio, até por que, o Governo e empresas privadas sabedores destas limitações, fazem movimentos de investimentos que devem trazer no futuro menores restrições operacionais, e profissionais de logística bem preparados, saberão tomar decisões assertivas nestes novos ambientes. Se compararmos os custos logísticos em países de grande volume de comércio internacional, perceberemos que o que precisamos é de mais eficiência. No Brasil, este custo representa mais de 12% do PIB, nos EUA, está em torno de 8% e na Europa, 9% (dados da Abralog). Temos muito a avançar", avisa o professor.
O professor aponta algumas características importantes para os profissionais que desejam ingressar neste segmento: "Organização, foco em resultados, resiliência, perfil relacional, visão sistêmica e estratégica, atualização constante de legislação e normas são muito importantes, além de obviamente, gostar de logística, gostar do que faz", ensina Julio Cesar.